Estudantes do curso de Gestão Pública do IFMT participam de visita guiada ao TRE-MT

Além do Memorial, participantes conheceram o Depósito de Urnas e receberam informações diversas sobre o processo eleitoral Estudantes do 1º, 2º e 4º semestres do curso de Gestão...

Além do Memorial, participantes conheceram o Depósito de Urnas e receberam informações diversas sobre o processo eleitoral

Estudantes do 1º, 2º e 4º semestres do curso de Gestão Pública do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Várzea Grande, participaram de uma visita guiada ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), nesta sexta-feira (15.03). A iniciativa faz parte do programa Voto Consciente, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT).

Na oportunidade, os alunos e alunas puderam tirar dúvidas, a exemplo da vida útil de uma urna eletrônica. “A gente usa uma urna por cinco eleições em média, ou seja, durante 10 anos, e depois disso ela precisa ser substituída, até por mecanismos mais modernos. Isso é o que tem acontecido, por exemplo, em 2020, 2022 e agora em 2024 com a nova série de urnas. Então, as urnas 2009, 2011 e 2013 estão sendo devolvidas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para um processo de reciclagem”, explicou o secretário de Tecnologia de Informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido.

Ele também abordou o histórico político do país, mostrou os modelos de urnas utilizados ao longo dos anos e falou sobre a importância de apresentar o tema aos estudantes. “É importante conhecer o processo eleitoral, porque não há uma condição de gestão pública sem democracia. E é o papel da Justiça Eleitoral assegurar esse processo democrático”, acrescentou Cândido.

Segundo a coordenadora do curso de Gestão Pública do IFMT, campus Várzea Grande, Nilmara Meireles Fonseca, a visita guiada ao TRE-MT é uma forma de complementar o conteúdo ministrado em sala de aula. “No primeiro e no segundo semestres eles têm o conhecimento do que é a União, do que é o Estado, do que são os poderes. E quando nós falamos de gestão pública, automaticamente nós estamos falando da construção de políticas públicas. A política eleitoral é primordial, ou seja, ela é o alicerce, na verdade, de todas as outras políticas públicas que nós temos, porque ela primordialmente visa a questão da democracia e não tem como existir políticas públicas sem nós defendermos a democracia”, ressaltou.

Cursando o 2º semestre, a estudante Letícia Gabriela já participou de algumas eleições. Aos 20 anos de idade, ela considera o voto muito importante e o aprendizado repassado na visita, também. “A visita foi excelente, fomos muito bem recebidos e todo o conteúdo que nos foi passado engloba toda uma história do Brasil, desde o período da colonização. Nós, enquanto cidadãos brasileiros, precisamos saber de tudo o que aconteceu e os fatos que contribuíram para o que somos hoje. Foi muito gratificante participar dessa atividade e muito grandioso o conhecimento adquirido. É essencial que todos nós façamos nossa parte com relação ao voto, principalmente com responsabilidade, sabendo muito bem em quem está depositando seu voto”.

Outro estudante que participou da visita foi Ewerthon Cavalcante da Cruz, de 34 anos de idade, que está cursando o 4º semestre. “Achei uma experiência enriquecedora, porque saber sobre como funciona a questão eleitoral no país é muito importante, ainda mais para mim, como estudante de gestão pública. Eu acho extremamente importante participar do processo eleitoral, porque como prevê a Constituição, todo poder emana do povo. Então, todo cidadão precisa ter essa consciência, não somente na participação da eleição, mas também o posterior, na cobrança”, avaliou.

A visita guiada teve início no Memorial da Justiça Eleitoral, que fica no prédio da Casa da Democracia, e que possui vários materiais e painéis históricos. Lá, o secretário de TI do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido, falou sobre o processo político do país, a evolução das urnas, a segurança dos sistemas eleitorais, entre outros assuntos. Depois, os e as estudantes seguiram para o Depósito de Urnas, onde receberam mais informações sobre o equipamento eletrônico e tiveram a oportunidade de manusear uma urna preparada para teste.

Fonte: TRE-MT