Peça baseada na releitura filosófica da obra “O Profeta” será apresentada em Cuiabá

Aclamado pelo público e pela crítica, espetáculo criado a partir da obra de Gibran Khalil Gibran traz a força de suas parábolas O Profeta é um dos livros...

Aclamado pelo público e pela crítica, espetáculo criado a partir da obra de Gibran Khalil Gibran traz a força de suas parábolas

O Profeta é um dos livros mais lidos do mundo. A obra de Gibran Khalil Gibran trata de temas como o amor, filhos, trabalho, alegria, tristeza e morte entre outros. Publicado em 1923, no ano de seu centenário ganhou uma releitura filosófica assinada por Lúcia Helena Galvão. Inédita nos palcos do país, a montagem é sucesso desde a sua estreia em Fortaleza, em 2022. O espetáculo foi apresentado no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, São Paulo e chega a Cuiabá para 02 apresentações no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros nos dias 16 e 17 de março.

A peça repete a parceria entre Galvão e o encenador Luiz Antônio Rocha, (indicado ao prêmio Shell 2019 por Paulo Freire, O Andarilho da Utopia), iniciada com a bem sucedida Helena Blavatsky, a voz do silêncio. “Foi na busca para melhorar o mundo e o ser humano, por meio do teatro e da filosofia, que surgiu este novo projeto, onde o amor é o fio condutor da história e nos faz redescobrir o papel do coração” fala o diretor sobre o espetáculo.

No papel título, o músico e cantor libanês Sami Bordokan. “Fiquei receoso quando fui convidado para o monólogo já que O Profeta é meu livro de cabeceira desde garoto e sabia da entrega para o papel, mas aceitei o desafio” pontua Sami, que viveu a sua juventude em um vilarejo no norte do Líbano. Pesquisador de música árabe clássica e folclórica, seu estilo de tocar o alaúde e de cantar, incluindo o místico canto oriental, é único. Em cena ele está acompanhado de William Bordokan que apresenta uma variedade de sons e ritmos, utilizando outros instrumentos ancestrais como a flauta nay, a rabab e a derbak. Os irmãos ainda assinam a direção musical.

Em doze ensaios poéticos, baseados na obra de Gibran, a história desafia o vazio e descortina a beleza da vida em temas profundos abordados com a ternura e a sabedoria que vem do Oriente. Numa atmosfera de enlevo e encantamento a peça é um convite para sermos dignos da vida e a viver ao nível do que há de mais elevado em nós.

Serviço
Espetáculo “O Profeta”
Texto de Lúcia Helena Galvão e interpretação de Sami Bordokan
Data: dias 16 e 17 de março, sábado às 20h e domingo às 17h
Ingressos: a partir de R$ 50,00
Duração: 80 minutos