“ELE É NEGRO, ELE É SANTO, É BONITO, VIVA SÃO BENEDITO”

A exposição “ELE É NEGRO, ELE É SANTO, É BONITO, VIVA SÃO BENEDITO”  em cartaz no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso entre 25 de junho e 08 de...

A exposição “ELE É NEGRO, ELE É SANTO, É BONITO, VIVA SÃO BENEDITO”  em cartaz no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso entre 25 de junho e 08 de outubro de 2023, é uma homenagem da artista Rosylene Pinto à figura de São Benedito, cuja representação é frequentemente associada à resistência e à superação. Esse santo é conhecido na cultura popular como  padroeiro dos negros, dos cozinheiros e dos pobres.

A mostra apresenta uma coleção de obras em cerâmica, criadas com maestria, que celebram a vida do santo, ao mesmo tempo em que refletem a relação pessoal da artista com a figura de seu pai, seu Benedito, que era devoto de São Benedito.

Através da arte cerâmica, Rosylene Pinto nos transporta para um universo de devoção, fé e expressão cultural e nos convida a contemplar a história e a espiritualidade de São Benedito, um santo negro, venerado por sua santidade e amor incondicional.

Cada peça de cerâmica exposta é uma obra-prima cuidadosamente esculpida pelas mãos habilidosas da artista, transmitindo a riqueza e a diversidade da iconografia de São Benedito. As esculturas representam o santo em diferentes expressões, mostrando a sua presença marcante na cultura brasileira. Por meio de técnicas tradicionais e contemporâneas de cerâmica, Rosylene Pinto traz à vida a figura de São Benedito com uma sensibilidade única, capturando não apenas a sua imagem, mas também a sua mensagem de esperança e igualdade.

Ao percorrer a exposição, os visitantes têm a oportunidade de se conectar com a história de São Benedito e aprofundar seu conhecimento sobre a sua relevância na cultura afro-brasileira, além de nos convidarmos a refletir sobre a importância da diversidade étnica e religiosa na construção de nossa identidade nacional.

A exposição “ELE É NEGRO, ELE É SANTO, É BONITO, VIVA SÃO BENEDITO” celebra a herança cultural afro-brasileira e destaca a necessidade de valorização e reconhecimento de figuras negras influentes em nossa história.

A sensibilidade artística de Rosylene Pinto, aliada à sua conexão pessoal com São Benedito através da figura de seu pai, traz à exposição uma profundidade e uma autenticidade única. Sua habilidade de dar vida à cerâmica revela-se em cada detalhe das esculturas, capturando a espiritualidade e a devoção que cercam São Benedito.