2 escolas públicas do Ceará estão entre as 10 melhores do mundo e concorrem a prêmio

Quem diria! Duas, das 10 melhores escolas de todo o mundo, são brasileiras e estão no Ceará! Ambas são do interior do estado, pertencem à rede pública e...

Quem diria! Duas, das 10 melhores escolas de todo o mundo, são brasileiras e estão no Ceará! Ambas são do interior do estado, pertencem à rede pública e concorrem a um prêmio de 50 mil dólares – quase 240 mil reais.

Elas desenvolvem projetos inovadores que envolvem cidadania e sustentabilidade. As Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jaime Tomaz de Aquino, em Beberibe, e Joaquim Bastos Gonçalves, em Carnaubal, são destaque no “World ‘s Best School Prizes 2023” (Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2023).

Promovido por uma organização global que trabalha em prol do desenvolvimento da educação, a T4 Education, o prêmio é dividido em categorias e as escolas cearenses estão no top 10 em suas respectivas áreas: “Ação Ambiental” e “Apoiando vidas saudáveis”.

A premiação

Dividido em cinco categorias, o Prêmio Melhores Escolas do Mundo vai premiar com 50 mil dólares os colégios vencedores.

Em setembro o ranking divulga as três escolas finalistas em cada uma das áreas temáticas.

Já em outubro, as escolas vencedoras serão anunciadas.

Serão premiadas aquelas escolas que mais conseguiram demonstrar iniciativas que transformaram a vida de seus alunos e suas comunidades.

As cinco categorias são Colaboração com a comunidade; Ação ambiental; Inovação; Incentivo a vidas saudáveis e Superando adversidades.

Ecologia e educação

O caminho para escola Jaime Tomaz de Aquino chegar no ranking começou em 2019, quando o colégio aderiu ao Programa Selo Escola Sustentável, da Secretaria de Educação do Ceará.

Esse foi o início para o colégio começar a trabalhar com seus alunos questões focadas na ecologia como descarte de resíduos, desperdício de recursos e outros.

A temática foi ganhando forma e hoje a Jaime Tomaz promove uso racional de energia, coleta seletiva e a captação de água de aparelhos de ar-condicionado e da chuva.

Para Emilly Bernardo, estudante da escola de 16 anos, uma aula de campo promovida pela escola foi o que despertou o interesse da aluna em sustentabilidade.

“Lá foi mostrado pra gente a importância da reciclagem, e a partir disso, quisemos trazer a ideia para cá. Sou a aluna responsável pela reciclagem de papel e também sou diretora do grupo ambiental. Aqui desenvolvemos bastantes ações, como o cultivo de vegetais para serem utilizados na nossa merenda”, explicou a aluna.

O professor Ocivan Moreira, que leciona História na unidade, disse que ser indicado a uma das 10 melhores escolas do mundo é o reconhecimento do projeto.

“É o reconhecimento da comunidade de Forquilha, do município de Beberibe e do estado do Ceará. Nossa escola, no fim de 2022, foi agraciada com o Selo Escola Sustentável, sendo a segunda do estado a receber esta comenda”, explicou.

Ocivan disse ainda que o caminho da sustentabilidade é o caminho do futuro, e não é possível transformar o mundo sem antes transformar a nossa práticas cotidianas.

O projeto não fica dentro da escola. O colégio usa as redes sociais para promover a causa ambiental. Com essa prática, o lixo doméstico descartável foi reduzido em 80% na região.

Essas duas escolas do Ceará não estão concorrendo ao título de melhores escolas do mundo não é atoa.

“Adote um Estudante”

Foi com projetos voltados à saúde mental dos alunos que a EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, no município de Carnaubal, chegou até o ranking das 10 melhores escolas do mundo.

Com a pandemia, os professores puderem perceber baixa frequência dos alunos nas aulas, foram 30 estudantes que estavam em risco de abandonarem os estudos.

A conclusão primária foi de que a baixa frequência estava diretamente ligada a dificuldade financeira dos alunos em conseguirem comprar os equipamentos.

Com a ajuda do governo do estado, a escola conseguiu sanar o déficit de equipamentos, mas a evasão continuava a mesma.

Quando as aulas presenciais retornaram, os professores notaram que esses 30 alunos com risco de evasão, apresentavam problemas de depressão, baixo auto estima, problemas de ansiedade e outros fatores psicológicos.

Apoio psicológico

A solução inicial veio com o professor de educação física Guilherme Barroso, que sugeriu criar um projeto de apoio com psicólogos voluntários de diversas partes do Brasil.

O atendimento era feio via Google Meet e de forma individual. Deu-se início ao “Adote um estudante”!

“Constantemente recebemos mensagens de familiares pedindo ajuda à escola para lidar com problemas de ansiedade dos filhos. Foi a partir dessa realidade que percebemos a situação grave que a pandemia deixou nossos alunos”, explicou.

A partir do Instagram, o professor iniciou uma mobilização e hoje o projeto continua aberto para novos psicólogos que queiram atuar como voluntários, de qualquer parte do país.

Mirely Alves, de 17 anos, foi uma das alunas que passou pelo projeto: “Me vi necessitada e aceitei. O atendimento foi muito importante, pois eu estava passando por dificuldades e não sabia como fazer, com ansiedade a mil e muitos pensamentos negativos”, disse a estudante.

Essas escolas do Ceará mostram dois projetos lindíssimos de educação para o progresso e bem estar.

Por Só Notícia Boa – Com informações de Secretaria da Educação do Ceará