Feira destaca potencial turístico de Campo Novo do Parecis

Com oito aldeias indígenas abertas à visitação, rios de águas cristalinas e cachoeiras exuberantes, Campo Novo do Parecis (400 km de Cuiabá) tem construído o nome de um...

Com oito aldeias indígenas abertas à visitação, rios de águas cristalinas e cachoeiras exuberantes, Campo Novo do Parecis (400 km de Cuiabá) tem construído o nome de um dos melhores destinos turísticos do estado. Visando potencializar o setor, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu a I edição da EtnoExpo – Etno e Ecoturismo na semana passada, entre os dias 12 e 14 de abril, para capacitar gestores e agentes do turismo.

O objetivo é deixar esses agentes preparados para proporcionar a melhor experiência ao visitante. Durante os três dias, a feira desenvolveu melhores formas de abordagem, encantamento e segurança dos turistas, sempre com respeito à natureza e o espaço indígena.

Com tanta diversidade a ser mostrada a quem chega à cidade, o evento também abordou formas de contar as histórias da região, vender experiências e fazer com que a viagem se torne inesquecível ao turista.

O respeito à natureza, maior riqueza da região, também foi ponto crucial durante I edição da EtnoExpo – Etno e Ecoturismo. Para o prefeito da cidade, Rafael Machado, o município se destaca por seu equilíbrio entre meio ambiente e desenvolvimento.
“Campo Novo do Parecis é a única – ou uma das poucas – com áreas indígenas, que também produz alimentos. Então, acredito que aqui seja o grande palco para ilustrar o que a gente realmente acredita: o equilíbrio, a harmonia e o respeito entre os povos, entre as culturas, e que juntos possamos crescer cada vez mais, criando esse desenvolvimento tanto cultural quanto econômico”, ressaltou.

Já o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Felipe Wellaton, se encantou com as belezas naturais da cidade. “É impossível viver em Mato Grosso e não conhecer Campo Novo do Parecis. Conhecer o Salto Belo, o Salto Utiariti, passar por trás das cachoeiras… é realmente emocionante”, descreveu.

O evento também contou com representantes dos municípios de Brasnorte, Campos de Júlio, Comodoro, Nobres, Nova Brasilândia, São José do Rio Claro, Tangará da Serra, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vilhena-RO.

O EVENTO

O I EtnoExpo – Etno e Ecoturismo foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Sebrae-MT, que levou aos participantes a qualificação e treinamento, apresentando estratégias do mercado turístico e identificando as potencialidades e entraves do setor.

Todo o evento foi realizado sob o formato de troca de experiências e uso de painéis. A feira também contou com a Rodada de Negócios, cujo objetivo foi proporcionar maior conhecimento do local aos participantes, troca de experiência e abertura de canais de expansão do mercado turístico.

Para proporcionar o verdadeiro potencial turístico do município, os participantes ainda visitaram as aldeias Chapada Azul, Rio Sacre, Salto Belo, Salto da Mulher, Salto Utiariti e, para finalizar, assistiram à apresentação de ritual da aldeia Wazare, fechando com sucesso o cronograma do evento.

O MUNICÍPIO

Campo Novo do Parecis conta com 33% de seu território ocupado por aldeias indígenas, das quais oito fazem parte da rota turística:
Chapada Azul;
Ponte de Pedra;
Quatro Cachoeiras;
Rio Sacre;
Salto Belo
Salto da Mulher;
Salto Utiariti;
Wazare

Além das aldeias indígenas, os turistas ainda podem se aventurar em esportes radicais, como o rapel no Salto Utiariti, a canoagem e o rafting, no Salto Belo.

Com Assessoria