Escola Municipal promove acolhida especial em comemoração ao ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’

O evento reuniu alunos, pais e responsáveis, profissionais da Educação do município e comunidade escolar A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônio Joaquim de Arruda, do bairro...

O evento reuniu alunos, pais e responsáveis, profissionais da Educação do município e comunidade escolar

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônio Joaquim de Arruda, do bairro Cristo Rei, promoveu no dia 03 de abril uma acolhida especial para os alunos nos períodos matutino e vespertino em comemoração ao ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’, celebrado no dia 02 de abril. O evento reuniu alunos, pais e responsáveis, profissionais da Educação do município e comunidade escolar.

A coordenadora do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho, Zélia Vidal explica que o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. São elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger.

De acordo com a diretora, professora Ana Alice da Silva, a EMEB Antônio Joaquim de Arruda possui mais de 20 alunos portadores de patologias devidamente avaliadas que necessitam de atendimento diferenciado e a inclusão acontece normalmente em salas de aula onde todos participam igualmente do processo de aprendizagem. “Nossos alunos aprendem na medida da possibilidade de cada um. A inclusão traz ganhos para todos e nós sabemos que isso faz toda a diferença na vida dessas crianças”, declarou.

A mãe do aluno Lucas Pavan Prado, Raquel Pavan Prado disse que seu filho de 6 anos estuda na escola há 3 anos e está perfeitamente adaptado ao ambiente escolar. “No início foi complicado, por causa da pandemia, as aulas eram mais online do que presencial, mas sempre tivemos o apoio da direção e coordenação da escola. Eles são muito abertos para ouvir as necessidades e buscam sempre adequar as demandas e interagir com as famílias para que as crianças realmente tenham um desempenho” reforçou.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marli de Jesus, participou do evento representando o secretário Silvio Fidelis e disse que os esforços de inclusão na rede municipal de Várzea Grande estão evidenciados pelos resultados que estão sendo apresentados ao longo da gestão municipal. “Estamos vendo os avanços do atendimento ofertado aos nossos alunos pelo Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho que já se tornou referência em Mato Grosso”, pontuou.

Marli também destacou a participação como representante do município de Várzea Grande no II Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior, realizado na semana passada em São Paulo, que tratou principalmente sobre o Autismo entre outras patologias. “Foram três dias intensos com debates e palestras sobre o Direito e a Diferença, temas referentes com palestrantes como Anabel Morinã, que falou sobre as experiências do Autismo na União Europeia”, informou.

Com Assessoria