Dom Bosco completa 98 anos e Emanuel destaca a importância do clube para o futebol de Mato Grosso

O Leão da Colina, como é carinhosamente chamado por seus torcedores, é o time mais antigo do futebol mato-grossense O Clube Esportivo Dom Bosco completa, nesta quarta-feira (4), ...

O Leão da Colina, como é carinhosamente chamado por seus torcedores, é o time mais antigo do futebol mato-grossense

O Clube Esportivo Dom Bosco completa, nesta quarta-feira (4),  98 anos de fundação. O Leão da Colina, como é carinhosamente chamado por seus torcedores, é o time mais antigo do futebol mato-grossense e possui um papel significativo no processo de consolidação da participação cuiabana dentro do esporte no cenário nacional.

Para o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, dombosquino nato, é impossível contar a história do futebol regional sem destacar os feitos do clube. O Azulão participou, por exemplo, daquela que, até os dias atuais, é considerada pelos cuiabanos mais antigos como a “época de ouro” do futebol de Mato Grosso.

“Uma rica história, que está guardada no coração daqueles que tiveram o privilégio de acompanhar um período extremamente vitorioso. Vitorioso não só para o Dom Bosco, mas também para o futebol cuiabano, que ganhou destaque nacional. É justo que sejam prestadas todas as homenagens ao clube responsável por nos proporcionar tantas alegrias”, comenta Emanuel.

Os registros históricos contam que o Clube Esportivo Dom Bosco é detentor de seis títulos da primeira divisão do Campeonato Mato-grossense, um da segunda divisão, e ainda de um troféu conquistado na Copa FMF. Além disso, o Leão da Colina disputou o Campeonato Brasileiro em seis oportunidades, sendo três na divisão de elite e outras três em divisões inferiores.

Em uma das páginas mais belas do futebol mato-grossense, o Dom Bosco foi o time escolhido para enfrentar o Santos Futebol Clube, que tinha como destaque simplesmente o maior jogador de todos os tempos, o rei Pelé. A partida foi disputada em 1965, no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o popular Dutrinha.

“Entre tantos craques que vestiram a camisa do Azulão, como Fião, Clóvis, Avião, Camarão, Mão de Onça, Fidélis, o Dom Bosco também permitiu que os cuiabanos pudessem ver o maior jogador de todos os tempos desfilando seu futebol em nossos gramados. Não há como não ser apaixonado por esse clube e como diz o seu hino: Salve-salve o time Dom Bosco. Salve o clube da Colina”, finaliza o prefeito.

Por Secom – Cuiabá