Servidora do Hospital Municipal de Cuiabá é eleita Miss Cuiabá Lady Plus Size

A servidora é formada em Saúde Coletiva, atua como acolhedora noturna no setor de Urgência e Emergência A servidora do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony...

A servidora é formada em Saúde Coletiva, atua como acolhedora noturna no setor de Urgência e Emergência

A servidora do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC), Eliana Paula de Castro, 41 anos, foi eleita na segunda-feira (12), a Miss Cuiabá Lady Plus Size. A Casa Cuiabana foi o local escolhido para realizar o concurso sob a coordenação da agência Anti Padrão.

Eliana concorreu pela categoria lady, com dez candidatas que disputaram em três categorias. “Estou muito feliz com o resultado. O concurso é sério e envolveu muito conhecimento. Foram cinco meses de avaliação até a etapa final. O evento agregou palestras, pontualidade, desfile e oratória”, contou.

Dentre os quesitos avaliativos, o que contou como destaque final, foi a resposta das candidatas referente à pergunta: “As leis são eficazes para amparar as mulheres vítimas de violência doméstica?”

Eliana se sobressaiu diante das demais candidatas, por ter conhecimento no assunto, que tanto é abordado no Hospital Municipal de Cuiabá, via Espaço de Acolhimento à Mulher vítima de violência doméstica.

“Cuiabá é a primeira capital do país a oferecer um Espaço de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica em uma unidade de saúde. Como servidora do HMC tenho conhecimento e já participei de cursos no Espaço de Acolhimento. Hoje o Brasil está no 5º lugar com alto índice de violência doméstica, ainda temos muito a avançar, pois as nossas leis ainda são da década de 80”, lembrou.

Segundo Eliana, como Miss Cuiabá Lady Plus Size, ela pretende emplacar essa temática em defesa da mulher. “A administração municipal de Cuiabá está fazendo a sua parte, acolhendo vítimas de violência doméstica no momento de fragilidade. Eu entendo essa necessidade, pois já sofri violência doméstica. Essa situação desencadeia vários outros problemas como depressão e ansiedade, é necessária uma equipe multiprofissional para resgatar a dignidade dessas mulheres. Como mãe, eu ensino meu filho desde pequeno a respeitar as mulheres, e a ter empatia com as outras pessoas”, destacou.

Para a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, a servidora mereceu o título.

“Estamos muito felizes com o título da Eliana, principalmente por ser uma servidora da casa e que leva a nossa bandeira de atuação no combate à violência doméstica, assunto que somos referência em todo o Brasil. Parabéns pela vitória, pelo trabalho prestado à população e, principalmente, por levar o conhecimento do nosso trabalho em prol das políticas para mulheres”.

Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o HMC, sob a gestão Emanuel Pinheiro, parabeniza a servidora pelo título de Miss Cuiabá Lady Plus Size e pelo conhecimento quanto ao serviço prestado em prol das mulheres vítimas de violência.

“Somos o único hospital do país com Espaço de Acolhimento à Mulher vítima de violência doméstica, essa iniciativa é da primeira-dama Márcia Pinheiro, que está trazendo resultados surpreendentes. Além do atendimento médico no Hospital Municipal de Cuiabá, as vítimas recebem atendimentos com psicólogas e assistentes sociais, além de orientação jurídica. O espaço funciona 24 horas de segunda a segunda”, enfatizou Rós.

A servidora Eliana é formada em Saúde Coletiva. Ela atua no HMC há três anos, e ocupa a função de acolhedora noturna no setor de Urgência e Emergência.

Por Prefeitura de Cuiabá