Sinop recebe o último LiteraMúsica de 2022

O projeto já passou pelas cidades de Cuiabá, Cáceres e Tangará da Serra Um misto de tristeza e alegria toma conta da última edição do LiteraMúsica 2022, projeto...

O projeto já passou pelas cidades de Cuiabá, Cáceres e Tangará da Serra

Um misto de tristeza e alegria toma conta da última edição do LiteraMúsica 2022, projeto que leva arte, música, cultura e educação a jovens de cidades mato-grossenses. A última parada da trupe acontece na cidade de Sinop (distante 480 km de Cuiabá), no próximo dia 17, de novembro, às 20h, no Centro de Eventos Governador Dante de Oliveira, mantendo o objetivo de estimular os participantes numa troca de experiências com artistas em cena e escritores das mais variadas matizes literárias, em um maravilhoso bate-papo com os estudantes e o público em casa, de forma on-line.

“Apesar desse misto de sentimentos, estamos muito felizes por termos concluído esse projeto lindíssimo, que marcou o ano de 2022. Por onde passou, revelou e descobriu muita gente boa, conversou com pessoas importantes, que já têm uma sólida carreira na arte, colocando-os lado a lado com quem tá começando. Enfim, foi ano de profundas descobertas, que me deixam muito feliz. Triste por ser o último, e o último tem esse gostinho de despedida, mas nós vamos fazer uma linda edição para comemorar o sucesso que foi o LiteraMúsica 2022”, declara o Maestro da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso, Fabrício Carvalho, apresentador do programa.

Sendo a 4ª cidade um acúmulo de todas as experiências somadas nas 3 edições, o LiteraMúsica ganhou forma e singularidade enquanto ia se moldando. O primeiro programa aconteceu no Cine Teatro Cuiabá, quando ainda não se tinha uma ideia do que ele era. “O programa estava muito bem formado nas cabeças da direção e da produção, mas a equipe, em si, não sabia muito o que esperar. Os convidados, menos ainda. Hoje, os convidados de Sinop já terão três programas para assistir, vão ficar atentos às minhas perguntas, sabendo onde vou apertar um pouco mais. Enfim, para mim é a mesma emoção, o mesmo frio na barriga em poder encontrar com jovens artistas e poder falar um pouco da vida e da carreira deles”, destaca o maestro.

Entre os convidados da edição está a cantora, compositora e instrumentista, Tatiana Faria, que acredita que o convite do maestro para participar do programa mostra que o que ela faz na música revela que ela está no caminho certo. “É sempre muito satisfatório ser lembrada e convidada para participar de projetos assim, que inspiram tantas pessoas e nos faz pensar cultura, pensar arte. Admiro o trabalho do maestro e fiquei muito contente com o convite. Uma das minhas missões é mostrar para as novas gerações que música de qualidade, na verdade toda arte, toda cultura, tem muita importância quando buscamos um mundo melhor, quando buscamos ser seres humanos melhores”, salienta.

A poetisa e escritora, com mais de 15 participações em antologias, e 1 livro autoral publicado, Kiara Baco Anhôn, de 22 anos também está entre os convidados.  Atuante nas artes cênicas na cidade, ela apresenta um programa e podcast de cultura local, o Culturar. “O convite do maestro me fez sentir que, tanto eu quanto a minha arte estamos sendo vistos. Hoje trabalho com cultura e educação, duas áreas que acredito serem fundamentais no que se refere ao desenvolvimento do lado humano e da empatia. Mas em relação ao trabalho com a escrita e a arte em si, acredito que é possível mostrar caminhos, realidades, reflexões e sonhos, porque é isso que a arte faz. Enfim, a arte e a cultura só têm a somar na vida das pessoas e principalmente dos jovens”, ressalta.

Fechando a brilhante lista está o professor universitário e assessor de imprensa Matheus Prado, que divide seu tempo entre a escrita de romances, seus cursos de storytelling e as apresentações com sua banda de rock. Para ele, receber o convite para o LiteraMúsica foi um importante passo para a sua carreira. “Eu senti que havia atravessado um limiar. Este é um grande reconhecimento. Ter a oportunidade de participar de um programa que une tantos artistas talentosos do nosso estado é algo que me deixa muito feliz e orgulhoso. Sempre gosto de dizer para os meus alunos que eu fui criado e transformado pelas artes, em especial pela literatura e pela música. Se eu puder retribuir esse presente para a audiência do programa, sentirei que meu trabalho está mesmo valendo a pena”, afirma.

Carvalho revelou que existe sim a previsão da continuidade do programa. “Existe o chamamento dos artistas, da comunidade, da Unemat, da UFMT e de outras universidades que querem ser integradas ao rol do LiteraMúsica. Com isso, temos uma demanda muito forte para que o projeto continue. Mas antes, precisamos trabalhar do ponto de vista orçamentário, pois tudo é fruto de uma emenda do deputado estadual Allan Kardec. Então, a gente precisa primeiro apresentar o resultado final do que foi o tamanho do LiteraMúsica 2022 para o Estado e pleitear novas possibilidades de, inclusive, ampliar a atuação do LiteraMúsica para, quem sabe, atingir a América Latina”, finaliza o maestro.

Serviço:

LiteraMúsica – Edição Sinop

Quando: 17 de novembro, às 20h

Onde: Centro de Eventos Governador Dante de Oliveira

Mais informações: (65) 99227-6215 – Ronaldo

Com assessoria