Jovem reúne 1,3 milhão de assinaturas para ajudar contra queimadas no Pantanal

Ativista apaixonado pelo Pantanal, Gabriel sonha com um futuro melhor para as próximas gerações – Fotos: Miguel Castaño e arquivo pessoal O propósito do Gabriel Adami é, literalmente,...

Ativista apaixonado pelo Pantanal, Gabriel sonha com um futuro melhor para as próximas gerações – Fotos: Miguel Castaño e arquivo pessoal

O propósito do Gabriel Adami é, literalmente, de milhões! O jovem criou um projeto para ajudar o Pantanal e agora comemora o sucesso. Ele conseguiu reunir 1,3 milhão de assinaturas através de um abaixo-assinado intitulado “O Pantanal importa! Precisamos acabar com as queimadas!”, que ajuda a preservar um dos biomas mais importantes do mundo!

A ideia começou em 2020, quando Gabriel lembra que o céu de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, amanhecia escuro, tomado pelas cinzas das queimadas que se alastravam pelo Pantanal. Foi quando o adolescente, que à época tinha apenas 15 anos, sentiu-se profundamente tocado com o pedido de socorro do bioma e ali deu ouvidos a um “chamado” que o levaria a se tornar um fiel ativista ambiental.

“Foi realmente um chamado para defender o que é nosso”, lembra o estudante, que vive em Campo Grande e tem família oriunda da região pantaneira, tanto os avós maternos quanto os paternos. Após publicar um tweet sobre as cinzas que invadiram a capital sul-mato-grossense, o jovem sentiu que precisava fazer algo além para proteger o Pantanal. E fez lindamente!

Movimentando milhões

Algum tempo depois de criar a petição na plataforma Change. org, Gabriel atingiu a marca de 1,3 milhão de assinaturas, tornando-se a quarta mais assinada em toda o site, naquele ano.

“Eu não esperava nem que ia chegar a 500 assinaturas, quem dirá 1 milhão e 300 mil. Eu achei um número alarmante, não para nós sociedade civil, mas para o governo, para mostrar justamente para eles que a gente está de olhos abertos, que a gente está vendo o Pantanal”, comenta Gabriel.

A partir daí, o jovem ativista passou a se envolver cada vez mais com a causa ambiental. Aderiu ao movimento “Fridays for Future”, espalhado por diversos países em decorrência dos protestos da jovem sueca Greta Thunberg, e, no ano passado, levou a causa do Pantanal à 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26).

“O desenrolar da COP-26 foi justamente isso, a gente mostrar, eu mostrar para as pessoas o que era o Pantanal. Inclusive, eu tive uma oportunidade de falar lá no ‘Brazil Climate Hub’, e o meu papel dentro do ‘Fridays’ é justamente isso, a promoção do desenvolvimento sustentável no Pantanal, angariar recursos para o Pantanal”, explica o jovem ativista.

Ainda no evento, ocorrido em Glasgow, no Reino Unido, Gabriel e outros estudantes brasileiros entregaram a diversos políticos e autoridades um manifesto dos jovens pela educação climática. Como fruto dessa carta, este ano, a educação climática foi implementada na cidade do Rio de Janeiro e agora é obrigatória no ensino escolar dos estudantes.

Inspiração

Diante de tantos desafios relacionados ao ativismo ambiental, Gabriel, mesmo tão jovem, segue na luta motivado pelo sonho de um “futuro melhor”. “Mesmo que seja tão difícil, a gente, nós jovens, conseguimos, somados a mais jovens, mais coletivos, construir um futuro melhor”, afirma o estudante sobre o que espera deixar como legado às futuras gerações.

Depois de engajar 1,3 milhão de pessoas em sua petição – não apenas brasileiros, mas também espanhóis e franceses -, Gabriel teve a oportunidade de entregar o abaixo-assinado a tomadores de decisão. Em agosto, participou de uma ação promovida pela Change.org, que levou a petição de Gabriel e outras a 10 diretórios de partidos políticos na cidade de São Paulo. Agora, a petição do ativista, que ainda segue aberta, está recebendo respostas dos políticos.

Veja o abaixo-assinado e as respostas na íntegra clicando aqui.

Para Gabriel, esse contato com os políticos foi importante “para perceber, realmente, que a gente consegue fazer a nossa parte, e que existem outras formas, além do voto, para a gente promover essa causa”. “Se a gente está insatisfeito com alguma coisa, a gente cria um abaixo-assinado, a gente grita para a sociedade que a gente está insatisfeito”, diz o jovem.

A experiência no ativismo fez o estudante perceber a necessidade de aproximação com os políticos e autoridades que têm o podem decidir sobre as pautas que interessam aos rumos do País. “Uma aproximação que a gente vê que é necessária com o povo brasileiro, com a sociedade civil, porque a gente não pode se distanciar dos tomadores de decisão, mas sim se aproximar, e nem eles se distanciarem da gente porque é a gente que elege eles”, afirma.

Projeto “Ajuda Pantanal”

Além da petição e atuação no “Fridays for Future Brasil”, Gabriel teve a iniciativa de criar junto com um grupo de outros jovens o projeto “Ajuda Pantanal”, em prol do desenvolvimento sustentável da bacia do Alto Paraguai, na região pantaneira do Brasil.

A meta do grupo é arrecadar 700 mil reais que serão aplicados na formação de brigadas de incêndio; restauração de áreas degradadas: amparo e criação de um fundo emergencial às comunidades tradicionais, ribeirinhas e quilombolas; restauração da fauna e da flora locais; e também para o lançamento de um documentário para a valorização do bioma.

Até o momento, foram arrecadados mais de R$ 38 mil. Para conhecer melhor o projeto e saber como contribuir com a defesa do Pantanal, clique aqui.

Gabriel participou com outros jovens da COP-26 em Glasgow, no Reino Unido (Foto: Arquivo pessoal)

Na luta pelo Pantanal, Gabriel participou com outros jovens da COP-26 em Glasgow, no Reino Unido (Foto: Arquivo pessoal)

Por Monique de Carvalho – Só Notícia Boa – Informações em parceria com Change.org