Ginástica laboral previne doenças e pode aumentar a produtividade no trabalho

Fisioterapeuta afirma que para praticar, bastam poucos minutos Redução de acidentes, alívio de tensões nas relações trabalhistas e prevenção a doenças ocupacionais. Esses são os principais benefícios que...

Fisioterapeuta afirma que para praticar, bastam poucos minutos

Redução de acidentes, alívio de tensões nas relações trabalhistas e prevenção a doenças ocupacionais. Esses são os principais benefícios que a ginástica laboral traz para funcionários das empresas que adotam essa modalidade no dia a dia organizacional. Os exercícios, que são baseados em técnicas de alongamento, respiração e reeducação corporal, podem ser realizados em qualquer período do expediente.

É rápido e fácil, levando em média apenas quinze minutos. De acordo com a fisioterapeuta da Medtrauma Serviços Médicos, Vanessa Martins, a ginástica laboral é uma intervenção rápida, feita no próprio local de trabalho. “A atividade pode contar com dinâmicas e jogos cooperativos, que contribuem para a criação de um ambiente mais descontraído, o que facilita a interação e comunicação entre a equipe e, ainda, favorece a produtividade”.

Apesar de parecer pouco tempo, os minutinhos dedicados aos exercícios, que normalmente são conduzidos por um fisioterapeuta ou educador físico, ajudam a evitar doenças ocupacionais, reduz os acidentes e ainda diminui o absenteísmo, que é o afastamento do serviço. Benefícios esses que têm sido cada vez mais percebidos pelas empresas, que passam a investir na prática para garantir o bem-estar corporativo.

“Esse modelo tem função corretiva e preventiva, ou seja, ajuda a reduzir possíveis dores e lesões, além de evitar o surgimento de outros problemas por meio de atividades que também melhoram a capacidade muscular e cardiorrespiratória”, enfatiza a fisioterapeuta da Medtrauma. Além disso, como consequência, o colaborador garante a melhoria do seu condicionamento físico e melhora a saúde.

Segundo o Instituto Great Place to Work, as empresas que se destacam como as melhores para se trabalhar são também as que mais investem em estudos e ações direcionadas à saúde integral dos funcionários. “O mercado já percebeu que investindo na saúde dos seus trabalhadores, os resultados de produtividade são mais expressivos. Arejar a mente por alguns minutos é essencial para bons resultados no trabalho”, reforça a fisioterapeuta.

Fácil e rápido

A ginástica laboral pode ser feita por qualquer pessoa, independente de idade ou cargo. Para praticar, basta disposição e reservar entre 10 a 20 minutinhos a qualquer horário do expediente. A prática é também especialmente recomendada para aqueles que fazem muitos movimentos repetitivos ao longo do dia, executam tarefas que exigem grande esforço físico ou mental ou exercem cargos com pouca movimentação.

Ou seja, é algo simples e bastante acessível para realizar, basta apenas dedicação por pouco tempo.

Por assessoria