“O McDonald’s abriu uma porta que eu achava que nunca mais se abriria por conta da minha idade”

Quando tentou voltar ao mercado de trabalho depois de anos afastada, para se dedicar à criação dos filhos, Dona Zelinda encontrou muitas dificuldades para conseguir uma recolocação formal...

Quando tentou voltar ao mercado de trabalho depois de anos afastada, para se dedicar à criação dos filhos, Dona Zelinda encontrou muitas dificuldades para conseguir uma recolocação formal por conta da sua idade. A única exceção foi o McDonald’s, que abriu para Dona Zelinda uma porta que ela acreditava que nunca mais se abriria.

Dentro de um ônibus, Dona Zelinda ouviu duas pessoas comentando que o McDonald’s estava contratando pessoas acima dos 50 anos. Ela não pensou duas vezes e correu até a unidade do Méqui mais próxima da sua casa, em Santo André, no ABC Paulista.

Chegando lá, Dona Zelinda, que na época tinha 53 anos, confirmou a informação, fez entrevista e começou a trabalhar como Atendente. Com o seu carisma e profissionalismo, Dona Zelinda cativou todo mundo, clientes e colegas de trabalho.

“Foi um mundo diferente que se abriu para mim. Comecei a aprender muita coisa e quanto mais eu aprendia, mais tinha vontade de aprender. Assim, começou a minha trajetória aqui”, lembra.

colaboradora do mcdonald's faz selfie com colegas de trabalho
Dona Zelinda realizou o sonho de voltar a trabalhar. Foto: arquivo pessoal

Apesar da idade, Dona Zelinda nunca ficou para trás, tanto que foi promovida ao posto de Treinadora com pouco tempo de casa.

“Todo mundo fala, ‘nossa vai descansar, a senhora já aposentou’. Eu respondo, ‘na hora que eu morrer, eu descanso’. Se eu parar, não vou me sentir bem. Eu agradeço por tudo a eles, pela oportunidade, por me deixar ficar trabalhando aqui e ter uma vida melhor”, afirma.

Dona Zelinda comemora que não precisa se esconder ou fingir ser quem não é no trabalho. Essa é a Cooltura de Serviço, programa criado há 5 anos pela Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, com o objetivo de incentivar seus funcionários a serem quem são. É a maneira espontânea que cada pessoa tem de gerar sorrisos e bons momentos para todos e garantir uma experiência única para colegas e clientes, independente de suas características. A iniciativa está diretamente ligada à atuação da companhia em Diversidade & Inclusão, pilar que faz parte da estratégia ESG da Arcos, a Receita do Futuro.

Eu sou mais quem eu sou aqui do que na minha própria casa. A Cooltura de Serviço está em primeiro lugar. A gente cuida dos clientes, das áreas e dos produtos para que saiam do jeito que tem que ser. E assim, respeitando um ao outro”, concluiu.

Por Razões Para Acreditar