Cuiabano conquista vaga olímpica

O nadador cuiabano Felipe Lima, 35 anos, conquistou uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio nesta segunda-feira (19). Ele se destacou na modalidade 100 metros nado peito...

O nadador cuiabano Felipe Lima, 35 anos, conquistou uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio nesta segunda-feira (19). Ele se destacou na modalidade 100 metros nado peito durante a seletiva de natação no Parque Aquático Maria Lenk, localizado na Barra da Tijuca (RJ). Felipe fez toda a prova classificatória em 59,43 segundos e foi o único participante que conseguiu bater o índice olímpico.

Na primeira parte das eliminatórias, ocorrida pela manhã, Felipe já surpreendeu. O atleta conseguiu completar a prova em 59,73 segundos, abaixo dos 59,93 estabelecidos no índice olímpico.

Apesar dos resultados impressionantes, Felipe Lima destacou que ainda precisa melhorar para ter chances reais de conquistar uma medalha nas Olimpíadas do Japão.

“Quero ir para Tóquio com o intuito de fazer ainda o melhor resultado. Temos que ir passo a passo conquistando lugar ao Sol, degrau a degrau, passando por eliminatórias, semi e final para depois pensar em uma medalha. Tenho que trabalhar ainda mais duro para chegar aos 58 segundos e brigar por uma medalha’’, disse, em entrevista logo após a competição.

Felipe teve uma competição dura, disputando contra dois nomes de peso da natação brasileira: João Gomes Júnior, prata no Campeonato Mundial de Natação em Budapeste em 2017 e bronze no Campeonato Mundial de Natação em Gwangju em 2019; e Felipe Alves França, ouro no revezamento 4×100 ocorrido nas Olimpíadas Pan-Americanas de Toronto.

Não é a primeira vez que Felipe Lima consegue essa façanha. Ele já bateu o índice olímpico três vezes antes. A primeira foi em 2008, nas classificatórias para as Olimpíadas de Pequim. A segunda foi 2012, para participar dos Jogos Olímpicos de Londres, e a terceira em 2016, para as Olimpíadas do Rio. No entanto, Felipe só participou das Olimpíadas de Londres. Tóquio será a sua segunda experiência em uma competição olímpica.

 

Reprodução: Estadão Mato Grosso