Catadora de recicláveis do RN consegue reformar sua casa graças à mobilização de mais de 500 pessoas

A simpática Zefinha, de 63 anos, ficou viúva há 33 anos e desde então vive como catadora de recicláveis em Macaíba (RN). Vivendo sozinha com o mínimo para...

A simpática Zefinha, de 63 anos, ficou viúva há 33 anos e desde então vive como catadora de recicláveis em Macaíba (RN). Vivendo sozinha com o mínimo para sua sobrevivência, ela estava morando numa casinha inacabada, sem reboco e bastante precária. Mas a boa notícia é que, por meio devaquinha da VOAAe graças à mobilização de mais de 500 transformadores, ela finalmente pôde reformar sua casa e comprar os móveis que tanto precisava.

Catadora de recicláveis do RN consegue reformar sua casa graças à mobilização de mais de 500 pessoas 1
Foto: Bruna Andrade

Quando criamos a vaquinha, em agosto de 2020, estipulamos a meta de R$ 22 mil, valor necessário para a reforma e compra de móveis, alimentos e roupas, já que Zefinha sobrevivia do pouco que ganhava e chegou a passar fome algumas vezes.

Sua história ficou conhecida quando sua vizinha, Bruna Andrade, que a conhece há anos, a compartilhou em suas redes sociais. Na época, Zefinha estava há 3 dias sem comer. “Perguntei como ela estava e como ia a vida, chorando me respondeu que faziam 3 dias que não comia e não dormia com dores no estômago, então disse vamos entrar pra comer”, contou Bruna.

zefinha catadora 4
Foto: Bruna Andrade

A idosa recebia uma pequena pensão do marido falecido, mas dividia com suas duas filhas, não sobrando quase nada para ela. Ela precisava de alimentos, gás de cozinha, assistência médica – pois sente fortes dores no abdômen – e um colchão de casal, já que ganhou uma cama; além de vários outros itens.

zefinha catadora 5
Foto: Bruna Andrade

E não é que a vida sorriu para ela?! Nossa vaquinha foi um sucesso! Arrecadamos R$ 24.829,00 com a ajuda de 508 transformadores e de tantas outra pessoas que se comoveram e compartilharam a história. A casa de Zefinha foi reformada e hoje ela vive de forma mais confortável, como sempre mereceu! Obrigada a todos que fizeram parte deste desfecho. De pouquinho em pouquinho podemos mudar a vida das pessoas à nossa volta!

Fonte: Razões para acreditar