Empresária de Cuiabá cria projeto que reverte valor de reciclagem de tampinhas em castração de animais de rua

A empresária de Cuiabá, Kelly Rondon, de 48 anos, criou um projeto que reverte o valor de reciclagem de tampinhas e lacres de latas de alumínio em castração...

A empresária de Cuiabá, Kelly Rondon, de 48 anos, criou um projeto que reverte o valor de reciclagem de tampinhas e lacres de latas de alumínio em castração de animais de rua. O Tampatinhas já conseguiu arrecadar 1,5 tonelada de materiais recicláveis.

Kelly se inspirou em um projeto que pôde conhecer no Rio de Janeiro, no início de 2020, antes da pandemia do novo coronavírus atingir o Brasil. A base do projeto carioca é a mesma utilizada por Kelly: vender tampinhas para reciclagem e reverter em alguma ação. No Rio, o projeto visava a comprar cadeiras de rodas, mas a empresária optou por direcionar o valor arrecadado para a castração por ser ligada à causa animal.

“Devido a pandemia, ele ficou parado por um tempo. (…) Em agosto do ano passado, mesmo com a pandemia, resolvemos começar a mexer, abrir o CNPJ, formar a associação e demos entrada nessa papelada”, explica Kelly sobre o início do projeto ao Olhar Conceito.

Semanalmente, eles fazem uma triagem dos objetos coletados, reúnem uma determinada quantidade para a reciclagem e vende. Desde o início, o grupo de cerca de 50 voluntários conseguiu arrecadar o equivalente a 1,5 tonelada de material reciclável, o que gerou uma arrecadação de aproximadamente R$ 1,5 mil.

Nesta primeira fase, prevista para ser concluída em março, o dinheiro arrecadado será destinado para a castração de gatos visto que essa população de animais se reproduz muito ao longo de um ano. Em média, o valor de cada castração sai R$ 90 e o projeto deve seguir com animais de pequeno porte, posteriormente, porque o valor pago varia conforme a pesagem.

“A gente vai começar com animais menores, que são os gatos. Ele fazem uma quantidade de cria anual que pode chegar a seis procriações no ano. São 20 gatinhos por cada gata e antes de dar um ano aquele filhote já está procriando. É uma cadeia muito rápida”, explica.

No total, são cerca de 120 pontos de coleta espalhados por Cuiabá, Várzea Grande e Sapezal (a 559 km da capital). Os pontos podem ser encontrados em shoppings, lojas de construção, clínicas veterinárias, pet shops, lojas alimentícias e outros estabelecimentos. Para conferir a lista completa, dividida por município, basta acessar os Destaques do Instagram do Tampatinhas.

Qualquer tampinha pode ser doada desde que seja 100% de plástico: refrigerante, leite, suco, remédio, produto de limpeza, creme dental, shampoo e condicionador, desodorante e creme de barbear. Os lacres de latas de alumínio também são bem-vindas.

Reprodução: Olhar Conceito