Qualidade do ar melhora até 60 % no mundo com isolamento

Dois estudos publicados na revista acadêmica americana Geophysical Research Letters, mostram que a poluição por dióxido de nitrogênio no norte da China, na Europa Ocidental e nos Estados Unidos diminuiu...

Dois estudos publicados na revista acadêmica americana Geophysical Research Letters, mostram que a poluição por dióxido de nitrogênio no norte da China, na Europa Ocidental e nos Estados Unidos diminuiu em até 60% no começo do ano, em comparação com o mesmo período no ano passado.

A poluição por dióxido de nitrogênio vem dos gases produzidos por veículos, usinas e indústrias e, com a redução dessas atividades e o isolamento social, o mundo está respirando melhor.

O reflexo disso, é que a qualidade do ar melhorou não só nestes países como no resto do mundo.

Inédito

A queda nas emissões não é vista desde que a qualidade do ar começou a ser monitorada, nos anos 90.

Segundo a cientista Jenny Stavrakou, coautora de um dos estudos, isso não acontecia desde os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim, na China, quando o país se comprometeu a reduzir a poluição a curto prazo.

Emissões mundiais

Stavrakou e seus colegas usaram medições de satélite da qualidade do ar para estimar as mudanças na poluição por dióxido de nitrogênio nos principais epicentros do surto: China, Coréia do Sul, Itália, Espanha, França, Alemanha, Irã e Estados Unidos.

Eles descobriram que a poluição por dióxido de nitrogênio diminuiu em média 40% nas cidades chinesas e 20 a 38% na Europa Ocidental e nos Estados Unidos durante o bloqueio de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.

No entanto, o estudo constatou que a poluição por dióxido de nitrogênio não diminuiu em relação ao Irã, um dos países mais antigos e mais atingidos.

Os autores suspeitam que isso ocorra porque os bloqueios completos não estavam em vigor até o final de março e, antes disso, os pedidos de permanência em casa eram amplamente ignorados.

Qualidade do ar na China

O segundo estudo analisou as mudanças na qualidade do ar no norte da China, onde o vírus foi relatado pela primeira vez e onde os bloqueios foram mais rigorosos.

Brasseur analisou os níveis de dióxido de nitrogênio e vários outros tipos de poluição do ar medidos por 800 estações de monitoramento da qualidade do ar no nível do solo no norte da China.

Brasseur e seu colega descobriram que a poluição por partículas diminuiu em média 35% e o dióxido de nitrogênio diminuiu em média 60% após o início dos bloqueios, em 23 de janeiro.

No entanto, eles descobriram que a concentração média de ozônio na superfície aumentou.

O ozônio se forma a partir de reações complexas envolvendo dióxido de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, gases emitidos por uma variedade de produtos domésticos e industriais.

Embora a qualidade do ar tenha melhorado bastante em muitas regiões, o ozônio de superfície ainda pode ser um problema, de acordo com Guy Brasseur, cientista atmosférico do Instituto de Meteorologia Max Planck em Hamburgo, Alemanha, e principal autor de um dos novos estudos.

“Isso significa que, apenas reduzindo o [dióxido de nitrogênio] e as partículas, você não resolverá o problema do ozônio”, disse Brasseur.

Por Só Notícia Boa | Com informações da Exame e Science Daily

Foto Divulgação