Médicos da Escócia agora podem prescrever “doses de natureza” a seus pacientes

Caminhada na praia, jantar fora, passear com o cachorro do vizinho e andar de bicicleta estão entre as atividades prescritas pelos médicos escoceses Observar pássaros, passear ao ar...

Caminhada na praia, jantar fora, passear com o cachorro do vizinho e andar de bicicleta estão entre as atividades prescritas pelos médicos escoceses

Observar pássaros, passear ao ar livre e plantar tulipas podem parecer atividades comuns paras se realizar em um dia de folga, mas, na verdade, foram prescritas por médicos para alguns pacientes na Escócia.

Parece estranho e um tanto incomum, mas um projeto chamado Nature Prescriptions, criado pelo órgão responsável pela saúde na região de Shetland, em outubro do ano passado. De acordo com uma matéria publicada no site de viagens Guia Viajar Melhor, a iniciativa tem como objetivo receitar atividades na natureza para ajudar pacientes no tratamento de problemas como ansiedade, pressão alta, diabetes, estresse, entre muitos outros.

A prescrição é realizada da seguinte forma: os médicos analisam cada caso e, quando percebem que algum paciente pode se beneficiar tendo um contato mais próximo com a natureza ou realizando atividades simples ao ar livre, entregam um material impresso com diversas dicas e instruções.

Entre as atividades está a observação de pássaros, caminhada na praia, jantar fora, passear com o cachorro do vizinho, andar de bicicleta, entre muitos outros programas pela natureza.

Os médicos de Shetland também disponibilizam uma espécie de calendário aos pacientes, mostrando diversas tarefas que podem fazer para cada mês do ano, como levar o cachorro do vizinho passear, plantar flores no jardim, procurar lontras durante a maré baixa, buscar conchas na praia e muito mais.

O projeto, no entanto, ressalta que as prescrições de “doses de natureza” não anulam os tratamentos convencionais, apenas atuam como um complemento a eles. De acordo com uma matéria da CNN, estudos mostraram que bastam 15 minutos na natureza bastam para diminuir o estresse, melhorar a frequência cardíaca, a pressão arterial e melhorar habilidades criativas e cognitivas.

Nada como passar um tempinho em meio ao verde para recarregar as energias e viver melhor, né?

Por Razões Para Acreditar

Foto: @cikstefan/Unsplash