Projeto ‘Leitura Para Todos’ em shopping de Cuiabá incentiva o hábito da leitura

Serão distribuídos mais de 110 mil livros para crianças da primeira infância por meio de instituições sociais localizadas nos entornos dos shoppings

Com o compromisso de mudar a realidade das comunidades localizadas no entorno de seus shoppings, a ALLOS – mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina – anuncia a quarta edição do ‘Leitura Para Todos’, que se inicia no dia 8 de junho. O projeto, que incentiva o hábito da leitura entre crianças em situação de vulnerabilidade e reforça a importância dos livros como agentes de transformação social, contará com a participação dos mais de 50 shoppings ALLOS em todo o país.

Serão distribuídos cerca de 110 mil livros para crianças de até 7 anos por meio de instituições sociais localizadas nos entornos dos shoppings e escritórios da ALLOS. Para 2024, o 1º título escolhido foi “Suvaco – O oceano e uma viagem no tempo”, que aborda a necessidade do cuidado com o oceano e com o meio ambiente, trazendo ainda a possibilidade de dois desfechos distintos, a depender de como os humanos cuidarão do oceano nos próximos anos.

“Em mais uma edição do projeto, reforçamos o nosso objetivo de promover o hábito da leitura para crianças em situação de vulnerabilidade social. Dessa vez, temos ainda a oportunidade de abordar a importância da conscientização ambiental para os pequenos. A história do livro traz uma narrativa que incentiva a preservação do meio ambiente, ou seja, está alinhada com os compromissos de sustentabilidade firmados pela ALLOS”, conta Ana Paula Niemeyer, diretora de Marketing da ALLOS.

Com o propósito de não apenas doar livros, mas também trazer encantamento de forma lúdica, os shoppings promoverão ações de contação de histórias para as crianças.

Em Cuiabá, a ação foi realizada no último dia 18 de junho, na Associação de Promoção Humana e Social – Atitude, localizada na região do Coxipó, que atende crianças e adolescentes e é formado por um grupo de pessoas que acredita que a partir de uma ação podemos buscar muitas reações. “Esta é mais uma das diversas práticas adotadas pelo shopping, visando contribuir com a comunidade local na criação de uma realidade mais positiva, incentivando o hábito da leitura. Para isso, durante a ação, fizemos uma contação de história com a Alicce Oliveira, uma excelente atriz e contadora de histórias”, destaca o gerente de marketing do Shopping Estação Cuiabá, Deucimar Serra.

Parceiro do Leitura Para Todos, o Instituto da Criança é a organização responsável pelo mapeamento, validação e seleção das instituições sociais contempladas desde a sua primeira edição, em 2021. Até então, o projeto da ALLOS já doou mais de 610 mil livros a 872 instituições.