Hospital Central realiza mais de 100 atendimentos para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em um dia

Unidade conta com recurso inédito no SUS de MT que detecta lesões no colo do útero

Para marcar o Outubro Rosa, o Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso ampliou a oferta de consultas e exames e realizou mais de 100 procedimentos nesta quarta-feira (28). As pacientes foram encaminhadas pela Central Estadual de Regulação. A ação integra a programação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) para o mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A vice-governadora eleita de Mato Grosso, Gisela Simona, acompanhou os atendimentos pela manhã.

A ação priorizou consultas com mastologista e exames de mamografia, ultrassonografia de mama e transvaginal, além de ressonância magnética de mama e pelve. Os atendimentos foram realizados ao longo de todo o dia, com atividades lúdicas para reforçar a importância da prevenção.

O Hospital Central, administrado pelo Einstein Hospital Israelita, tem diversos recursos de diagnóstico e cuidados voltados à saúde da mulher. A linha de mastologia engloba consultas, exames completos e cirurgias para tratar o câncer, incluindo reconstrução e simetrização das mamas. A unidade também realiza cirurgias reparadoras para pacientes com gigantomastia sem relação com o câncer.

Na área ginecológica, um dos destaques é o equipamento de colposcopia, que entrou em operação recentemente. A ginecologista Camila Bicudo, especialista em lesões do colo do útero, explicou que o exame permite localizar a lesão e fazer a biópsia durante a própria consulta. O Hospital Central é a única unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso a oferecer esse recurso.

“Cerca de 5% dos exames preventivos (Papanicolau) podem apresentar alterações. Por isso, é importante realizar o exame regularmente e seguir as orientações médicas. Quando indicada, a colposcopia permite avaliar o colo do útero com mais detalhes e identificar áreas suspeitas que podem precisar de biópsia. Detectar e tratar lesões precursoras é fundamental para prevenir o câncer do colo do útero”, afirmou a médica.

A linha de mastologia do Hospital Central engloba consultas, exames completos e cirurgias para tratar o câncer, incluindo a reconstrução e simetrização das mamas. A unidade também realiza cirurgias reparadoras para pacientes com gigantomastia sem relação com o câncer.

“O país está mobilizado no Outubro Rosa e o Hospital Central participa com seus profissionais e com tecnologia avançada, com aparelhos que podem detectar alterações antes mesmo do câncer surgir. Sabemos que isso é excelente para melhorar a qualidade de vida das mulheres. Encontramos aqui muitas pessoas satisfeitas com o atendimento que receberam”, comentou Gisela Simona.

Na ocasião, a unidade também contou com a presença das secretárias adjuntas de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Salete Morockoski, e do Complexo Regulador da Saúde, Fabiana Bardi.

A programação incluiu também a apresentação da violinista Fernanda Pavan nas recepções da unidade e a distribuição de kits de cuidados com as unhas para as pacientes. A Van Rosa da Secretaria Adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres ficou no estacionamento do hospital, dando orientações sobre os direitos das mulheres e sobre a prevenção e a denúncia de atos de violência.

Sobre o Einstein

O Einstein Hospital Israelita é considerado o 16º melhor hospital do mundo e 1º da América Latina, segundo o ranking The World’s Best Hospitals 2026, elaborado pela revista Newsweek em parceria com a empresa de dados Statista Inc.  Com sede em São Paulo, a organização, fundada em 1955, é referência em assistência, pesquisa, inovação e ensino, com base na responsabilidade social. Há 25 anos, atua no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da gestão de unidades públicas – que contemplam, hoje, além de hospitais, unidades de atenção primária, Centros de Atenção Psicossocial e Serviços de Residência Terapêutica, de atenção ambulatorial especializada e de urgência e emergência – e da execução de projetos por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).