Personalização de viagens inaugura nova era do turismo inteligente

De acordo com Alexandre Rodrigues, co-fundador e CEO da Wizzi, empresas que abraçam essas tendências são capazes de proporcionar experiências únicas e memoráveis aos seus clientes

A relação entre tecnologia e turismo está criando novas oportunidades para personalizar a experiência de viagem de maneiras antes inimagináveis. Afinal, atualmente, os viajantes esperam que suas experiências sejam moldadas de acordo com suas preferências individuais. Desde a escolha das acomodações até a seleção das atividades no destino, tudo deve refletir os gostos e interesses do viajante.

Com o uso de algoritmos avançados e análise de dados do comportamento do consumidor, as empresas de turismo podem criar itinerários sob medida e oferecer recomendações personalizadas, melhorando a experiência do cliente enquanto aumentam a satisfação e a fidelidade ao serviço.

Segundo dados levantados pelo Segment, em 2023, 69% das empresas aumentaram seu investimento em personalização.

Novas possibilidades no turismo

De acordo com Alexandre Rodrigues, gestor, CEO e cofundador da Wizzi, plataforma de inteligência artificial que oferece sugestões de destinos personalizados e roteiros únicos para cada viajante, soluções de IA estão revolucionando a maneira como os viajantes planejam e vivenciam suas viagens. “Algumas ferramentas são capazes de oferecer informações detalhadas e interativas, transformando a maneira como os turistas exploram novos lugares”, revela.

Facilitando a jornada

O especialista acredita que os aplicativos móveis tornaram-se essenciais para os viajantes modernos. “Além de simplificar processos como o planejamento, reservas e check-ins, essas ferramentas oferecem recomendações personalizadas com base no perfil e localização e ajudam no acompanhamento de gastos. A tendência é que os aplicativos se tornem ainda mais inteligentes e integrados, proporcionando uma experiência de viagem mais eficiente e agradável”, pontua.

A crescente conscientização sobre sustentabilidade também está moldando as expectativas dos viajantes. “Empresas de turismo estão utilizando a tecnologia para promover práticas mais sustentáveis, oferecendo opções de viagem ecológicas e promovendo experiências que respeitam as comunidades e ecossistemas locais. A integração de soluções tecnológicas permite que as viagens sejam mais responsáveis e menos agressivas ao meio ambiente”, declara.

O futuro do turismo

Para Alexandre, as expectativas dos viajantes em relação ao uso da tecnologia no turismo estão definindo o futuro do setor. “Com avanços contínuos, a integração dessas inovações promete tornar as viagens mais envolventes, eficientes e memoráveis. Empresas que abraçam essas tendências são capazes de proporcionar experiências únicas e personalizadas para seus consumidores”, finaliza.

Sobre Alexandre Rodrigues 

Alexandre Rodrigues é empreendedor, possui formação em direito e é autodidata em planejamento e investimentos financeiros. Cursou também dois MBA’s, sendo um em Gestão Empresarial e o segundo em Finanças pela FGV. Além disso, é Alumini da Singularity University.  Com 20 anos de experiência em administração e gestão, implementa de forma inovadora estratégias gerenciais e organizacionais. No turismo, possui mais de 15 anos de experiência. Para mais informações, acesse o Linkedin.

Sobre a Wizzi

A Inteligência Artificial Wizzi entrega destinos e  roteiros personalizados, sugestões de voos, hospedagem, passeios levando em consideração o orçamento do viajante. Além disso, oferece dicas do que fazer e onde comer no destino, minimizando o estresse e maximizando as opções de lazer ao programar uma viagem.

Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram @wizzi_turismointeligente.