O projeto tem como foco a sensibilização dos alunos e comunidade escolar para as questões socioambientais e para a sustentabilidade de forma lúdica e interativa, estimulando a prática no dia a dia da política dos 5 Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) lançou na manhã desta terça-feira, 14, no auditório do Anexo I da Smecel o Projeto ‘Práticas Sustentáveis na Rede de Ensino’. Gestores de 24 escolas participaram do lançamento e compartilharam experiências desenvolvidas nas unidades.
De acordo com o professor Vagner Barros, da equipe da Educação Ambiental da SMECEL, o projeto tem como foco a sensibilização dos alunos e comunidade escolar para as questões socioambientais e para a sustentabilidade de forma lúdica e interativa, estimulando a prática no dia a dia da política dos 5 Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
As ações do projeto também propõem a reflexão sobre os benefícios do destino correto do óleo de cozinha usado em frituras, embalagens de desodorante spray e tampas de plástico e metal, além de realizar orientação aos alunos sobre a importância da arborização nas cidades para melhoria da qualidade de vida, estimulando a escola, crianças e familiares a refletirem sob o consumo sustentável no olhar da política dos 5Rs e da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).
O projeto será realizado integrando a equipe gestora, professores servidores, alunos, pais e toda comunidade em 24 escolas da rede municipal envolvidas com as práticas sustentáveis, utilizando metodologias ativas, acolhimento de todos os atores envolvidos, o fortalecimento de vínculos, realizar com os alunos uma pesquisa de campo, entrevista e registros fotográficos.
Serão utilizadas estratégias de aprendizagem por meio da rotação dos alunos por estações, aprendizagens entre pares e times, pesquisa de campo, seminários e outros. A prática da sustentabilidade ocorrerá no dia a dia da comunidade com a prática de novos hábitos para a construção de comportamentos saudáveis.
A sensibilização e apreensão de conhecimento poderão ocorrer a partir dos movimentos corporais artísticos e culturais como a da dança, teatro, atividades recreativas e esportivas, canto, artesanato, desenho e outros buscando inclusive maior participação da comunidade escolar.
A coleta de óleo, tampinhas e embalagens de desodorante ocorrerá a partir de sensibilização prévia para que todos os envolvidos conheçam os benefícios para o meio ambiente e sociedade, inclusive de pets. O ambiente escolar deverá implantar gradativamente cartazes com frases que incentivem o consumo responsável e sustentável com lixeiras padrão para coleta seletiva, lâmpadas de led, entre outros.
Para o secretário Silvio Fidelis, os projetos ambientais e de sustentabilidade desenvolvidos nas escolas da rede municipal visam despertar nos estudantes a conscientização para as práticas de preservação do meio ambiente, estudando e aprendendo sobre o descarte correto de resíduos, a reutilização de materiais que podem ser aproveitados em programas de reciclagem, colaborando assim com a natureza.
A Programação – No mês de abril a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Desenvolvimento Rural Sustentável oferecerá uma oficina de reciclagem de papel para cada escola.
Nos meses de maio e junho haverá uma gincana como o apoio da ASMAT para recolhimento de resíduos recicláveis recolhidos pelas escolas com premiação para escola vencedora.
Apresentação do teatro de fantoches da Guarda Municipal com abordagem além da educação no trânsito, destinação correta de resíduos para prevenção as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e prevenção as queimadas urbanas.
Atividades extra muro: lixo no chão? Não realizado pela equipe pedagógica da escola e visita ao Parque Bernardo Berneck, com acompanhamento da equipe da educação ambiental da SMECEL.
No Dia Mundial da Limpeza, realizado em setembro, a equipe pedagógica organizará atividades dentro e nos arredores da escola. As ações da semana lixo zero, ocorrerão na última semana de outubro e será organizada pela equipe pedagógica com atividades de cooperação e criatividade na temática sustentabilidade. Serão disponibilizadas mudas de árvores frutíferas e ornamentais para o plantio na escola e na comunidade escolar. Uma comissão será criada para acompanhar a implantação das práticas sustentáveis na escola e no território escolar. A culminância do projeto ocorrerá no mês de novembro.