Jovem de escola pública ganha bolsa de R$ 2 milhões em faculdade nos EUA

A estudante brasileira conquistou a bolsa de estudos que cobrirá todas as despesas na faculdade, nos Estados Unidos – Foto: arquivo pessoal Foi uma conquista e tanto para...

A estudante brasileira conquistou a bolsa de estudos que cobrirá todas as despesas na faculdade, nos Estados Unidos – Foto: arquivo pessoal

Foi uma conquista e tanto para a Malu Bustamante Junco Mendonça, de 18 anos. A jovem, que é estudante de escola pública, em Pedralva, Minas Gerais, acaba de ganhar uma bolsa de R$ 2 milhões paga pela Fundação Bill e Melinda Gates, para estudar em uma faculdade nos Estados Unidos.

Malu escolheu o curso de gestão científica, curso que inclui formação em ciência, economia e habilidades gerenciais, pela Claremont Mckenna, na Califórnia. A bolsa que a jovem ganhou vai custear as mensalidades na faculdade, despesas com estadia, seguro saúde e alimentação.

Filha de comerciantes, Malu está muito feliz com a conquista e fará de tudo para que os próximos quatro anos sejam os mais inesquecíveis da vida dela. A viagem da estudante está marcada para agosto.

Realizando um sonho

Malu conta que estudar no exterior sempre foi um sonho para ela, mas que parecia muito distante.

O destino da jovem mudou em 2021, quando ela resolveu arriscar e começou a se dedicar aos estudos e a projetos educativos, para que conseguisse se candidatar à bolsa em novembro de 2022.

“Era uma ideia completamente diferente na minha escola, que fugia muito da minha realidade. As faculdades lá são extremamente caras e com certeza minha família não teria condições de pagar meus estudos e me manter por lá. Eu decidi aplicar para o exterior, mas não conhecia ninguém ao meu redor que tivesse passado por esse processo”, disse Malu.

Preparação para a bolsa

A dedicação e o autoconhecimento fizeram muita diferença na seleção da Malu. O histórico dela também foi uma peça-chave na hora de disputar a bolsa de estudos.

Malu contou que sempre foi uma boa aluna na escola, aprendeu inglês sozinha, e tem curiosidade pelo conhecimento, pela ciência e pelas novas tecnologias.

“Nos Estados Unidos eles levam muito em conta não só os aspectos acadêmicos, como a capacidade de causar impacto na sociedade através das suas paixões. Por isso acabei deixando as apostilas de lado e passei a adquirir conhecimento através de livros, conversas e documentários que me ajudaram a me engajar profundamente na educação”, explicou.

Aluna excepcional

Em nota, a Fundação Bill e Melinda Gates declarou que a bolsa que a Malu ganhou, é dada apenas para alunos excepcionais, e no ano passado apenas 11% dos candidatos receberam o benefício.

“Estudantes apaixonados por ciência e liderança são elegíveis para uma bolsa de estudos interdisciplinar de ciências. Este programa é destinado a estudantes interessados em explorar uma especialização […] A bolsa cobre a mensalidade integral e está disponível para estudantes com necessidades financeiras comprovadas”, explicou a fundação.

A estudante explicou que receber a notícia da aprovação, foi inesquecível.

”Eu tinha certeza que seria rejeitada, quando abri a carta e vi que tinha recebido uma bolsa tão concorrida disparei a chorar e pular de felicidade. Minha família ficou extremamente feliz junto comigo. No dia seguinte fizeram uma homenagem para mim na minha formatura, eu realmente não esperava tanto carinho e apoio”, finalizou.

A estudante está realizando um sonho - Foto: arquivo pessoal

A estudante está realizando um sonho – Foto: arquivo pessoal

Por Monique de Carvalho – Só Notícia Boa – Com informações de Gazeta News.