Cientistas criam janela que gera energia solar em casa; mais barata e eficiente

As janelas que geram energia solar podem ser adaptadas em tamanhos e cores e são mais baratas que os painéis usados hoje – Foto: reprodução EPFL Cientistas suíços...

Cientistas suíços criaram janelas que funcionam como painéis fotovoltaicos e geram energia solar em casa. Outra notícia boa: as janelas são revestidas por corante (DSC), também conhecido como célula de Grätzel, o que reduz bastante o custo.

A equipe conseguiu aumentar a eficiência de conversão de energia dos DSCs para 15% sob luz solar direta e 30% em condições de luz ambiente.

“Nossas descobertas abrem caminho para o acesso fácil a DSCs de alto desempenho e oferecem perspectivas promissoras para aplicações como fonte de alimentação e substituição de bateria para dispositivos eletrônicos de baixa potência que usam a luz ambiente como fonte de energia”, escreveram os autores do estudo, publicado na revista científica Nature.

Os DSCs são transparentes, podem ser fabricados em várias cores com baixo custo e já estão sendo utilizados em claraboias, estufas e fachadas de vidro.

Além disso, versões leves e flexíveis de DSCs agora são vendidas comercialmente em larga escala para alimentação elétrica de dispositivos eletrônicos portáteis.

Energia sustentável e barata

O custo baixo para fabricar e instalar as janelas, permite que mais pessoas tenham acesso à energia solar.

Além disso, dá para personalizar as janelas para que elas se adaptem perfeitamente aos diferentes tipos de ambientes.

Tecnologia será melhorada

Agora, cientistas do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL) desenvolveram uma maneira de melhorar os painéis para que o desempenho deles seja ainda melhor.

O projeto pretende gerar energia elétrica movendo elétrons do fotossensibilizador para uma saída elétrica como um dispositivo ou uma unidade de armazenamento.

Veja como as janelas inovadoras funcionam:

Os painéis são adaptáveis a centros comerciais e residências - Foto: reprodução EPFL

Os painéis são adaptáveis a centros comerciais e residências – Foto: reprodução EPFL

Por Só Notícia Boa – Com informações de Sunny Skyz