Mostra evidencia corpos femininos sem padrão estético

Segue aberta a Mostra Fotográfica Poesia da Sombra II – Diversidade, do fotógrafo Hugo Taques, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, em Maceió e também de forma virtual. Com...

Segue aberta a Mostra Fotográfica Poesia da Sombra II – Diversidade, do fotógrafo Hugo Taques, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, em Maceió e também de forma virtual. Com a temática nu artístico feminino, as 50 imagens captadas pelo profissional possuem a sutileza típica de um mestre da arte visual que agrega ao trabalho a sensibilidade de uma alma poética o suficiente para focar o belo em corpos femininos, independentemente do padrão estético.

A exposição é uma leitura da diversidade estética do gênero, onde, pelas imagens, o autor revela destaques fascinantes em cada corpo, como o sobrepeso, as rugas, a flacidez e os traços que remetem a uma estética masculina realçando incrivelmente o sexo oposto, traduzindo a mensagem do acolhimento das diferenças, o que tem sido desafiador para a contemporaneidade.

Segundo o curador da exposição, Fredy Correia, esta segunda mostra faz parte de uma trilogia sobre a temática para a qual Hugo já começou captar imagens e planejar a terceira. “Dessa vez, foram convidadas e fotografadas dez mulheres cuiabanas e maceioenses de diferentes biotipos, idade, orientação sexual e etnia, dando ênfase à diversidade”, explica.

O olhar do artista mostra que sensualidade e beleza são valores subjetivos e não são exclusivos de nenhuma tipologia. “Foi um trabalho de muita sensibilidade e delicadeza no trato com as fotografadas. Exigiu confiança mútua, desde o convite para participação do projeto, passando pelas sessões de fotos no estúdio, até a seleção das imagens,” disse Taques.

Taques, que é natural de Mato Grosso, mas radicado em Maceió- AL, há 16 anos, revela que a exposição Poesia da Sombra II – Diversidade,  tem uma proposta totalmente inclusiva e aborda questões sensíveis atuais, por vezes polêmicas e permeadas de preconceitos, como a mulher trans, a mulher idosa, negra, magra, plus size e também as portadoras de deficiência física. “Todas elas são reveladas em seus traços mais fortes de plena beleza e naturalidade”, resume o artista.

Poesia da Sombra II – Diversidade ficará aberta à visitação até o dia 13 de setembro. As obras também podem ser visitadas de forma virtual, para isso basta acessar o endereço http://www.diteal.al.gov.br/tour360/ e fazer o tour 360 graus observando em detalhes cada uma das 50 fotografias.

Sobre Hugo Taques

O artista é formado em História pela UFMT e fotógrafo há mais de 20 anos; aos 63 mantém sua paixão por ambas as áreas, inclusive ministra palestras sobre História da Arte e Fotografia Contemporânea. Ele costuma dizer que sua relação com a fotografia é orgânica e que está em constante busca de conhecimentos para se manter vivo e atual.

Sua primeira exposição individual em Maceió aconteceu em maio de 2015, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas – MISA. Foram 30 fotos com modelos magras, altas e jovens.

SERVIÇO:

O quê: Exposição Fotográfica (física e virtual) Poesia da Sombra II – Diversidade, por: Hugo Taques (fotógrafo)

Onde: Presencial:  Complexo Cultural Teatro Deodoro (Praça Deodoro – Centro – Maceió)

Virtual: http://www.diteal.al.gov.br/tour360/

Quando: Até 13 de setembro de 2021. (Agendamento de visitas guiadas a grupos de escolas e instituições sociais pelos telefones: (82)3315-5660, 98884-6885 e pelo e-mail: escolasditeal@gmail.com)

Horário: De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Aos sábados, das 10h às 13h.

Por Assessoria