Em 18 dias, 36 pacientes que estavam internados com Covid-19 no Hospital São Benedito recebem alta

O número de altas vem crescendo e a taxa de ocupação de leitos de enfermarias e UTIs caindo nas unidades referências Trinta e seis pacientes que estavam internados...

O número de altas vem crescendo e a taxa de ocupação de leitos de enfermarias e UTIs caindo nas unidades referências

Trinta e seis pacientes que estavam internados em leitos de enfermaria no Hospital Municipal São Benedito, em Cuiabá, tiveram alta até a segunda-feira (17). As informações são da Ouvidoria da unidade hospitalar, que ainda registrou de ontem para hoje sete altas hospitalares. Os momentos foram comemorados pela equipe que atua no hospital através de fotos.

Uma delas foi a idosa Lucia Maria Thums, de 73 anos, que ficou internada há 60 dias no hospital, após ter sido acometida com o vírus. A paciente que mora com a amiga, Iris Barbosa de Oliveira, teve alta no dia 10 de maio. “Graças a Deus ela está bem lúcida, só falta sair correndo. Nós somos só gratidão por ter ela em casa depois de tanto tempo, estávamos todos em oração por ela, nunca perdemos a esperança de vê-la recuperada”, disse Iris.

O número de altas vem crescendo, e a taxa de ocupação de leitos de enfermarias e UTIs caindo nas unidades referências no tratamento contra a Covid – antigo Pronto-Socorro e São Benedito –, desde o final de março, após o pico de novos casos da doença, que já chegou a ultrapassar os 200%. Esta semana a taxa de ocupação não passou de 40%. “Tudo é reflexo do nosso compromisso com a saúde pública, do empenho e trabalho de toda equipe em prol da população cuiabana, que está sendo vacinada e recebendo o tratamento em casos mais leves, nas unidades de Atenção Básica da Capital e nos mais graves nos dois hospitais e Upas, com atendimento 24h”, ressaltou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Iracema Ferreira de Matos, de 80 anos, foi outra que comemorou a alta hospitalar, após passar nove dias internada na unidade de saúde, com cerca de 50% do pulmão comprometido ao contrair o vírus. A filha da idosa, Luiza Flavia de Matos, comemorou o retorno da mãe para casa e relatou os momentos de medo e oração pelo qual todos os familiares passaram na última semana.

“Foram dias difíceis, foram muitas orações da família e de amigos e como Deus é maravilhoso restaurou a vida da minha vida. Nós ficamos em pânico, chorávamos muito e clamamos a Deus a todo momento, porque a gente tem visto aí toda hora famílias sofrendo com perdas por causa dessa doença e a gente ficou desesperado. Mas buscamos consolo e apego em Deus, a luta não foi fácil, mas não baixamos a cabeça. Minha mãe passou pelo vale da sombra da morte e sobreviveu, muitos não tiveram essa sorte, só temos que agradecer a Ele por essa dádiva”, afirmou ela.

Ampliação das vagas

Equipado pela gestão Emanuel Pinheiro com 60 leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) e mais 20 clínicos de estabilização, o hospital faz parte do Plano de Mitigação da Capital e passou a atuar este ano como apoio ao Hospital Referência (antigo Pronto-Socorro), além de 40 leitos de enfermarias exclusivamente para a doença.

Além do reforço na terapia intensiva com o Hospital São Benedito, Cuiabá conta ainda com mais 102 leitos de enfermaria exclusivas para pacientes com covid-19, sendo 18 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, 25 leitos na Policlínica do Verdão, 26 na UPA Sul, que fica no bairro Pascoal Ramos.

Por Prefeitura de Cuiabá