Por: NATHANYGOMES
O conceito da palavra gratidão significa o reconhecimento por algum benefício recebido. Mas, você deve estar me perguntando o que eu quero dizer com isso? É muito simples. O ato de ser grato pode estar ligado ao simples fato de você estar lendo esse artigo agora.
Diante do momento atual, marcado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que carrega como ‘marca’ o recorde de casos confirmados e mortes pela doença, estar vivo é um motivo grandioso e valoroso que refere-se à gratidão.
Conforme noticiado diariamente, o vírus tem mostrado que não é somente as pessoas classificadas no grupo de risco ou que possuem algum tipo de comorbidade que tem sido suas vítimas fatais. Crianças, adolescentes, jovens e adultos tiveram suas vidas ceifadas pela enfermidade e, junto com ela, sonhos e futuros brilhantes também foram enterrados.
Para que vidas sejam salvas todos os dias diante do inimigo invisível denominado de novo coronavírus, muitos heróis, aqueles de carne e osso, assim como nós, precisam ‘sacrificar’ suas vidas para combater o bom combate.
Portanto, a gratidão está nos pequenos detalhes, desde abertura de nossos olhos ao acordamos até o término de mais um dia trabalho. A coisa mais importante da vida chama-se saúde, afinal, nos tempos atuais, quem a possui tem literalmente tudo.
Algumas precauções, aquelas recomendadas diariamente pelas autoridades de saúde, conhecidas como regras de biossegurança, mostrou que se cada um fizer direitinho o ‘seu dever de casa’, muito em breve voltaremos ao ‘novo normal’.
Agradeça a oportunidade de estar junto de quem ama, sejam eles família, amigos ou parentes. Quando o desânimo ou a tristeza te visitar, traga à memória as milhares de vidas que são ceifadas de forma tão severa por essa doença, que não permitiu sequer ao menos dar o último adeus.
A criatividade é essencial, afinal, aqueles que não têm medo das mudanças e estão dispostos a ser diferente e fazer a diferença, encontraram em meio ao ‘caos’, uma oportunidade de reinventar, pois como diz o ditado popular, o seguro morreu de velho, não de covid-19. Fique em casa, se cuide e não esqueça de agradecer.
Quando você respeita o isolamento social, forma mais eficaz de evitar a proliferação da doença, está fazendo o bem, não somente àqueles que ama, mas preservando a saúde até mesmo de desconhecidos. Além de ser um vencedor, por não ter sido contaminado pelo vírus.
A vida tem dessas coisas, de devolver a nós tudo aquilo que transmitimos, uma espécie de efeito espelho. A escolha é sua.
(*) NATHANY GOMES é jornalista em Cuiabá.
Assessoria