Indígenas produzem sandálias com látex da Amazônia e vendem pelo WhatsApp

Uma cooperativa informal de mulheres e homens indígenas encontrou uma maneira de aliar tecnologia e sustentabilidade para produzir sandálias orgânicas à base de látex extraído da Floresta Amazônica....

 

As sandálias da marca Ararinha são comercializadas via internet, com pedidos feitos pelo WhatsApp e entregues pelos Correios para todo o país.

As mulheres produzem os calçados e os homens colhem o látex – com o cuidado de deixar descansar as seringueiras após três tiragens. Quinze indígenas trabalham na produção. Dois homens na retirada do látex e treze mulheres na produção”, contou a designer dos calçados Ararinha, Daosha Vaxā Shawā (Pássaro Alegre), 52, em entrevista ao portal SóNotíciaBoa.

Mulheres indígenas vendem sandálias látex Amazônia

100% natural

Os calçados são feitos com látex puro, tingidos com terra e urucum. O solado tem pó de madeira e o bordado é feito com linha de palha de buriti. “São tingidas naturalmente, com argila de diversas cores e frutos da floresta”, afirma Daosha.

A designer garante que além da beleza das sandálias, elas são mais resistentes e confortáveis.

Mulheres indígenas vendem sandálias látex Amazônia

Confortáveis para os pés

“São extremamente mais confortáveis que os do mercado, porque a borracha ‘calça os pés’, ela se molda, não aperta e é extremamente leve. Eles parecem moldados diretamente nos pés, de tão bem ajustados… São de alta resistência, mais do que os calcados comuns, porque não descolam e não desbotam em contato com água”, garantiu.

A ideia de produzir as sandálias de látex surgiu há cerca de três anos, mas o processo de comercialização começou recentemente.

Mulheres indígenas vendem sandálias látex Amazônia

Como tudo começou

“Após mulheres indígenas receberem uma capacitação de como transformar o látex em folha de borracha, (FSA), senti a necessidade de criar calçados com esse material, fazendo uma experiência que deu certo, e juntamente com meu companheiro Txada Shawã e mais duas lideranças da aldeia Shawã Nãba , Yuvanã Shawã e kumawã Shawā, decidimos dar continuidade, aperfeiçoando cada vez mais os calcados”, disse.

Cada par custa R$ 150, preço único tanto para os modelos masculino quanto feminino. “Começamos a vender recentemente. Temos ainda uma produção bem pequena de 40 sandálias por mês, mas que vão aumentar gradativamente conforme os pedidos. Em breve a produção vai estender aos indígenas da mesma etnia da aldeia Novo Acordo, que fica próxima”, afirmou Daosha.

Mulheres indígenas vendem sandálias látex Amazônia

Pedidos

Veja outros modelos na página da Ararinha no Facebook.

Você também pode encomendar os calçados da marca Ararinha via WhatsApp: (11) 99910-7214.

Por Gabriel Pietro | Só Notícia Boa Com informações SNB/Fotos: Reprodução/Facebook Ararinha