Espetáculo “Cuiabá 300” é sucesso de público

Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, deu apoio institucional para a realização desse projeto de valorização à cultura cuiabana Com entrada...

Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, deu apoio institucional para a realização desse projeto de valorização à cultura cuiabana

Com entrada gratuita, uma média de 15 mil pessoas passaram pelo ginásio de esportes Verdinho, na grande CPA, para assistir ao espetáculo “Cuiabá 300”, neste final de semana. A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, deu apoio institucional para a realização desse projeto de valorização à cultura cuiabana.

A peça conta a história de uma terra de luta e vitória de Cuiabá, fundada em 08 de abril de 1719, pelo bandeirante paulista, Pascoal Moreira Cabral.

Encenada pela Cia. Cena Onze de Teatro, cerca de 270 pessoas entre atores e equipe técnica estiveram envolvidos com esse projeto que é dividido em 11 cenas, entre elas, a elevação de Cuiabá para a categoria de vila, o surto da varíola e a chegada da energia elétrica. Também fazem parte da peça famosos personagens como Jejé, Antonieta, a 1ª TV da capital e muitos outros momentos épicos da história da capital tricentenária.

O secretário da Pasta, Francisco Vuolo, explicou que a relevância e representatividade do tema, aliados ao padrão de qualidade das peças realizada pelo grupo e ao alcance social foram fatores preponderantes para que o Município fosse parceiro deste projeto.

“A Prefeitura de Cuiabá apoia os eventos que valorizam e divulgam a nossa cultura, seja na música, no teatro, na arte de maneira geral. O ano de 2019 foi um ano com muitas comemorações ao tricentenário e essa é mais dos lindos projetos que preparamos com muito amor para nossa população cuiabana”, afirmou o secretário.

O diretor-geral do espetáculo, Flávio Ferreira, explicou que a participação da Prefeitura foi imprescindível para que a apresentação fosse possível. “É muito importante a participação da Prefeitura, assim como a Lei de Incentivo à Cultura, os patrocinadores e parceiros pudemos contar com um espaço e infraestrutura adequada para o público”, disse.

Flávio contou ainda que a apresentação faz parte do calendário festivo da Prefeitura de Cuiabá em alusão aos 300 anos.

O espetáculo que tem a duração média de 1 hora e 5 minutos, foi escrito pelo historiador João Carlos Vicente Ferreira e teve entre o público selecionado para participar do evento reeducandos do sistema prisional, indígenas da etnia Xavante, detentos do regime semiaberto, do Sócio Educativo, pessoas assistidas pelas Casas Lares e trabalhadores do aterro sanitário.

“É importante lembrar que esse projeto não é de apenas entretenimento, mas também de cunho social, já que temos a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza”, explicou Flávio Ferreira.

Para a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Izabelle Fernandes, a oportunidade de contemplar todo o processo histórico de Cuiabá reproduzindo a realidade de séculos atrás foram únicos.

“Ficamos sabendo deste evento e viemos aqui para saber um pouco mais da história, dos detalhes que enriquecem o nosso trabalho. Como somos estudante de arquitetura temos um trabalho muito grande para intervenção do Centro histórico da cidade. Para nós, assistir à peça é uma oportunidade de ter a percepção da cidade contada por historiadores de Cuiabá, o sentimento das pessoas que viviam naquela época”, disse a estudante.

Participaram também do espetáculo a Associação Cultural Flor Ribeirinha e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso.

Por Prefeitura de Cuiabá 

Fotos Davi Valle