Colírio que reverte hipermetropia temporariamente pode substituir óculos de leitura

Os óculos de leitura podem ser em breve coisa do passado, graças a um novo tipo de colírio capaz de tratar a hipermetropia, um problema que dificulta a visão...

Os óculos de leitura podem ser em breve coisa do passado, graças a um novo tipo de colírio capaz de tratar a hipermetropia, um problema que dificulta a visão de objetos próximos.

Pessoas com hipermetropia precisam apertar os olhos para ver objetos próximos. Ler, escrever, trabalhar no computador ou desenhar por longos períodos pode causar fadiga ocular e dor de cabeça.

No início deste mês, a Orasis Pharmaceuticals, com sede em Israel, anunciou que seu colírio corretivo CSF-1 alcançou com êxito o objetivo primário de reverter temporariamente a presbiopia (ou vista cansada), que surge a partir dos 40 anos e acontece naturalmente devido o envelhecimento dos nossos olhos. A tecnologia pode ser estendida à hipermetropia, que atinge todas as faixas etárias.

Segundo a empresa, o CSF-1 foi responsável por uma melhoria significativa na correção da visão dos indivíduos estudados. Além disso, as gotas do colírio também demonstraram um perfil excepcional de segurança e tolerabilidade.

Colírio que reverte hipermetropia temporariamente pode substituir óculos de leitura 2
Foto: Reprodução/scmp.com

Em busca do alívio de sintomas da hipermetropia e presbiopia

“A conclusão bem-sucedida do estudo da Fase 2b é um marco significativo para a Orasis. Somos encorajados por esses resultados e pelo potencial do CSF-1 de melhorar a qualidade de vida das pessoas com tais distúrbios visuais”, afirmou Elad Kedar, CEO da Orasis.

“O CSF-1 pode potencialmente substituir os óculos de leitura e oferecer uma solução significativa para centenas de milhões de pessoas que vivem com hipermetropia relacionada à idade em todo o mundo.”

O estudo da Fase 2b foi considerado o mais amplo até agora, tendo contado com a participação de 166 pacientes de diversos centros de pesquisa dos EUA.

Colírio que reverte hipermetropia temporariamente pode substituir óculos de leitura 3

Elad Kedar disse em entrevista à Forbes que as gotas, que são feitas a partir de produtos químicos já encontrados em medicamentos comuns para os olhos, demonstraram reverter imediatamente a hipermetropia por várias horas.

“Agora estamos preparados para iniciar a fase 3 o mais rápido possível”, afirmou o CEO. “Os resultados foram consistentes. Estamos realmente empolgados com os próximos passos e trabalhando para colocar o produto completo no mercado o quanto antes.”

Fonte: GNN/Foto de capa: Lars Andreas, CC/Reprodução | Por Gabriel Pietro – Razões Para Acreditar