Ensaio reúne pessoas que passam ou já passaram pelo câncer de mama e leva o público a ver a família como um pilar muito forte para o tratamento do paciente.
O Outubro Rosa é uma campanha mundial que mobiliza milhões de pessoas. Segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2018, tivemos 58 mil novos casos de câncer de mama no Brasil!
Após enfrentar o câncer de mama em 2015, a jornalista Andréa Souza Vale, 54 anos, de Nova Iguaçu (RJ), lançou o Projeto Peito Aberto, voltado à conscientização sobre o câncer.
O projeto consiste em ensaio fotográfico e documentário com pessoas que passam ou já passaram pelo câncer de mama.
“Resolvi mostrar que ainda somos femininas mesmo depois da retirada da mama. Foi uma forma de dar um novo significado a minha vida”, contou ao Razões.
A importância da família no tratamento
Para este ano, o projeto trabalhou o tema ‘Família’ para retratar a sua importância no tratamento do paciente.
“Eu que já passei por isso sei o quanto é importante o apoio da família. Com ela, somos mais fortes”, disse Andréa.
Mas Andréa não faz sozinha esse lindo trabalho! O Projeto Peito Aberto é formado por fotógrafas, maquiadoras, manicures, cabeleireiras e assistentes de produção! Ao lado dela, tem também o marido Alessandro Swinder na produção executiva.
Confira o resultado deste lindo ensaio feito pelas fotógrafas Daniele Alves, Lívia Maria Souza de Freitas e Nathália Lemgruber.
“Trabalhamos com fotógrafas que se colocam no lugar das modelos. São fotógrafas com muita sensibilidade.”
Exposição do ensaio completo
Para quem quiser conferir o ensaio completo, as fotos estão em exposição no Shopping Nova Iguaçu na Av. Abílio Augusto Távora, número 1111, bairro da Luz, em Nova Iguaçu (RJ).
Por Jessica Souza