Semana do Trânsito inicia com blitz educativa e grupo de teatro em Cuiabá

O foco da intervenção foi a conscientização sobre o perigo da utilização do celular ao volante Com bom humor e interatividade, a Secretaria de Mobilidade Urbana deu início...

O foco da intervenção foi a conscientização sobre o perigo da utilização do celular ao volante

Com bom humor e interatividade, a Secretaria de Mobilidade Urbana deu início às ações da Semana Nacional do Trânsito, na quarta-feira (18). Em parceria com o grupo de teatro Cena 11 e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os agentes realizaram uma blitz educativa na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), em frente ao Shopping Pantanal.

De acordo com o titular da Pasta, Antenor Figueiredo, o foco da intervenção foi a conscientização sobre o perigo da utilização do celular ao volante. “Esta, além de ser uma infração gravíssima, é a segunda maior causadora de acidentes de trânsito no mundo. E o alerta não é apenas para os condutores. Os pedestres que atravessam a rua distraídos também precisam ter o mesmo cuidado”, afirmou

A Semana Nacional do Trânsito se estende até o dia 25 de setembro e conta com outras ações distribuídas entre palestras em empresas e unidades educacionais e blitzes pela cidade. O trabalho, realizado ao longo de todo o ano, ganha reforço durante este mês, segundo a supervisora de Educação para o Trânsito da Semob, Luciana Melo.

“Essa parceria com o Cena 11 nos ajuda a apontar o erro dos motoristas de uma maneira mais leve, mostrando que temos que rever nossos conceitos nos trânsito, que não podemos brincar com a vida. Assim como bebida e direção não combinam, celular e direção também não combinam”, diz.

A série de ações será encerrada com na região da Praça Popular, com blitz educativa realizada junto ao Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e Detran.  É o que explica a gerente de ações educativas do órgão, Rosane Polzl. “O objetivo é conscientizar sobre a Lei Seca e estimular a cultura do motorista da rodada. Este trabalho em conjunto é mais efetivo porque estamos todos lutando pela mesma causa”, conta.

A SEMANA

A Semana Nacional do Trânsito será realizada em todo o país dos dias 18 a 25 de setembro, com uma série de atividades educativas. O objetivo é conscientizar os condutores de veículos e pedestres sobre a segurança no trânsito e os índices alarmantes de mortes e sequelas provocadas por acidentes. As atividades são organizadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Detrans de todo o país, além de uma série de parceiros e simpatizantes da causa. O tema da campanha deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”.

O Dia Nacional do Trânsito é celebrado todos os anos em 25 de setembro, mesmo mês de promulgação da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no ano de 1997. Essa lei surgiu para aumentar o rigor nas fiscalizações das vias de tráfego do Brasil e para substituir a lei antiga, datada de 1966.

Por Prefeitura de Cuiabá

Fotos Gustavo Duarte