Em 2022, 2,5 mil pessoas morreram em acidentes do trabalho no Brasil O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, lançou nesta quinta-feira (18), em Brasília, a Campanha...

Em 2022, 2,5 mil pessoas morreram em acidentes do trabalho no Brasil

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, lançou nesta quinta-feira (18), em Brasília, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2024 (Canpat) com o tema Segurança em Máquinas e Equipamentos. A mobilização tem o objetivo conscientizar empresas e trabalhadores sobre a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho.

Durante a solenidade, Marinho defendeu a modernização dos parques produtivos, onde existem maquinários envelhecidos e sucateados, com apoio de financiamentos de bancos públicos, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil (BB) e debate com as confederações das empresas.

“Se é verdade que máquinas e equipamentos estão provocando, na escala de acidentes, a maioria deles, alguma coisa está errada lá nas plantas [industriais]. Se a gente não atacar esse processo, não há campanha nem sensibilização que resolva se o equipamento está inadequado”, disse,

O ministro do Trabalho e Emprego apresentou outro desafio, a conscientização do trabalhador para o uso de equipamentos de segurança e de proteção individual (EPI). “Vemos situações onde o próprio operador tira a proteção porque acha que está atrapalhando a produtividade e quer produzir mais. Isso é uma aberração, essa ausência de consciência da sua própria proteção”, alertou.

O coordenador da bancada dos trabalhadores na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) e representante da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Washington Santos, lembrou de trabalhadores com sequelas e daqueles que perderam a vida devido a acidentes ocupacionais. “Nós não temos vida de videogame. Quando se está na fábrica, na construção, na indústria, se acontecer alguma coisa, não há volta. Vacilou? Morre!”, resumiu.

A Canpat ocorre até dezembro em todo país, com a realização de eventos públicos nos estados para sensibilização de trabalhadores e empregadores sobre os cuidados com a segurança, fortalecendo a cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho no Brasil.

Acidentes

Dados divulgados pelo MTE em 2023 revelam que, em 2022, o número total de acidentes de trabalho no Brasil foi de 612,9 mil, o que resulta na média de 69 acidentes por hora ou 1,15 acidente por minuto. No ano passado, do total de acidentes, 2.538 resultaram em mortes de trabalhadores e quase 19 mil incapacitações permanentes. No caso dos trabalhadores formais incapacitados, esses recebem o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em 2013, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou que o mundo perde 4% do Produto Interno Bruto (PIB) em decorrência de acidentes e doenças do trabalho. No Brasil, com base no PIB do ano de 2022, a estimativa apresentada pelo MTE é de que os prejuízos gerados pelos acidentes de trabalho podem ter alcançado a cifra de R$ 396 bilhões, com custos e perdas para empregados, empresas, poder público e a sociedade em geral.

Fonte: Agência Brasil


Qualificação para jovens e adultos nas áreas de vendas, gestão, beleza, eventos, gastronomia, saúde, turismo e tecnologia Moradores de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, a 65 km da...

Qualificação para jovens e adultos nas áreas de vendas, gestão, beleza, eventos, gastronomia, saúde, turismo e tecnologia

Moradores de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, a 65 km da capital, interessados em capacitação para se destacar no mercado de trabalho e garantir um futuro promissor, encontram no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) 279 vagas abertas em 21 turmas de cursos profissionalizantes totalmente gratuitos.

Há qualificação nas áreas de vendas, gestão, tecnologia da informação, eventos, gastronomia, turismo, hospedagem, beleza e saúde para jovens, a partir dos 15 anos, e adultos de todas as idades. Cada formação exige um nível de escolaridade mínimo para matrícula, mas, em geral, é necessário o Ensino Fundamental incompleto. Confira os pré-requisitos no final desta matéria.

Os cursos terão duração de 15 até 200 horas-aula, indo de três semanas até 6 meses de formação. Em Cuiabá, onde a instituição possui dois centros de educação profissional, estão abertas as inscrições para 204 vagas. São 80 oportunidades de qualificação no Senac do bairro Boa Esperança em cursos de ‘Relacionamento com o Cliente e o Pós-Venda’, ‘Limpeza de Pele’, ‘Gestão de Perdas na Logística’, ‘Maquiador’, ‘Condutor Ambiental Local’, ‘Cerimonial e Protocolo para Eventos’.

Já na unidade ‘Quantum’, localizada na região do Porto, são ofertadas outras 124 para ‘Serviços de Recepção, Acomodação e Orientação do Cliente’, ‘Recepcionista em Meios de Hospedagem’, ‘Técnicas de Prevenção de Perdas no Varejo, Atacarejo e Atacado’, ‘Camareira(o) em Meios de Hospedagem’, ‘Técnicas de Recepção em Meios de Hospedagem’, ‘Assistente de Recursos Humanos’, ‘Empreendedorismo Digital’, ‘Cerimonial e Protocolo para Eventos’, ‘Tecnologias para Big Data’ e ‘Fundamentos do Python I’.

Nestes dois casos, os interessados podem procurar presencialmente o Senac. Para realizar a matrícula é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovantes de endereço e de escolaridade. Pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhadas de um responsável legal.

Outras informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento, via WhatsApp (65) 9 9917-6023, disponível para atendimentos das 7h15 às 19h45, de segunda a sexta-feira

Chapada dos Guimarães

Em Chapada, o Senac-MT, em parceria com a Prefeitura Municipal, está com inscrições abertas para 75 vagas nos cursos de ‘Preparo de Salgados’, ‘Assistente de Pessoal’, ‘Empreendedorismo Digital’ e ‘Maquiador’.

As matrículas estão sendo feitas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Flor do Cerrado, no bairro Mirantinho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h. Outras informações pelo telefone (65) 99232-8431.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Confira abaixo a relação completa de cursos disponíveis por cidade/unidade:

📚 Cuiabá | Boa Esperança

📝 Relacionamento com o Cliente e o Pós-Venda (7 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 16 anos, com Ensino Fundamental completo
Data de início: 20 de abril
Aulas: sábados, das 8h às 12h

📝 Limpeza de Pele | matutino (3 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 18 anos, ter cursado ou estar cursando ensino técnico ou superior na área de Estética
Data de início: 20 de abril
Aulas: sábados, das 7h30 às 11h30

📝 Limpeza de Pele | vespertino (12 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 18 anos, ter cursado ou estar cursando ensino técnico ou superior na área de Estética
Data de início: 20 de abril
Aulas: sábados, das 13h às 17h

📝 Gestão de Perdas na Logística (22 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 16 anos, com Ensino Fundamental completo
Data de início: 20 de abril
Aulas: sábados, das 7h30 às 12h30

📝 Maquiador (12 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 16 anos, com Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo
Data de início: 25 de abril
Aulas: segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 11h30

📝 Cerimonial e Protocolo para Eventos (8 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 16 anos, com Ensino Fundamental completo
Data de início: 3 de maio
Aulas: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30

📝 Condutor Ambiental Local (16 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 18 anos, com Ensino Fundamental completo
Data de início: 20 de maio
Aulas: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30

📍 Localização: avenida Edgar Vieira (rua Um), n.º 1.625, Boa Esperança
⌚ Horário de funcionamento: 7h30 às 22h

📚 Cuiabá | Quantum

📝 Serviços de Recepção e Acomodação e Orientação do Cliente (8 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 16 anos, com Ensino Fundamental completo
Data de início: 22 de abril
Aulas: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30

📝 Recepcionista em Meios de Hospedagem (19 vagas)
Pré-requisitos: no mínimo, 16 anos e estar cursando o 1º ano do Ensino Médio
Data de início: 22 de abril
Aulas: segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30

📝 Técnicas de Prevenção de Perdas no Varejo, Atacarejo e Atacado (8 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 16 anos, com Ensino Fundamental completo
Data de início: 23 de abril
Aulas: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30

📝 Camareira(o) em Meios de Hospedagem (12 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 18 anos, com Ensino Médio (podendo ser incompleto)
Data de início: 23 de abril
Aulas: terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h30

📝 Técnicas de Recepção em Meios de Hospedagem (12 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 17 anos
Data de início: 23 de abril
Aulas: terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30

📝 Assistente de Recursos Humanos (13 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 15 anos, com Ensino Médio (podendo ser incompleto)
Data de início: 23 de abril
Aulas: terças e quintas-feiras, das 8h às 11h

📝 Empreendedorismo Digital (12 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 16 anos, com, no mínimo, o 6º do Ensino Fundamental
Data de início: 10 de junho
Aulas: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30

📝 Cerimonial e Protocolo para Eventos (18 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 16 anos, com Ensino Fundamental completo
Data de início: 13 de maio
Aulas: segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 11h30

📝 Tecnologias para Big Data (7 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 17 anos, com Ensino Médio (podendo ser incompleto)
Data de início: 5 de junho
Aulas: quartas e sextas-feiras, das 18h às 21h

📝 Fundamentos do Python I (15 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 15 anos, com Ensino Fundamental completo
Data de início: 6 de junho
Aulas: terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30

📍 Localização: avenida Tenente Coronel Duarte, n.º 2.140, Centro Sul
⌚ Horário de funcionamento: 7h às 22h

📚 Chapada dos Guimarães | CRAS Flor do Cerrado

📝 Preparo de Salgados (15 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 16 anos, com Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo
Data de início: 29 de abril
Aulas: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30

📝 Assistente de Pessoal (20 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 15 anos, com Ensino Médio (podendo ser incompleto)
Data de início: 13 de maio
Aulas: segunda a sexta-feira, das 19h às 22h

📝 Empreendedorismo Digital (20 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 16 anos, com, no mínimo, o 6º do Ensino Fundamental
Data de início: 10 de junho
Aulas: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30

📝 Maquiador (20 vagas)
Pré-requisitos: a partir dos 16 anos, com Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo
Data de início: 1º de julho
Aulas: segunda a sexta-feira, das 19h às 22h

📍 Localização: rua Mirante, n.º 1.208, Mirantinho
⌚ Horário de funcionamento: 8h às 11h e das 13h às 18h

Fonte: Senac-MT


A 5ª edição do ‘Festival da Pamonha’, uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá – por meio das Secretarias de Turismo, Mobilidade Urbana e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico –...

A 5ª edição do ‘Festival da Pamonha’, uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá – por meio das Secretarias de Turismo, Mobilidade Urbana e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico – e em parceria com a comunidade do Rio dos Peixes, terá atrações para todos os gostos. A festança começará sempre às 8h e será realizada de 19 a 21 de abril, no km 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). Nesta quinta-feira,18, às 16h30, será realizada a apresentação da iniciatica à imprensa.

Serão mais de 20 tipos de pamonhas simples, com valor a partir de R$ 10. O preço do milho cozido será de R$ 8. Já o tradicional curau terá custo de R$ 10. O espaço também contará com outras delícias da culinária, como as tradicionais galinha com arroz e costelinha de porco com arroz.

O evento também contará com rica programação cultural: entre as atrações, os artistas Nico e Lau, que se apresentarão na sexta-feira (19), Anselmo e Rafael no sábado (20) e Roberto Lucialdo, no domingo, todos das 18h às 20h. Além disso, o comércio local, que já conta com suas próprias atrações musicais, estará aberto.

PROGRAMAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DA PAMONHA COMUNIDADE RIOS DOS PEIXES

1º DIA DO FESTIVAL – SOLENIDADE DE ABERTURA OFICIAL COM AUTORIDADES

DATA: 19/04 (sexta-feira)

HORÁRIO: 8h às 18h

FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho

APRESENTAÇÃO CULTURAL

HORÁRIO: 18h às 20h

SHOW COM A DUPLA NICO & LAU

2º DIA DO FESTIVAL

DATA: 20/04 (sábado)

HORÁRIO: 8h às 18h

FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho

APRESENTAÇÃO CULTURAL

HORÁRIO: 18h às 20h

SHOW DA DUPLA ANSELMO & RAFAEL

3º DIA DE FESTIVAL/ENCERRAMENTO

DATA: 21/04 (domingo)

HORÁRIO: 8h às 18h

FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho

APRESENTAÇÃO CULTURAL

HORÁRIO: 18h às 20h

SHOW COM ROBERTO LUCIALDO

CARDÁPIO DO 5º FESTIVAL DA PAMONHA

PRODUTOS DERIVADOS DO MILHO:

Pamonhas doces, de sal, temperada com jiló e linguicinha apimentada

Bolo de milho, curau, caldo de kenga, entre outros sabores tradicionais e derivados do milho

Comidas típicas cuiabanas

A feira contará ainda com a  venda de artesanatos.


A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está implementando o Programa “Escola Verde” nas unidades escolares da rede municipal de Várzea Grande. A iniciativa foi aprovada pela...

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está implementando o Programa “Escola Verde” nas unidades escolares da rede municipal de Várzea Grande. A iniciativa foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Kalil Baracat.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o programa está em fase de inserção e expansão nas unidades escolares por meio da equipe de Educação Ambiental da Superintendência Pedagógica da SMECEL, visando promover ações de conscientização dentro do ambiente escolar, com atividades voltadas à promoção da preservação do meio ambiente e das questões relacionadas à sustentabilidade.

“A rede municipal já vem realizando ações voltadas às questões do meio ambiente, como a parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), que já realiza atividades com os alunos da nossa rede no Parque Municipal Bernardo Berneck e também nas escolas. O Programa vem para consolidar e garantir a promoção da Educação Ambiental nas escolas do município, garantindo qualidade, conteúdo e informação aos nossos alunos”, declarou.

Para a superintendente pedagógica, Luz Marina Coelho, o Programa “Escola Verde” se destaca por um conjunto de ações educativas que irão reforçar o conceito da preservação ambiental não apenas nas dependências da escola, mas também em todo seu entorno. Entre as atividades propostas estão apresentações artísticas de dança, teatro, rodas de conversa com temas relacionados a importância das árvores, o correto descarte do lixo, além de atividades em sala de aula para incentivar os estudantes a expressarem sua compreensão sobre o meio ambiente através de desenhos, pinturas, poemas e redações.

Educação Ambiental na Escola da rede municipal – Apesar de não ser uma disciplina, muitas instituições de ensino promovem a educação ambiental atrelado às aulas de Ciências da Natureza, principalmente por meio de matérias como: Biologia, Química e Física. Existem diversos motivos que enfatizam a importância da educação ambiental na escola como por exemplo, a preservação dos recursos naturais do planeta e reafirmar a importância do meio ambiente.

Reafirmar a importância do meio ambiente é um dos motivos que justifica inserir a educação ambiental nas escolas. É comum que as instituições de ensino realizem ações para falar do tema em datas comemorativas como: Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Amazônia, Dia da Árvore e etc. No entanto, a realização de atividades fora desses períodos ajuda a enfatizar a seriedade do assunto.

A importância da educação ambiental na escola está ligada ao fato de promover consciência ecológica relacionado, por exemplo, à preservação dos recursos naturais. Durante as atividades, os estudantes aprendem como as ações, que visam a preservação da água, florestas, animais e tudo encontrado na natureza, são necessárias à sobrevivência das gerações futuras.


Certificação nacional foi entregue nessa terça-feira (16.04), em evento realizado em Brasília Mato Grosso recebeu, nesta terça-feira (16.04), o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal...

Certificação nacional foi entregue nessa terça-feira (16.04), em evento realizado em Brasília

Mato Grosso recebeu, nesta terça-feira (16.04), o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal (Selo Resgata) da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), ligada ao Ministério da Justiça. O Selo Resgata foi entregue ao presidente da Fundação Nova Chance (Funac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Winkler de Freitas Teles, e à diretora executiva da instituição, Beatriz Dziobat, durante  6º Seminário Nacional de Trabalho no Sistema Penal, em Brasília.

O Selo Resgata tem o propósito de incentivar, estimular e reconhecer as organizações que empregam pessoas em privação de liberdade, internadas, em cumprimento de alternativas penais e egressas do sistema prisional.

“Ficamos muito felizes, pois é a primeira vez que Mato Grosso recebe a certificação nacional da Senappen através do Selo Resgata. Esse importante trabalho de reintegração social por meio do mercado de trabalho é resultado da parceria entre a Fundação Nova Chance, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Administração Penitenciária e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (GMF-MT) ”, afirmou o presidente da Funac, Winkler Freitas.

De Mato Grosso, a Fundação Nova Chance foi a única agraciada no 5º Ciclo, referente ao período de 2023/2024.

A diretora executiva Beatriz Diziobat afirmou que o reconhecimento é um incentivo à toda equipe da Fundação Nova Chance.

“Receber este Selo Resgata da Senappen é um estímulo para a continuidade de todo o trabalho que vem sendo realizado pela Funac. Nossa equipe está comprometida com a promoção da empregabilidade dos egressos do Sistema Penitenciário. Continuaremos a divulgar e ampliar nossos serviços com o ânimo necessário para o sucesso das ações, que é a inserção efetiva dessas pessoas no mercado formal de trabalho. Já estamos ansiosos pela próxima premiação”, disse.

Para receber o selo, é preciso cumprir alguns critérios, dentre os quais comprovar a contratação de pessoas em privação de liberdade, desenvolver iniciativas que contribuam para modificar a realidade socioeconômica deste público, realizar ações para que o trabalho tenha caráter educativo e produtivo, além de incentivar a formação escolar ou profissional dos presos trabalhadores.


Produções participam da mostra competitiva do evento; as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de abril Em sua 7ª edição, a Mostra de...

Produções participam da mostra competitiva do evento; as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de abril

Em sua 7ª edição, a Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso selecionará produções audiovisuais com protagonismo negro e indígena para o evento que acontece entre os dias 04 e 06 de julho, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário online (clique aqui) até o dia 26 de abril.

Realizada pelo Instituto Quariterê em parceria com o Instituto InRede, a Mostra conta com recursos do edital Viver Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Nesta edição o tema do evento é “Territórios e Territorialidades: disputa de narrativas” e contempla, além da exibição de filmes selecionados para a Mostra Competitiva, diversas oficinas e espaços de debates sobre pertencimentos e localidades.

Para a mostra competitiva podem se inscrever filmes de curta-metragens de todas as regiões do Brasil e de todos os gêneros (ficção, documentário, experimental, entre outros), desde que tenham sido lançados entre 2022 e 2024. Obrigatoriamente, a produções devem ter sido dirigidas e/ou realizadas por pessoas negras e indígenas.

A lista dos filmes selecionados será divulgada a partir do dia 9 de maio, no site do Instituto Quariterê (https://quaritere.com.br/site/) e também nas redes sociais. As produções participarão da mostra competitiva, disputando nas categorias de Melhor Filme de Ficção, Melhor Filme Experimental, Melhor Documentário e Melhor Videoclipe.

Neste ano, o prêmio oficial da  7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso, o Troféu Quariterito, será esculpido pela artista Patty Wolf.

De acordo com a fundadora do Aquilombamento Audiovisual Quariterê, Juliana Segóvia, a Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso surgiu como um movimento de contra-narrativa às produções mercadológicas que repercutem historicamente imagens raciais estereotipadas e pouco diversas sobre povos negros e indígenas.

“Ao ressaltar o protagonismo de produtores e realizadores, por vezes marginalizados, a intenção é debater e refletir sobre a presença do negro e indígena no audiovisual e as múltiplas possibilidades de narrar sobre corpos, territórios, anseios políticos, sociais e culturais”, conclui.

Serviço
7ª Mostra de Cinema Negro de MT
Prazo para inscrição: 26 de abril de 2024
Formulário para inscrição: AQUI
Regulamento: AQUI


Vanessa Kasy Sem fazer exercício físico e dormindo mal, com mais fome, mais vontade de comer alimentos palatáveis como carboidrato, doces e gorduras. Emocionalmente irritada, insatisfeita e cansada....

Vanessa Kasy

Sem fazer exercício físico e dormindo mal, com mais fome, mais vontade de comer alimentos palatáveis como carboidrato, doces e gorduras. Emocionalmente irritada, insatisfeita e cansada. O tempo todo conectada ao celular. Mas a exposição exagerada às telas, ao invés de “relaxar”, dificulta ainda mais o sono e contribui para um círculo vicioso em que o estresse se tornou vilão.

Consegue se reconhecer nesta cena cotidiana? Infelizmente, cerca de 90% da população mundial sofre com estresse, segundo dados dos últimos cinco anos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ajudar as minhas pacientes no processo de reeducação alimentar e emagrecimento, primeiro compreendemos o que é o estresse, para criamos estratégias para o gerenciamento dele, inclusive para que não se torne crônico.

Se não for tratado de forma adequada, o estresse pode gerar muitos problemas, entre eles cansaço, dores de cabeça e musculares, desajustes no sistema digestivo, irritabilidade, ansiedade, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares, depressão e até compulsão alimentar. Sabe aquela vontade irresistível de comer doce? Devorar hamburger com batata frita e refrigerante?

Aprender a gerenciar o estresse e as emoções que surgem a partir das questões do cotidiano é fundamental para que as pacientes consigam seguir a prescrição alimentar sem que isso seja vivenciado como um sofrimento. Infelizmente, hoje, grande parte da população brasileira sofre de sobrepeso ou obesidade justamente por não está conseguindo lidar com os estímulos estressantes de modo adequado e acabar descontando isso na comida.

O que fazer? Ter uma rotina organizada e planejada ajuda muito, começando pela rotina do sono: quantas horas você dorme, qual a qualidade do seu sono, está conseguindo se recompor ou acorda diariamente cansada? Pode parecer insignificante, mas um sono de má qualidade atrapalha muito o desempenho nas atividades diárias, afeta o humor e pode inclusive gerar mais fome.

Para facilitar e melhorar o sono, indico às pacientes que estabeleçam hábitos consistentes, como ir para a cama sempre no mesmo horário, criar um ambiente propício, mantendo o quarto escuro, silencioso e a uma temperatura agradável e incorporando atividades relaxantes, como leituras positivas e meditação.

Além disso, é importante evitar o uso do celular antes de dormir, pois o azul da tela dos aparelhos eletrônicos pode interferir na produção do hormônio melatonina que interfere nos padrões de sono. Acrescentar nessa rotina a prática de exercício físico regular é fundamental para ambos: regular o sono e gerenciar o estresse.

Entre outros hábitos saudáveis que contribuem na reeducação alimentar e no emagrecimento estão ingerir muita água, priorizar alimentos nutritivos e saudáveis e atividades de descompressão (leitura, ouvir música, estar com a família, contato com a natureza e momentos de autocuidado).

As pacientes costumam passar por um processo de transformação ao longo desse processo, inclusive mudam o paladar e passam a gostar muito mais de salada, frutas e legumes. Mesmo com apoio nutricional, essa “jornada” só é possível quando a pessoa se propõe a viver o desafio do autoconhecimento, da autorregulação emocional e da autorresponsabilidade.

Talvez seja necessário o suporte de outros profissionais, como psicólogo, psiquiatra e outros médicos. Mas independente da situação em que esteja inserida, não se cobre tanto. Tem uma frase que me ajudou e venho utilizando como mantra diário para obter excelentes resultados: “Primeiro faz, depois melhora”. Porque não evoluímos nada que não tenhamos começado. Apenas dê o primeiro passo!

Vanessa Kasy, nutricionista com formação na UFMT e pós-graduação em Comportamento Alimentar.


Para João Paulo Cristofolo Jr., o canabidiol (CBD) pode proporcionar benefícios às condições psiquiátricas como ansiedade e depressão O ator Marcelo Serrado revelou, no início desse mês, que...

Para João Paulo Cristofolo Jr., o canabidiol (CBD) pode proporcionar benefícios às condições psiquiátricas como ansiedade e depressão

O ator Marcelo Serrado revelou, no início desse mês, que é adepto da Cannabis medicinal para tratar sua ansiedade. Segundo o ator, o uso do medicamento alternativo começou durante a pandemia, após ter uma crise de ansiedade. Marcelo afirma utilizar a versão em óleo na parte da manhã e à noite por recomendação médica. Para João Paulo Cristofolo Jr., médico e sócio-fundador do Grupo CONAES Brasil de Educação Médica, a busca por tratamentos alternativos e complementares tem crescido substancialmente nos últimos anos, refletindo uma mudança na percepção pública e no interesse pela Cannabis para fins medicinais.

“Estamos observando um aumento significativo no número de pacientes interessados em explorar os potenciais benefícios da Cannabis para diversas condições, incluindo, dor crônica, insônia e condições psiquiátricas como ansiedade e depressão. Este aumento reflete uma tendência mais ampla observada na prática médica, onde a Cannabis medicinal vem sendo utilizada como uma opção terapêutica potencial para pacientes que não tiveram sucesso com tratamentos convencionais ou que buscam alternativas com perfis de efeito colateral mais favoráveis”, explica o médico.

Dr. João Paulo explica que canabidiol (CBD), um dos principais componentes da cannabis, tem sido estudado por suas propriedades ansiolíticas. O CBD interage com o Sistema Endocanabinoide do corpo, que desempenha um papel na regulação do humor, do sono e da resposta ao estresse. Estudos clínicos e pré-clínicos sugerem que o CBD pode ajudar a reduzir a ansiedade em condições como no transtorno de ansiedade generalizada. Um dos mecanismos propostos envolve a modulação dos níveis de serotonina, um neurotransmissor que tem um papel central na regulação do humor. Ao contrário de muitos ansiolíticos convencionais, o CBD não parece causar dependência ou efeitos colaterais significativos, tornando-o uma opção atraente para pacientes.

O ator afirmou que o uso da Cannabis medicinal não é um tabu em casa, principalmente por sua mãe, falecida em 2023, ter usado o canabidiol para o tratamento de Alzheimer. Ele relatou em entrevista que sua mãe apresentou diminuição na frequência de crises da doença e ficava menos ansiosa.

“Enquanto os ansiolíticos tradicionais, como benzodiazepínicos, são eficazes para muitos pacientes, eles também estão associados a riscos de dependência, tolerância, e uma série de efeitos colaterais que podem incluir sedação, diminuição da coordenação motora, e deterioração cognitiva a longo prazo. Em contraste, o CBD oferece um perfil de segurança promissor, com evidências indicando um risco menor de dependência e efeitos colaterais mais brandos, porém, vale lembrar que também não estão livres de riscos, assim só devem ser usados após avaliação e prescrição médica. Além disso, o CBD pode oferecer benefícios terapêuticos adicionais, como propriedades anti-inflamatórias e neuroprotetoras, que não são encontrados na maioria dos ansiolíticos convencionais”, pontua Dr. João Paulo.

Além de Marcelo Serrado, outras grandes personalidades também já revelaram que usavam o canabidiol (CBD) para controlar a ansiedade e até mesmo ajudarem na rotina do sono. Uma delas é Kim Kardashian: a socialite afirmou que trocou o seu ansiolítico por balas de goma CBD para conseguir dormir melhor, já que antes precisava utilizar pílulas para o tratamento de insônia. Já a top model Alessandra Ambrósio revelou usar o óleo no dia anterior de desfiles importantes, “minha mente fica muito ansiosa, então uso o óleo de Cannabis para relaxar e conseguir dormir melhor”, afirmou.

“Muitas pessoas podem ver que celebridades usam o Cannabis e acreditam que essa pode ser a melhor solução para elas. É importante destacar que a decisão de utilizar Cannabis medicinal como tratamento deve ser tomada com base em uma compreensão profunda da condição do paciente, do perfil de eficácia e segurança dos tratamentos disponíveis, e em um diálogo aberto e informado entre o médico e o paciente. A pesquisa científica sobre a Cannabis e seus componentes ainda está em andamento, e continuo a acompanhar de perto os desenvolvimentos neste campo para garantir que minhas práticas reflitam as evidências mais atuais e os padrões éticos da medicina”, explica João.

Sobre João Paulo Cristofolo (@doutorjoao):

João Paulo Cristofolo Jr. é médico e prescritor de Cannabis medicinal.

Formado pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Fundador e Coordenador Geral do Grupo CONAES Brasil de Educação Médica (desde 2016).

O Grupo CONAES, pioneiro em educação médica sobre Cannabis no Brasil, também oferece uma gama diversificada de cursos além do foco em cannabis, formando uma comunidade robusta de médicos para prescrição segura e práticas clínicas avançadas. Este ecossistema educativo preenche uma lacuna na formação médica, integrando conhecimento atualizado e suporte profissional.


Em mais de uma oportunidade prometi aqui neste espaço comentar sobre as questões espirituais envolvidas na onda da covid 19. Sempre fiquei em dúvida, porque o lado espiritual...

Em mais de uma oportunidade prometi aqui neste espaço comentar sobre as questões espirituais envolvidas na onda da covid 19. Sempre fiquei em dúvida, porque o lado espiritual desse fenômeno acaba sendo disruptivo e poderia gerar discussões que não interessam.

Mas o movimento da pandemia foi tão grande e tão abrangente que imaginei que poderia arriscar, sem ser crucificado. Mas, se for, fazer o que?

De tempos em tempos o planeta sofre disrupções e muda. No caso da covid, houve uma diferença. Pegou o mundo inteiro desprevenido. Não poupou países de economia rica e nem os pobres.

No primeiro momento a sequência de sentimentos começou com a surpresa. Depois veio o medo. Depois veio o temor. Depois veio o pânico coletivo. E, por fim, vieram as mortes e a doença ao redor de cada um de nós no Brasil e no mundo. E o medo tornou-se um sentimento coletivo.

Os governos, a mídia, as ongs tão poderosas com opiniões sobre tudo. A economia. A política. Todos silenciaram. O vírus transformou-se na mais agressiva linguagem mundial. 2020 passou no pânico e em 2021 o vírus veio acalmar a sua fúria a partir de setembro

Porém, ninguém esperava que ao fim da fase aguda da pandemia, a próxima vítima fosse a economia. E ainda não imagina que a próxima vítima dos desdobramentos seja a seja a política. Traduzindo: o planeta corre o risco de ver não ficar pedra sobre pedra da civilização até aqui construída ao longo de milhares de anos. Sei que são afirmações arriscadas e fortes. Mas parece que não haverá caminhos diferentes.

Uma das etapas da pandemia em 2020 foram os lockdowns e o isolamento social no mundo inteiro. Gerou grande confusão na economia pelo descompasso entre a pouca demanda e depois a pouca oferta de produtos quando a demanda recomeçou, agora em 2021. De outro lado o perfil de consumo das pessoas mudou muito.

O que antes não tinha valor passou a ser valorizado. E o que era muito valorizado perdeu a importância. Isso significa completa transformação de quase todos os segmentos de produção e de consumo da economia mundial.

Volto ao início do artigo. Por detrás de tudo isso e de tudo o que aconteceu fica bem claro que houve um certo planejamento fora do controle humano. Era pra transformar o ser humano usando o próprio ser humano. As religiões certamente atribuirão a uma divindade. Os espiritualistas atribuirão a um governo espiritual do mundo.

Quem não se enquadrar, também não poderá negar que transformações desse tamanho e importância não seriam casuais. Faço parte da crença de que existe uma ordem espiritual por detrás de tudo isso que aconteceu. Não sinto a necessidade de dar-lhe um nome. Só a de respeitar essa ordem.

Ao final, o que importa é que o planeta mudou absurdamente e não voltará atrás. As pessoas mudaram e mudarão em progressão absurda. Outra coisa, pra encerrar: não importa se o ser humano acredita ou não em algum valor espiritual.

O que importa, afinal, é que o que tiver de acontecer, está acontecendo e vai acontecer muito mais. O centro dessa nova ordem será o planeta renascido e o ser humano reconstruído. Mas a compreensão será um pouco mais lenta. Pode demorar. Mas não tem volta. Quem planejou, planejou!

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso.

 

Reprodução: Repórter MT


O lutador olímpico, Igor Queiroz, 19 anos, se tornou bicampeão pan-americano de luta greco-romana, na quinta-feira (10), na cidade de Oaxtepec, no México. O atleta é natural de...

O lutador olímpico, Igor Queiroz, 19 anos, se tornou bicampeão pan-americano de luta greco-romana, na quinta-feira (10), na cidade de Oaxtepec, no México. O atleta é natural de Cuiabá e morador do bairro Tijucal.

Igor foi introduzido ao mundo das lutas aos 9 anos de idade, por influência do pai Pablo Queiroz, que além de cabeleireiro é lutador de jiu-jítsu. “Eu inseri o Igor de maneira lúdica no mundo das lutas. No entanto, dentre várias modalidades que ele treinou, acabou se identificando com a luta greco-romana”.

Há mais de 5 anos o cuiabano integra a equipe de lutadores olímpicos da Seleção Brasileira e atualmente é titular absoluto no time da luta greco-romana.

O atleta já foi campeão brasileiro, sulamericano e já ficou em terceiro lugar no campeonato mundial escolar, entre outras participações e premiações que recebeu ao longo dos mais de 20 países que já visitou por meio das competições.

O lutador, que usa o bordão “do Tijucal para o mundo”, ainda continua na tentativa de arrumar um patrocínio. Segundo o pai de Igor, o único apoio financeiro que o atleta recebe é dos próprios familiares.

Igor retorna a Cuiabá neste sábado, onde seguirá os treinos para as futuras competições.

 

Reprodução: Hiper Notícias 


Queridinho entre os fãs está novamente disponível nos restaurantes e via delivery; delícia conta com ícones da rede, novos acompanhamentos e é por tempo limitado A partir do...

Queridinho entre os fãs está novamente disponível nos restaurantes e via delivery; delícia conta com ícones da rede, novos acompanhamentos e é por tempo limitado

A partir do 31 de maio, os apaixonados por Outback poderão se deliciar com um dos maiores sucessos da rede, o Fondue Outback. A marca presenteia o seu público com duas versões consagradas: a salgada com um irresistível mix de queijos e a opção doce, que traz uma incrível calda de chocolate meio amargo. Essas delícias são servidas no famoso pão australiano em formato de bowl e acompanham pratos icônicos do restaurante.

A opção salgada do Fondue, o Cheese Fondue (R$ 99,90), apresenta uma cremosidade única, resultado de um delicioso mix de queijos à base de Emmenthal, Gruyère e Cheddar, e traz como acompanhamentos, clássicos do Outback para serem combinados de diferentes maneiras. O cliente terá em um só lugar filet mignon em cubos, pedaços de frango grelhado envoltos em molho barbecue, bites da Royal Ribs, camarões empanados, fritas e croutons de pão australiano, servidos junto com molho barbecue.

Já a versão doce, Chocolate Fondue (R$ 79,90), é composta por chocolate belga meio amargo e este ano, apresenta uma novidade entre os acompanhamentos: os fãs poderão se deliciar com bites de Thunder Brownie cobertos com pasta de KitKat®, uma combinação perfeita! Além disso, o prato acompanha as famosas frutas de fondue, uva e morango, marshmallow tostado e, pra finalizar, crumbles de brownie Havanna Thunder.

Alinhados a aposta da marca em 2021, que busca explorar os momentos de quebra de rotina dos consumidores e proporcionar experiências ainda mais incríveis, o Fondue chega para reforçar o conceito Muito Outback Envolvido. “Sabemos que a escolha dos pratos está intimamente ligada a ocasiões especiais e aos momentos de celebração, por isso queremos incentivar nossos consumidores a criarem seus próprios motivos para comemorar, e tornar todos eles ainda mais incríveis, sempre com Muito Outback Envolvido”, afirma Renata Lamarco, diretora de Marketing da Bloomin’ Brands, grupo detentor da marca Outback Steakhouse.

Os consumidores podem optar pelo combo com os dois sabores, que sai por R$ 169,90, para pedidos realizados nas unidades físicas da marca ou no delivery, via iFood. Os Fondues Outback estão disponíveis por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

Sobre o Outback

O Outback Steakhouse possui 114 restaurantes no Brasil e está presente em 49 cidades, 16 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer. Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie Grill.


A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, lançou nesta semana a primeira linha de bonecas Barbie produzidas com 90% de plástico reciclado dos oceanos. A coleção foi batizada...

Reprodução

A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, lançou nesta semana a primeira linha de bonecas Barbie produzidas com 90% de plástico reciclado dos oceanos.

A coleção foi batizada de ‘Barbie Loves the Ocean’ (Barbie Ama os Oceanos, em tradução livre) e conta com uma arte promocional bem legal que faz referência à recente pegada mais sustentável da Mattel: “O futuro do rosa é o verde“.

A fabricante de brinquedos se comprometeu a produzir seus produtos com 100% de material reciclado até 2030.

“Este lançamento da Barbie é mais um acréscimo ao portfólio crescente da Mattel de marcas voltadas para um propósito que inspiram a consciência ambiental com o nosso consumidor como foco principal”, disse o presidente e diretor de operações da Mattel, Richard Dickson, em um anúncio feito à imprensa.

Richard também enfatizou a importância de se pensar em políticas ambientais de longo prazo, de olho no futuro da próxima geração.

“Na Mattel, capacitamos a próxima geração a explorar as maravilhas da infância e atingir seu potencial máximo. Fazemos nossa parte para garantir que as crianças também herdem um mundo cheio de potencial“.

FONTE: Razões para Acreditar


A novidade traz oito brinquedos inéditos para comemorar o lançamento do filme ambientado em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana O McLanche Feliz proporciona entretenimento e diversão...

A novidade traz oito brinquedos inéditos para comemorar o lançamento do filme ambientado em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana

O McLanche Feliz proporciona entretenimento e diversão para os momentos em família há mais de 40 anos. E agora, a plataforma apresenta itens inéditos inspirados no novo filme da Disney e Pixar “Luca”.

A história é ambientada em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana e narra a jornada de amadurecimento de Luca junto de seu novo melhor amigo Alberto. Os meninos vivem um verão inesquecível repleto de gelatos, massas e intermináveis passeios de scooter. Mas toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: os dois são monstros marinhos de um mundo logo abaixo da superfície da água.

A novidade chega incrementando a parceria entre The Walt Disney Company Latin America e McLanche Feliz e reforça a aposta da rede em novas experiências que estimulam as atividades criativas e com muita diversão.

Para a família toda entrar no clima dessa empolgante estreia, o McLanche Feliz traz oito brinquedos inspirados nos personagens principais do filme:

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Muda de cor): submerja Luca e Alberto em água fria para revelar o tom de pele verde dos monstros marinhos. Coloque a peça da cauda à cabeça para completar a transformação;

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Nadando): gire a cauda do Luca e solte-a quando submergir o brinquedo na água, para fazê-lo nadar;

Giulia Marcovaldo: gire os braços de Giulia para trás e solte-os quando a submergir na água, para ver como nada;

Massimo Marcovaldo: dê corda ao Massimo e submerja-o na água, para ver como o Massimo move seus pés,enquanto nada e solta água pela boca.;

Machiavelli: aperte o botão embaixo de Machiavelli e submerja-o na água. Depois, solte o botão para enchê-lo. Tire-o da água e aperte o botão de novo, para que ele dispare água pela boca.

Monalisa: é uma pistola de água. Submerja a Monalisa em água fria e puxe sua cauda para enchê-la de água. Quando retirar da água, empurre a cauda novamente para a frente, para que a água saia pela boca.

Da esquerda para a direita: Luca Paguro (muda de cor), Alberto Scorfano (muda de cor), Luca Paguro (nadando), Alberto Scorfano (nadando), Giulia, Massimo, Machiavelli e Monalisa.

Os brinquedos já podem ser encontrados nos restaurantes da rede, que seguem operando pelo McDelivery e Drive-Thru em todo o país.

McLanche Feliz: ingredientes de qualidade e refeições equilibradas

Junto com seu compromisso em garantir momentos de diversão e aprendizagem, a companhia também mantém o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e os melhores ingredientes. Ao longo da última década a marca apresentou uma série de mudanças e evoluções em seu cardápio. Em 2019, o McDonald’s renovou sua proposta de menu infantil para oferecer uma opção ainda mais equilibrada, diminuindo as quantidades de sódio, gorduras, açúcares adicionados e incorporando mais frutas e vegetais.

Para ficar sempre por dentro das novidades e campanhas, acesse: https://www.mcdonalds.com.br.

 Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/03/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com


Ainda dá tempo de se desafiar na pista de patinação montada no Shopping Estação Cuiabá e encontrar muita aventura e diversão. A atração segue até domingo (13/06), de...

Reprodução

Ainda dá tempo de se desafiar na pista de patinação montada no Shopping Estação Cuiabá e encontrar muita aventura e diversão. A atração segue até domingo (13/06), de segunda a sábado das 12h às 22h e aos domingos das 09h às 12h, na Praça Frontal – Piso G2.

Com 200 metros quadrados e capacidade de até 25 pessoas por sessão, a pista conta com profissionais para instruir o público, e os participantes recebem equipamentos, como touca e luvas descartáveis, capacete, joelheiras, cotoveleiras e munhequeiras.

“Com o objetivo de oferecer boas experiências aos seus clientes, o shopping garante a qualidade das estruturas, produtos, sempre prezando pelo bem-estar e proteção pela vida. Porém, para que isso seja alcançado, precisamos da colaboração de todos. É essencial que o público siga todas as orientações e não se esqueça que a pandemia não acabou”, aconselha Rodolfo Alves, superintendente do shopping.

A pista de patinação é composta por materiais sintéticos ecologicamente corretos, que não agridem a camada de ozônio e o sistema dispensa a utilização de energia elétrica e de água.

Os ingressos podem ser adquiridos no local do evento, no Piso G2. Os valores variam de R$25,00, patinação por 20 minutos, R$30,00, por 30 minutos, e R$10,00, 5 minutos de passeio no trenó.

Serviço

Evento: Pista de Patinação do Shopping Estação Cuiabá

Período: Até 13 de junho de 2021

Horários: Segunda a sábado das 12h às 22h e aos domingos das 09h às 12h.

Local: Praça Frontal – Piso G2.

Mais informações: https://www.shoppingestacaocuiaba.com.br/

Sobre a brMalls

A brMalls é referência no setor de varejo no Brasil, com participação em 31 shoppings centers relevantes nas cinco regiões do país. Orientada pela inovação e com o propósito de transformar seus espaços em destino de felicidade e oportunidade, a companhia busca promover – com um mix diversificado – a melhor experiência ao consumidor e gerar resultados sólidos e de longo prazo para lojistas e investidores.


Dias depois de serem impedidos de hastear uma bandeira do arco-íris na varanda de sua casa, Memo Fachino e Lance Mier, um casal gay de Wisconsin (EUA), colocou...

Dias depois de serem impedidos de hastear uma bandeira do arco-íris na varanda de sua casa, Memo Fachino e Lance Mier, um casal gay de Wisconsin (EUA), colocou em prática uma ideia muito mais fabulosa.

Eles instalaram um sistema de iluminação que cobre toda a residência com as cores do arco-íris, maior símbolo da comunidade LGBTQ+. O afronte veio e o resultado foi lindo!! 🌈

Segundo informações do site ‘Pink News’, o casal foi impedido de hastear a bandeira pela associação de moradores do bairro onde moram.

Em uma publicação no Reddit, Memo disse que a associação deu a desculpa que nenhum tipo de bandeira poderia ser içada, a não ser a que simboliza dos Estados Unidos. Vê se pode?!

Se sentindo decepcionados e constrangidos, eles retiraram a bandeira colorida dias antes do Mês do Orgulho LGBT+, comemorado em junho.

Felizmente, Memo e Lance logo tiveram uma ideia criativa para contornar a situação.

“Ao analisar as novas regras, percebemos que as luzes removíveis são permitidas sem restrições, então compramos seis holofotes coloridos e iluminamos nossa casa com as cores do arco-íris”, disse Fachino.

“Um pouco menos sutil que a nossa simples bandeira, mas muito mais divertido do que ter uma pessoa reclamando do que ela representa”, completou o rapaz. Ficou muito melhor que a bandeira! ❤️

Uma fotografia tirada da casa e postada online rapidamente viralizou na comunidade do Reddit, tendo recebido mais de 80 mil curtidas em menos de 48 horas.

Com a enorme repercussão da história, Memo fez questão de enfatizar que o objetivo dele e do namorado não foi afrontar as regras da associação de moradores.

“Não queríamos atacar ninguém”, assegurou o rapaz ao jornal Milwaukee Sentinel. “Não nos sentimos atingidos na nossa comunidade. Foi apenas um modo divertido de mostrar nossa individualidade e dar apoio de modo que não quebrasse as regras”, concluiu.

 

Reprodução: Razões para Acreditar


Distância não é problema para quem vê nos estudos a oportunidade de ter uma vida melhor.  A 1.065 km a noroeste de Cuiabá, em uma região que ficou...

Distância não é problema para quem vê nos estudos a oportunidade de ter uma vida melhor.  A 1.065 km a noroeste de Cuiabá, em uma região que ficou conhecida nacionalmente após uma chacina com nove mortos em 2017, a educação é levada a sério.

A Escola Estadual Maria Miranda Araújo, localizada no Distrito de Guariba, município de Colniza, tem cerca de 800 alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. O diretor da unidade, José Rosa da Silva, afirma que cerca de 98% dos matriculados buscam e devolvem as apostilas, mesmo com grandes dificuldades.

Um exemplo é a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Gleiciellen da Silva Souza, 15 anos, que na última semana surpreendeu e alegrou os professores ao chegar à unidade para buscar suas apostilas.

Gleiciellen mora no Distrito de Taquaruçu do Norte, distante 79 km de Guariba e 150 km de Colniza. E não é apenas a distância que ela precisa enfrentar. Como mora do outro lado do rio Panelas, no período de chuva não consegue ir até a escola, porque a região alaga.

Mas na semana passada, com uma trégua das chuvas, Gleiciellen aproveitou para ir até a escola e o meio de transporte disponível foi um cavalo.

A professora Maria Aparecida de Souza afirma que é essa força de vontade dos alunos, o desejo deles voltarem para a sala de aula, para o ensino presencial, o maior incentivo para enfrentar todas as dificuldades na região.

“Já passei por vários lugares e vi muito alunos que têm condições de estar estudando, em melhores condições, mas não estão interessados. E aqui, neste lugar tão pequeno, tão distante, com tantas dificuldades, crianças, adolescentes, jovens que buscam, mesmo com tanto sofrimento, a educação”, destaca a professora.

Salas anexas

A Escola Maria Miranda Araújo é um exemplo dos desafios da educação no campo em Mato Grosso. Atende estudantes do Distrito de Guariba, chamado pelos moradores da região de Vila, e possui salas anexas em Três Fronteiras (a 160 km do distrito), no Distrito Roosevelt (55 km do distrito), além de Taquaruçu do Norte.

Os desafios são enfrentados por duas professores, a Maria Aparecida e a Madalena da Silva Brito. Elas destacam que internet só tem na escola. Desta forma, o ensino, desde o início da pandemia, tem sido por meio de apostilas. E afirmam que o resultado é satisfatório.

“Os alunos são muito dedicados, esforçados. A distância deixa tudo mais difícil, mas não impede de eles estarem aqui (na escola). Eles retiram e entregam as apostilas”, diz Maria Aparecida.

Além do esforço dos estudantes, as professoras destacam o incentivo dos pais no estudo dos filhos. “A gente fica feliz em saber que podemos ensinar e também aprender com eles, porque é muito aprendizado junto”, finaliza a professora.

Ensino

O material didático adquirido pelo governo do Estado para todos os alunos da rede estadual de ensino acaba de chegar no Distrito de Guariba e o diretor afirma que a expectativa é grande. “Estamos ansiosos de como vai ser e de como poderemos utilizar para que nossos alunos tenham uma melhor qualidade na aprendizagem”, conclui José Rosa.

 

Reprodução: Governo de Mato Grosso