É 3ª indicação de Kleber Mendonça Filho à premiação e 1ª vitória

O longa brasileiro O Agente Secreto venceu neste domingo (15) o Film Independent Spirit Awards na categoria Melhor Filme Internacional. Esta foi a terceira indicação do diretor Kleber Mendonça Filho à premiação e sua primeira vitória. Em sua fala, ele dedicou o prêmio a programadores de cinema e jovens cineastas de todo o mundo.

“Eles têm a chance de fazer filmes emocionante sobre a vida, sobre pessoas, sobre seu bairro. Cinema é uma manifestação da própria memória e um ato político”, destacou, citando ainda o ator alemão Udo Kier, que integrou a equipe de O Agente Secreto e morreu em novembro de 2025.

O cineasta brasileiro Adolpho Veloso também levou o prêmio na categoria Melhor Fotografia por seu trabalho em Sonhos de TremA premiação foi anunciada no palco por Wagner Moura, que estrela O Agente Secreto. “Fico muito feliz com isso”, disse o ator, ao anunciar a vitória de Veloso.

“É tão difícil fazer o que fazemos. Costumamos enfrentar grandes crises, infelizes com o que fazemos e pensando que poderíamos ter feito algo melhor. Faço um grande agradecimento a todos que participaram do filme. Este prêmio vai para todos”, destacou o cineasta.

O Spirit Awards é considerado uma das principais premiações do cinema independente dos Estados Unidos.


Efeito rebote após fim do uso de medicamentos análogos ao GLP-1 pode ser minimizado por meio de dieta que promove saciedade e preservação da massa magra

O fim do tratamento com soluções emagrecedoras, por meio do uso regular de medicamentos à base de semaglutida, análogos do hormônio GLP-1 pode causar um efeito rebote. Segundo estudo publicado no The British Medical Journal (BMJ), a suspensão do uso pode causar à recuperação do peso perdido em menos de dois anos, especialmente quando não há acompanhamento nutricional e mudanças sustentáveis no estilo de vida.

Para manter os benefícios adquiridos ao longo do tratamento e fortalecer a saúde, os consumidores devem apostar em alimentos ricos em fibras e proteínas, nutrientes associados a maior saciedade. Nesse cenário, as fibras bioativas despontam como soluções versáteis para que a indústria possa criar produtos atrativos e convenientes, que contribuem para a ingestão de fibras e ajudam a aumentar potencialmente a produção natural de GLP-1, relacionado à saciedade, por meio do consumo habitual de alimentos e bebidas no dia a dia.

É o caso da Fibersol®, uma fibra solúvel da ADM, líder global em soluções para nutrição humana e animal. Classificada como uma maltodextrina resistente, não é digerida no intestino delgado, apresenta boa tolerabilidade gastrointestinal e auxilia na redução do pico glicêmico pós-refeição, contribuindo para a manutenção de níveis mais estáveis de glicose no sangue. “Estudos clínicos demonstram que o consumo diário de 4 a 6g de Fibersol® ajuda a minimizar picos de açúcar no sangue após as refeições. Foram mais de 30 anos de pesquisa para chegar a uma solução funcional que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo e promove saciedade sem causar desconforto gastrointestinal”, explica Livia Queirós, PhD, Nutricionista e Especialista em Desenvolvimento Health and Wellness na ADM.

As proteínas também possuem papel importante na dieta nos primeiros seis meses após a descontinuação ou redução gradual do uso de medicamentos antiobesogênicos, já que contribuem para maior saciedade, controle do apetite e suporte à preservação da massa magra.  Uma tendência do mercado é a combinação de diferentes fontes proteicas com o objetivo de otimizar o perfil de aminoácidos e estimular a síntese proteica muscular. Estratégias como a combinação de proteínas lácteas, como o whey e caseinato, com proteínas vegetais, como a soja, permitem explorar diferentes velocidades de digestão e absorção, promovendo uma liberação mais sustentada de aminoácidos na corrente sanguínea, o que pode favorecê-la.

Nesse contexto, alimentos fortificados com proteínas de soja despontam como alternativas para a indústria agregar valor nutricional e funcionalidade em itens para o lanche ou café da manhã, como bebidas, snacks, cereais, barrinhas proteicas e alternativos lácteos.  Isso porque a proteína de soja é reconhecida como a única das proteínas vegetais com perfil de aminoácidos completo, além de apresentar alta digestibilidade, com PDCAAS, método de avaliação da qualidade de uma proteína com base no teor de aminoácidos e na facilidade de digestão, próximo de 1, a pontuação mais alta.

“O gerenciamento para evitar o reganho de peso após o uso de medicamentos antiobesidade requer aderência e constância. Uma alimentação nutricionalmente densa e variada, com diferentes grupos alimentares, oferece suporte consistente ao longo do tempo. A combinação de ingredientes como proteínas, fibras, probióticos, prebióticos, extratos naturais, corantes naturais e soluções aromáticas permite o desenvolvimento de produtos nutricionalmente equilibrados, sensorialmente agradáveis e alinhados às preferências do consumidor, tornando esse processo menos restritivo, mais prazeroso e favorecendo a adesão às escolhas alimentares no dia a dia. A funcionalidade na nutrição consiste basicamente em potencializar benefícios de forma simplificada e prática”, afirma Livia.

Atenta às necessidades específicas da indústria em apoiar a jornada dos consumidores, a ADM desenvolveu uma plataforma de soluções completas para apoio ao tratamento de usuários de medicamentos análogos do GLP-1, pensando em diferentes momentos dessa trajetória: durante o uso das soluções para emagrecimento e após a aplicação regular. Ao longo do tratamento, o foco é auxiliar na manutenção da saúde muscular, no suporte à hidratação e na saúde gastrointestinal, contribuindo para o equilíbrio da microbiota por meio do uso de fibras, pré e probióticos com o objetivo de minimizar desconfortos gástricos e apoiar a adequada utilização dos nutrientes.

“Atuamos de forma integrada para potencializar soluções que viabilizam produtos inovadores, alinhados a necessidades nutricionais específicas, conciliando saúde e indulgência. A plataforma de soluções voltada a usuários de medicamentos antiobesidade é um dos exemplos de como nosso portfólio combina ingredientes funcionais para gerar benefícios consistentes ao longo de cada etapa da jornada do consumidor”, finaliza Livia.

Sobre a ADM

A ADM desbloqueia o poder da natureza para enriquecer a qualidade de vida. Somos um gestor e processador essencial da cadeia de suprimentos agrícola global, proporcionando segurança alimentar ao conectar necessidades locais com capacidades globais. Somos um fornecedor de nutrição humana e animal de ponta, oferecendo um dos portfólios mais amplos da indústria de ingredientes e soluções provenientes da natureza. Somos pioneiros em saúde e bem-estar, com uma linha líder no setor de produtos para consumidores que buscam novas maneiras de viver de forma mais saudável. Somos inovadores de ponta, orientando o caminho para um futuro de novas soluções bio-based para consumidores e indústrias. E estamos liderando esforços de sustentabilidade orientados pelos negócios, que apoiam um setor agrícola forte, cadeias de suprimentos resilientes e uma bioeconomia vasta e crescente. Ao redor do mundo, nossa expertise e inovação estão atendendo a necessidades críticas, desde a colheita até a mesa. Saiba mais em www.adm.com


Com blocos de rua, bailes comunitários, festas em bares, eventos culturais e grandes encontros religiosos, Cuiabá oferece mais de 20 opções de programação durante o período de Carnaval, distribuídas em diferentes regiões da capital e pensadas para públicos variados. Todas as atividades autorizadas contam com licenciamento emitido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, garantindo organização, segurança e cumprimento das normas para eventos em espaços públicos e privados.

A programação carnavalesca se espalha por bairros tradicionais e avenidas movimentadas da cidade. No Centro, o Bloquinho dos Estudantes, na Avenida Mato Grosso, segue como uma das principais atrações, com atividades até o dia 17 de fevereiro, sempre no período noturno. Também na região central, o cordão carnavalesco Vem Quem Quer, organizado pela Associação A Casa do Centro, leva foliões da Praça Santos Dumont até a Praça da Mandioca em dois dias de desfile.

Nos bairros, a festa também ganha força com iniciativas comunitárias. O Carnaval Tijucal 2026, na Avenida Secundária 10, e o Carnaval do Planalto, no miniestádio do bairro, reúnem moradores e visitantes em noites de música e confraternização. No Araés, o baile carnavalesco no Complexo Poliesportivo Titito abriu a programação local.

Entre os eventos independentes, o Rebu na Rua, no bairro Boa Esperança, e o Carna Jarbas, no Dom Aquino, ampliam as opções para quem busca festas de rua e programações em espaços gastronômicos. Já no bairro Ouro Fino, o Bloquinho do Panta e o bloco Ocê Que Escuta, promovido pela Associação Cultural MT Queer, movimentam a cena cultural alternativa da capital.

A agenda inclui ainda eventos comunitários e encontros festivos em diferentes regiões, como a Ação Entre Amigos Carnaval, no bairro Cinturão Verde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, todas as programações autorizadas passaram por análise técnica e receberam licenças oficiais, assegurando que o Carnaval em Cuiabá aconteça de forma organizada, segura e acessível para diferentes públicos e estilos de celebração.


Lucas Pinheiro Braathen sobe ao pódio dos Jogos Olímpicos de Inverno e conquista a primeirra medalha do Brasil — Foto: Fabrice COFFRINI / AFP

 

O esquiador Lucas Pinheiro Braathen conquistou neste sábado a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno, ao vencer a prova de slalom gigante em Milão-Cortina, na Itália.

O resultado representa o primeiro pódio brasileiro na história da competição e ocorre após uma sequência de bons desempenhos do atleta no circuito internacional, especialmente nas etapas da Copa do Mundo nas últimas temporadas.

Na prova disputada no Stelvio Ski Centre, Lucas liderou desde a primeira descida e confirmou o título na final, superando os suíços Marco Odermatt e Loic Meillard, que ficaram com prata e bronze.

Como foi a prova

Lucas abriu a disputa como primeiro a descer na fase classificatória e registrou o tempo de 1min13s92, marca que não foi superada pelos demais competidores ao longo da etapa inicial, que contou com cerca de 80 participantes.

Na final, entrou na pista por último entre os 30 classificados. Com a vantagem construída anteriormente, optou por uma descida controlada, suficiente para assegurar o ouro com 58 centésimos de vantagem sobre o segundo colocado.

Após a prova, o atleta comentou brevemente as sensações do momento e agradeceu o acompanhamento do público brasileiro.

Melhor resultado da história do país

Até então, o melhor desempenho do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno havia sido o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross em Turim 2006.

Mais recentemente, a atleta do skeleton Nicole Silveira alcançou a 13ª colocação em Pequim 2022, resultado que figurava entre os principais da delegação brasileira.

Desde 2025, Lucas soma pódios em etapas importantes:

  • Ouro no slalom na etapa de Levi, na Finlândia, pela Copa do Mundo de 2025
  • Prata no slalom gigante em Alta Badia, na Itália, em 2025
  • Prata no slalom gigante em Adelboden, na Suíça, em 2026
  • Prata no slalom em Wengen, na Suíça, em 2026
  • Prata em etapa recente de slalom gigante na temporada 2026

Próximas disputas nos Jogos

Lucas ainda está inscrito na prova de slalom, programada para a segunda-feira, com duas descidas previstas para a manhã.

A competição também contará com a participação dos brasileiros Christian Oliveira e Giovanni Ongaro, ampliando a presença do país na modalidade.


Os locais oferecem estrutura para caminhadas, atividades físicas, passeios em família e contato direto com a natureza. Todas as opções têm funcionamento das 5h às 18h e não fecham na hora do almoço

No ‘feriadão’ de Carnaval, uma alternativa para quem quer fugir da folia é aproveitar os espaços públicos de lazer em Várzea Grande. O Município conta com três parques ambientais abertos todos os dias, com entrada gratuita, das 5h às 18h, sem interrupção para almoço.

Os locais oferecem estrutura para caminhadas, atividades físicas, passeios em família e contato direto com a natureza.

O maior parque urbano do município é o Parque Ambiental Bernardo Berneck, com cerca de 280 mil metros quadrados. O local conta com pista de caminhada de 3,5 quilômetros, estacionamento, academia ao ar livre, parque infantil e píer sobre dois lagos. A área também abriga animais silvestres típicos da região.

O Parque Municipal Flor do Ipê, localizado no bairro Flor do Ipê, próximo à Ponte Sérgio Motta, possui 19 hectares de área, sendo quatro hectares de trilhas suspensas dentro da mata. O espaço permite a observação de espécies nativas da fauna e flora, além de contar com academia ao ar livre e áreas de descanso.

Já o Parque Ecológico Tanque do Fancho, na Avenida Castelo Branco, no Centro Sul, é um dos mais tradicionais da cidade. O parque dispõe de pista de caminhada, playground e equipamentos para exercícios físicos. A área passou a integrar oficialmente o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), fortalecendo as ações de preservação ambiental.

A prefeitura reforça que não é permitido o uso de bicicletas nas pistas e nem a entrada de animais domésticos nos parques, como forma de garantir a segurança dos frequentadores e da fauna local.


Rica em minerais com ação calmante e antioxidante, ela ajuda a deixar a pele mais confortável, luminosa e com aparência saudável, sem complicar a rotina

Não é só o clima que compromete o viço da pele: ar-condicionado, poluição, banhos quentes, excesso de limpeza e até a pressa do dia a dia entram na lista de vilões que deixam o rosto com aspecto opaco e sensação de repuxamento, mesmo quando há o uso de hidratantes.

É nesse tipo de cenário que fórmulas e rotinas mais suaves, capazes de trazer conforto e hidratação sem pesar, ganham valor na rotina. Um exemplo é a água vanádica, que é uma água mineral de origem natural, obtida de fontes termais de Ibirá, no interior de São Paulo (uma das únicas do mundo, ao lado de algumas termas na França), que carrega na sua composição um conjunto de minerais como vanádio, cálcio, potássio e magnésio, podendo contribuir para uma pele mais equilibrada e com aparência mais luminosa.

“A água vanádica é uma aliada poderosa quando a pele precisa de conforto e hidratação sem exageros. Ela ajuda a manter a pele mais estável, com toque macio e aparência mais viçosa, especialmente quando a rotina pede praticidade, mas sem abrir mão de resultado”, explica Cristian Moreira, Gerente de Desenvolvimento da Lovely Beauty Care.

Como a água vanádica pode contribuir para mais viço e maciez

Quando a pele está desidratada ou sensibilizada, os sinais aparecem rápido: perda de viço, toque áspero, sensação de repuxamento e maior tendência à vermelhidão. Por ser naturalmente rica em minerais, a água vanádica é reconhecida por seu potencial calmante, antioxidante e de suporte ao conforto da pele.

Na rotina de skincare, isso se traduz em uma pele com aparência mais equilibrada, favorecendo maciez e viço, especialmente em períodos em que a pele sofre mais com agressões externas, como ar seco, vento, mudanças de temperatura, poluição e ambientes com ar-condicionado.

De forma geral, estudos sobre águas minerais e termais ricas em minerais associam esse tipo de água a benefícios ligados ao conforto cutâneo, com contribuição para a hidratação e para a manutenção da barreira de proteção, especialmente quando a pele está mais sensibilizada.

A água vanádica tende a ser principalmente indicada em fases em que a pele fica mais reativa, como:

  • Quando há sensação de repuxamento mesmo usando hidratante;
  • Quando a pele fica opaca e sem viço, com textura mais áspera ao toque;
  • Após uma limpeza mais frequente, como dupla limpeza, uso de maquiagem, treino, poluição, etc;
  • Em ambientes com ar-condicionado ou em dias de vento e tempo mais seco;
  • Quando a pele está sensibilizada, com tendência à vermelhidão.

Por isso, a água vanádica aparece como ótima opção para quem busca conforto e hidratação com leveza, compatível com rotinas simples, sem depender de camadas pesadas para sentir resultado.

No dia a dia: água vanádica na etapa de limpeza da pele

Pensando em uma rotina de cuidados que una limpeza + hidratação sem agredir, a Lovely Beauty Care incorporou a água vanádica em produtos de limpeza da linha Hyaluronic, como a Água Micelar Hyaluronic, que remove impurezas e maquiagem com suavidade e pode ser usada sem enxágue, com algodão, no rosto, olhos, lábios e pescoço. A fórmula combina ainda ácido hialurônico, vitamina B5 e extrato de cupuaçu, contribuindo para manter a pele com sensação de conforto após o uso.

Outro item essencial da linha é o Hyaluronic Gel de Limpeza Facial (100g), indicado para uso diário. Com fórmula com ácido hialurônico, vitamina B5, microesferas de vitamina E e extrato de cupuaçu, o produto promove uma limpeza profunda sem ressecar, ajudando a suavizar e revitalizar a pele e a reduzir a oleosidade. A proposta é preparar a pele para os próximos passos da rotina de cuidados.

Todos os produtos da marca são veganos, cruelty-free, dermatologicamente testados e livres de parabenos. Estão disponíveis no site oficial da Lovely Beauty Care (https://lovelybeautycare.com.br/), com preço sugerido de R$ 27,00 (200ml) para a Água Micelar Hyaluronic e R$ 36,00 (100g) para o Gel de Limpeza Facial Hyaluronic, com parcelamento em até 6x sem juros. Os produtos da marca também podem ser encontrados no Mercado Livre.

Sobre a Lovely Beauty Care

A Lovely é uma marca brasileira de dermocosméticos que tem como missão transformar o autocuidado em um momento de bem-estar, prazer e resultados. Suas fórmulas veganas, cruelty-free e livres de parabenos unem tecnologia cosmética, ativos inovadores e ingredientes reconhecidos pela eficácia, entregando alta performance com sensorialidade e acessibilidade.

Com um portfólio amplo, que inclui cuidados com os cabelos e pele, a Lovely se destaca por ser a primeira marca nacional a valorizar a água vanádica como ingrediente protagonista em suas formulações. Esse ingrediente raro no mundo, encontrado apenas em regiões como Vichy (França) e Ibirá (Brasil), é naturalmente rico em vanádio, mineral com propriedades antioxidantes, calmantes e regeneradoras, que fortalecem a barreira cutânea e potencializam a absorção de outros ativos. Localizada em Termas de Ibirá (SP), a Lovely faz parte da Indirá Indústria de Cosméticos, empresa também responsável pela Brene Horse, marca líder nacional em sua categoria.


Dr. Cláudio Ambrósio explica o que acontece no corpo nos dias de muita folia

Com a chegada do Carnaval, a rotina muda e o consumo de bebidas alcoólicas tende a aumentar. Entre bloquinhos, festas e confraternizações é comum que muitas pessoas percebam o corpo mais inchado, pesado e fora do ritmo.

Mas será que esse inchaço significa ganho de peso? E é preciso abrir mão da diversão para manter o equilíbrio?

De acordo com o endocrinologista Cláudio Ambrósio, o álcool pode sim causar retenção líquida e impactar temporariamente o metabolismo, mas o efeito está mais ligado aos excessos e à falta de cuidado com o corpo do que ao consumo pontual.

“O álcool provoca um efeito diurético inicial, fazendo o corpo perder líquidos. Depois, o organismo reage retendo água, o que gera o inchaço tão comum após festas e dias de maior consumo”, explica o especialista.

Além do álcool, outros fatores típicos da folia contribuem para a retenção líquida: noites mal dormidas, alimentação desregulada, excesso de sal, pouca ingestão de água e redução da rotina de movimento consciente.

“O inchaço não é gordura. É uma resposta inflamatória e hídrica do corpo a um período de desorganização. Na maioria das vezes, ele é temporário”, reforça o especialista.

Segundo Dr. Cláudio, o álcool não se transforma diretamente em gordura, mas interfere no processo de queima calórica. Enquanto o corpo metaboliza o álcool, ele reduz a oxidação de gordura, favorecendo o armazenamento energético quando o consumo é frequente.

“Durante o Carnaval, o risco maior não está em um drink ocasional, mas na repetição diária sem hidratação adequada e sem atenção à alimentação”, pontua.

Para quem quer curtir o Carnaval sem abrir mão do bem-estar, algumas dicas simples fazem toda a diferença:

  • Intercalar bebida alcoólica com água
  • Evitar drinks muito açucarados
  • Não consumir álcool em jejum
  • Priorizar refeições leves e naturais
  • Respeitar os sinais do corpo
  • Retomar hábitos saudáveis após os dias de festa

“Equilíbrio é mais eficaz do que restrição. O corpo responde muito bem quando há consciência, mesmo em períodos de celebração”, destaca o especialista.

Mais do que estética, o cuidado com o corpo no Carnaval está ligado à disposição, energia e prazer de viver a experiência por completo.

“Carnaval é alegria, movimento e conexão. Quando cuidamos do corpo, aproveitamos melhor a festa, antes, durante e depois”, finaliza Dr. Cláudio Ambrósio.


Consumidores devem redobrar a atenção ao realizar pagamentos

Para garantir uma folia segura, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), lembra alguns cuidados que devem ser observados pelos consumidores para evitar cair em golpes e armadilhas que são comuns no período carnavalesco.

“O primeiro alerta do Procon-MT é redobrar a atenção ao realizar pagamentos. Os foliões devem guardar seus cartões e celulares em local seguro e sempre conferir as informações – como valor e beneficiário do pagamento – ao utilizar cartões de crédito/débito ou fazer transações com PIX”, salienta a secretária adjunta do Procon-MT, Ana Rachel Pinheiro Gomes.

O Procon recomenda que os consumidores evitem entregar seu cartão para que o fornecedor insira na maquininha. Se isso acontecer, ao receber o cartão de volta, sempre confira se é o seu. Caso o visor da maquininha esteja quebrado ou com avarias e não seja possível conferir o valor, suspenda a compra.

Outra dica de segurança é não perder o celular de vista, pois nele são armazenadas informações pessoais e bancárias, que poderão ser acessadas por golpistas em caso de furto ou extravio do aparelho.

Para aumentar a proteção, também é possível reduzir temporariamente os limites do cartão e ativar medidas de segurança que dificultam o acesso do seu celular, como o bloqueio de tela inicial e a biometria facial ou digital.

“Antes de cair na folia, cadastre seu aparelho no aplicativo Celular Seguro BR que permite bloquear a linha telefônica caso seu celular seja roubado, furtado ou extraviado. Em caso de roubo de cartões ou do celular, comunique imediatamente o banco, solicite o bloqueio e registre um boletim de ocorrência”, aconselha Ana Rachel.

Ingressos para camarotes, bailes e abadás: Adquira esses produtos apenas em locais oficiais de venda e observe se o bilhete contém as informações sobre o evento (local, horário e data) e se conferem com os que você solicitou. Não esqueça de verificar as regras de uso e os serviços inclusos (bebidas, comidas e seguros, entre outros).

Crédito: Kauê Pires/Setasc-MT

Fantasias e produtos típicos: Fantasias, espumas, spray, lantejoulas, paetês, serpentinas, confetes, buzinas, tintas, máscaras e outros produtos típicos devem ser adquiridos em lojas especializadas. Confira na embalagem informações como idade indicada, origem, quantidade, composição e prazo de validade. Em produtos importados, as informações devem estar em língua portuguesa.

Produtos infantis: Devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Observe na embalagem a faixa etária indicada, composição, instruções de uso e cuidados. Evite comprar produtos falsificados que podem colocar em risco a segurança das crianças.

Alimentos e bebidas: Antes de consumir os produtos, observe as condições de higiene, de armazenamento e confira a data de validade e condições da embalagem. Não consuma os alimentos se a embalagem estiver violada ou rasgada, pois o produto pode estar contaminado.

Bares e restaurantes: Os estabelecimentos não podem cobrar multa por perda de comanda. A cobrança de couvert artístico é permitida se houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local e for informado previamente ao consumidor. Já o pagamento da taxa de serviço (10%) ou gorjeta é opcional.

Fumo e álcool: Em Mato Grosso, é proibido o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e assemelhados em locais de uso coletivo, públicos ou privados, em ambientes de uso coletivo total ou parcialmente fechados.

Menores de 18 anos: É proibido o fornecimento, exposição, oferta, venda ou permissão de consumo de bebida alcoólica.

Dúvidas e reclamações

Em caso de problemas, o consumidor pode procurar a unidade de Procon mais próxima de sua residência. Também é possível utilizar o PROCON DIGITAL que está disponível pelo aplicativo MT Cidadão. Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.


Em mais de uma oportunidade prometi aqui neste espaço comentar sobre as questões espirituais envolvidas na onda da covid 19. Sempre fiquei em dúvida, porque o lado espiritual desse fenômeno acaba sendo disruptivo e poderia gerar discussões que não interessam.

Mas o movimento da pandemia foi tão grande e tão abrangente que imaginei que poderia arriscar, sem ser crucificado. Mas, se for, fazer o que?

De tempos em tempos o planeta sofre disrupções e muda. No caso da covid, houve uma diferença. Pegou o mundo inteiro desprevenido. Não poupou países de economia rica e nem os pobres.

No primeiro momento a sequência de sentimentos começou com a surpresa. Depois veio o medo. Depois veio o temor. Depois veio o pânico coletivo. E, por fim, vieram as mortes e a doença ao redor de cada um de nós no Brasil e no mundo. E o medo tornou-se um sentimento coletivo.

Os governos, a mídia, as ongs tão poderosas com opiniões sobre tudo. A economia. A política. Todos silenciaram. O vírus transformou-se na mais agressiva linguagem mundial. 2020 passou no pânico e em 2021 o vírus veio acalmar a sua fúria a partir de setembro

Porém, ninguém esperava que ao fim da fase aguda da pandemia, a próxima vítima fosse a economia. E ainda não imagina que a próxima vítima dos desdobramentos seja a seja a política. Traduzindo: o planeta corre o risco de ver não ficar pedra sobre pedra da civilização até aqui construída ao longo de milhares de anos. Sei que são afirmações arriscadas e fortes. Mas parece que não haverá caminhos diferentes.

Uma das etapas da pandemia em 2020 foram os lockdowns e o isolamento social no mundo inteiro. Gerou grande confusão na economia pelo descompasso entre a pouca demanda e depois a pouca oferta de produtos quando a demanda recomeçou, agora em 2021. De outro lado o perfil de consumo das pessoas mudou muito.

O que antes não tinha valor passou a ser valorizado. E o que era muito valorizado perdeu a importância. Isso significa completa transformação de quase todos os segmentos de produção e de consumo da economia mundial.

Volto ao início do artigo. Por detrás de tudo isso e de tudo o que aconteceu fica bem claro que houve um certo planejamento fora do controle humano. Era pra transformar o ser humano usando o próprio ser humano. As religiões certamente atribuirão a uma divindade. Os espiritualistas atribuirão a um governo espiritual do mundo.

Quem não se enquadrar, também não poderá negar que transformações desse tamanho e importância não seriam casuais. Faço parte da crença de que existe uma ordem espiritual por detrás de tudo isso que aconteceu. Não sinto a necessidade de dar-lhe um nome. Só a de respeitar essa ordem.

Ao final, o que importa é que o planeta mudou absurdamente e não voltará atrás. As pessoas mudaram e mudarão em progressão absurda. Outra coisa, pra encerrar: não importa se o ser humano acredita ou não em algum valor espiritual.

O que importa, afinal, é que o que tiver de acontecer, está acontecendo e vai acontecer muito mais. O centro dessa nova ordem será o planeta renascido e o ser humano reconstruído. Mas a compreensão será um pouco mais lenta. Pode demorar. Mas não tem volta. Quem planejou, planejou!

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso.

 

Reprodução: Repórter MT


O lutador olímpico, Igor Queiroz, 19 anos, se tornou bicampeão pan-americano de luta greco-romana, na quinta-feira (10), na cidade de Oaxtepec, no México. O atleta é natural de Cuiabá e morador do bairro Tijucal.

Igor foi introduzido ao mundo das lutas aos 9 anos de idade, por influência do pai Pablo Queiroz, que além de cabeleireiro é lutador de jiu-jítsu. “Eu inseri o Igor de maneira lúdica no mundo das lutas. No entanto, dentre várias modalidades que ele treinou, acabou se identificando com a luta greco-romana”.

Há mais de 5 anos o cuiabano integra a equipe de lutadores olímpicos da Seleção Brasileira e atualmente é titular absoluto no time da luta greco-romana.

O atleta já foi campeão brasileiro, sulamericano e já ficou em terceiro lugar no campeonato mundial escolar, entre outras participações e premiações que recebeu ao longo dos mais de 20 países que já visitou por meio das competições.

O lutador, que usa o bordão “do Tijucal para o mundo”, ainda continua na tentativa de arrumar um patrocínio. Segundo o pai de Igor, o único apoio financeiro que o atleta recebe é dos próprios familiares.

Igor retorna a Cuiabá neste sábado, onde seguirá os treinos para as futuras competições.

 

Reprodução: Hiper Notícias 


2+0+2+3 = 7

Esse ano é regido pelo número 7 que é o número de energia da espiritualidade.

O 7 é o número que representa a perfeição. A integração entre os mundos físicos e espiritual, sendo, portanto, o símbolo do Universo em transformação.

Mas, suas interpretações vão muito além.

Ele representa o lado místico e oculto de TUDO.

Que a nossa história em 2023 seja de muita conexão com Algo Maior, a Fonte, Deus para que possamos estar em ressonância com as Forças do Amor:

1) O SIM, esta significativa força do SIM à realidade como ela é, permeia todas as outras.

2) O PERTENCIMENTO: Todos têm o mesmo direito de pertencer.

3) A HIERARQUIA, a ordem, o respeito a quem vem antes.

4) E o DAR e RECEBER são a mesma coisa.

A LUZ É PAZ e BEM.

Bora para a Vida!

Eluise Dorileo é psicóloga, terapeuta familiar e maestria nas novas constelações quânticas.

Email eluisedorileo@hotmail.com


Reprodução

A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, lançou nesta semana a primeira linha de bonecas Barbie produzidas com 90% de plástico reciclado dos oceanos.

A coleção foi batizada de ‘Barbie Loves the Ocean’ (Barbie Ama os Oceanos, em tradução livre) e conta com uma arte promocional bem legal que faz referência à recente pegada mais sustentável da Mattel: “O futuro do rosa é o verde“.

A fabricante de brinquedos se comprometeu a produzir seus produtos com 100% de material reciclado até 2030.

“Este lançamento da Barbie é mais um acréscimo ao portfólio crescente da Mattel de marcas voltadas para um propósito que inspiram a consciência ambiental com o nosso consumidor como foco principal”, disse o presidente e diretor de operações da Mattel, Richard Dickson, em um anúncio feito à imprensa.

Richard também enfatizou a importância de se pensar em políticas ambientais de longo prazo, de olho no futuro da próxima geração.

“Na Mattel, capacitamos a próxima geração a explorar as maravilhas da infância e atingir seu potencial máximo. Fazemos nossa parte para garantir que as crianças também herdem um mundo cheio de potencial“.

FONTE: Razões para Acreditar


Por Valeriano Martins

No decorrer da minha vida profissional me deparei e ainda me deparo com vários mitos em relação ao intercâmbio. Por isso vou falar aqui sobre os cinco que escuto com frequência. O mais forte deles é imaginar que se trata de uma experiência apenas para pessoas jovens e adolescentes. Isso é um engano que impede muitos de realizarem seus sonhos, pois intercâmbio não tem idade!

A viagem internacional com o propósito de estudo e até mesmo trabalho, no caso dos adultos, pode ser realizada em qualquer fase da vida. É com muito orgulho que posso contar que no portfólio da Best Intercâmbio por exemplo, temos estudantes com mais de 70 anos e cada vez mais esse público está aumentando. Isso é incrível, pois incentiva outras pessoas dessa faixa etária a perceberem que a vida deve ser vivida da melhor maneira possível. Viajar, estudar e ver coisas novas com certeza é uma das opções que devem estar no topo da nossa lista.

Outro mito comum é sobre a língua inglesa. Acredito que por ser um dos idiomas considerados como universais e por estar fortemente presente no nosso dia a dia, como em filmes, músicas e cinema, várias pessoas chegam até nós imaginando que os países onde o inglês é falado são os únicos para os quais se pode viajar como intercambista. Então vamos desmitificar esta ideia também. Você pode viajar para estudar francês, italiano, espanhol, japonês, alemão! Enfim, a língua que quiser. Não existe fronteira. Basta procurar uma empresa de confiança e competente. A liberdade para viajar ao local que deseja estará garantida.

Estudar até ser fluente para só então fazer o intercâmbio: esse é o nosso terceiro mito. Aprender um novo idioma no país em que ele é nativo faz com que o aprendizado seja ainda mais rápido. Por isso, não é preciso ser craque em determinada língua para ser intercambista. Você vai aprender tudo durante a viagem.

O quarto mito: “vou economizar bastante, aí sim posso fazer meu intercâmbio”. Esse tipo de pensamento é bem comum. Realmente, não posso negar que se trata de um investimento, mas isso não significa que você precise desembolsar um alto valor. Existem diversas maneiras de baratear a viagem, como escolher bem o destino e o tempo de duração.

E para finalizar, vamos falar sobre intercâmbio e férias. Aqui é importante lembrar que esse tipo de experiência é um investimento pessoal em conhecimento e aprendizado. Por isso, precisa valer a pena. Isso não significa que você não vai poder visitar os pontos turísticos da cidade onde está ou sair para se divertir. O que não pode acontecer é esquecer de estudar. Afinal, você pagará por um curso, passagens e acomodação. O ideal é equilibrar os estudos com o lazer e aí com certeza seus resultados serão excelentes.

Anualmente realizamos a Feira de Educação Internacional com o objetivo de aproximar as instituições internacionais com o público interessado em fazer intercâmbios, oferecendo às pessoas a oportunidade de conversar e tirar suas dúvidas. Este ano, a feira acontece no próximo dia 22 de outubro, no Goiabeiras Shopping. O evento é aberto e totalmente gratuito.

Valeriano Martins é CEO da Best Intercâmbio


O resgate dos animais das ruas e a oportunidade de dar um novo lar aos pets foi o que me motivou a iniciar um projeto em parceria com as Ongs (Organização Não Governamental) de apoio e cuidado ao animal.

O projeto piloto se deu com a disponibilização de 16 gatos, filhotes e adultos, pela Ong “É o Bicho”. Ao chegar na unidade Veterinária, cada animal passa por consulta para avaliação das condições gerais de saúde. E em apenas uma semana desde o início do projeto, 15 dos 16 gatos já tinham ganhado um novo lar.

Minha intenção é ampliar ainda mais a disponibilização de animais para adoção. As Ongs têm um papel importante no cuidado com os animais abandonados. Ainda para este mês, está previsto a disponibilização de cães e gatos para uma adoção responsável.

Qualquer pessoa que tenha interesse em cuidar e zelar de um pet pode fazer a adoção. Mas antes, deve fazer um cadastro e a equipe da Ong fará uma visita para levar as informações quanto as necessidades básicas de cada animal. Nossa campanha, que oportuniza às pessoas fazer uma adoção consciente, tem o apoio do plano de saúde animal referência no país, a Planvet.

Nossa clínica mantém atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Estamos também disponíveis para novas parcerias com outras Ongs da causa animal.

Para conhecer os animais disponíveis para adoção ou buscar parceria, basta nos fazer uma visita no endereço – Rua Professor João Félix, Número 396, Bairro Lixeira, em Cuiabá ou acessar nossa página no Instagram (@veterinariamt) ou Facebook (veterinariamatogrosso). Outras informações podem ser obtidas pelo número 65 3046-2850.

Anderson Nogueira é médico veterinário há mais de 15 anos e atende na Clínica Veterinária Mato Grosso.


A novidade traz oito brinquedos inéditos para comemorar o lançamento do filme ambientado em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana

O McLanche Feliz proporciona entretenimento e diversão para os momentos em família há mais de 40 anos. E agora, a plataforma apresenta itens inéditos inspirados no novo filme da Disney e Pixar “Luca”.

A história é ambientada em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana e narra a jornada de amadurecimento de Luca junto de seu novo melhor amigo Alberto. Os meninos vivem um verão inesquecível repleto de gelatos, massas e intermináveis passeios de scooter. Mas toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: os dois são monstros marinhos de um mundo logo abaixo da superfície da água.

A novidade chega incrementando a parceria entre The Walt Disney Company Latin America e McLanche Feliz e reforça a aposta da rede em novas experiências que estimulam as atividades criativas e com muita diversão.

Para a família toda entrar no clima dessa empolgante estreia, o McLanche Feliz traz oito brinquedos inspirados nos personagens principais do filme:

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Muda de cor): submerja Luca e Alberto em água fria para revelar o tom de pele verde dos monstros marinhos. Coloque a peça da cauda à cabeça para completar a transformação;

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Nadando): gire a cauda do Luca e solte-a quando submergir o brinquedo na água, para fazê-lo nadar;

Giulia Marcovaldo: gire os braços de Giulia para trás e solte-os quando a submergir na água, para ver como nada;

Massimo Marcovaldo: dê corda ao Massimo e submerja-o na água, para ver como o Massimo move seus pés,enquanto nada e solta água pela boca.;

Machiavelli: aperte o botão embaixo de Machiavelli e submerja-o na água. Depois, solte o botão para enchê-lo. Tire-o da água e aperte o botão de novo, para que ele dispare água pela boca.

Monalisa: é uma pistola de água. Submerja a Monalisa em água fria e puxe sua cauda para enchê-la de água. Quando retirar da água, empurre a cauda novamente para a frente, para que a água saia pela boca.

Da esquerda para a direita: Luca Paguro (muda de cor), Alberto Scorfano (muda de cor), Luca Paguro (nadando), Alberto Scorfano (nadando), Giulia, Massimo, Machiavelli e Monalisa.

Os brinquedos já podem ser encontrados nos restaurantes da rede, que seguem operando pelo McDelivery e Drive-Thru em todo o país.

McLanche Feliz: ingredientes de qualidade e refeições equilibradas

Junto com seu compromisso em garantir momentos de diversão e aprendizagem, a companhia também mantém o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e os melhores ingredientes. Ao longo da última década a marca apresentou uma série de mudanças e evoluções em seu cardápio. Em 2019, o McDonald’s renovou sua proposta de menu infantil para oferecer uma opção ainda mais equilibrada, diminuindo as quantidades de sódio, gorduras, açúcares adicionados e incorporando mais frutas e vegetais.

Para ficar sempre por dentro das novidades e campanhas, acesse: https://www.mcdonalds.com.br.

 Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/03/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com


Relacionamentos saudáveis, fortes e duradouros. Construir tudo isso com excelência não seria possível sem inspiração, coragem e exemplo. E é assim que hoje, em nossos 31 anos de empresa familiar, temos o orgulho de dizer que a força das mulheres se destaca em nosso meio.

Começamos nosso negócio como “Shopping da Construção”. Sempre fomos reconhecidos por termos produtos de acabamento diferenciados e fomos uma das primeiras lojas do segmento a ter autosserviço. Antes, tudo funcionava apenas como modalidade “venda de balcão”. Em 2006, trouxemos o primeiro modelo em formato “boutique”. Ao nos reposicionarmos no mercado com esse formato de loja personalizada, entendemos o quanto isso era importante.

Tudo em nossa empresa foi construído com amor e dedicação. Minha mãe fazia questão que eu e meu irmão sempre estivéssemos inseridos nos negócios da família. E assim estudamos e nos especializamos em diversas áreas para auxiliar e crescer ali dentro. Após a faculdade de arquitetura, fiz cursos de Gestão de Negócios e MBA em Varejo 4.0. Acompanhamos de perto a importância da gestão por sempre termos visto como nossos pais trabalhavam.

Em 2009, meus pais decidiram começar a Profissionalização da Gestão da Empresa, com a ideia de iniciar um processo de sucessão familiar com responsabilidade. Para isso, iniciamos uma longa preparação com um coaching para famílias empresárias em conjunto com várias consultorias nesse sentido.

Identificamos dentro de cada um de nós, o principal perfil para conseguirmos aproveitar ao máximo as características profissionais como indivíduos. Nas consultorias, trabalhamos liderança e governança. Implementamos ainda o programa de qualidade, para estudarmos questões de processos e mapeamento de procedimentos em todas as suas etapas.

Apesar de estarmos aprimorando nossos negócios e preparando tudo para que o processo sucessório dentro da família acontecesse com qualidade, não ficávamos pensando quando essa data realmente chegaria. Mas após a definição de protocolos da Bigolin, minha mãe comunicou que queria se ausentar e passar todos os setores para mim.

Nessa época, houve várias questões em nossas vidas, principalmente a pandemia que estava começando. E mais uma vez, foi um momento em que a experiência dela não poderia ser deixada de lado, nem mesmo para passar seu cargo à frente. Então, a gestão comercial foi passada para mim e os demais setores seguiram com seus gestores, que inclusive na maioria deles são mulheres que lideram. A direção geral e o respaldo final ainda é da nossa matriarca. Tenho muito orgulho da história iniciada por ela, especialmente porque o setor da construção civil é essencialmente masculino.

Trabalhamos muito para chegar até aqui, sempre buscando valorizar a gestão  feminina, enxergando em cada ser humano o potencial empreendedor e a real possibilidade de mudança de vida por meio de suas escolhas. Hoje somos o grupo Trindade Bigolin, trazendo o sobrenome da minha mãe, Lucimar Trindade Bigolin, junto com o do meu pai Olivo Bigolin. Meu irmão, Filipe Bigolin, é engenheiro civil e é ele quem cuida da construtora, a Egide. Prezamos por nossos valores e lideramos pelo exemplo. Temos como missão criar e manter relacionamentos saudáveis com nossos clientes e somos conhecidos pela solidez, pela ética e pela qualidade dos produtos e atendimento prestado.

Ariane Bigolin é arquiteta e sócia do grupo Trindade Bigolin