Transmissão será feita diretamente pelo site oficial da academia

A 98ª edição do Oscar entra em sua etapa decisiva com o anúncio oficial dos indicados, marcado para esta quinta-feira (22), a partir das 10h30 (horário de Brasília). É o momento em que a temporada de premiações ganha contornos definitivos e os filmes que atravessaram o último ano passam a disputar, oficialmente, o lugar na história do cinema.

A revelação dos nomes será feita pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Ampas), encerrando a primeira fase de votação, que terminou na sexta-feira (16). Mais de 10 mil profissionais da indústria cinematográfica,  entre atores, diretores, roteiristas e técnicos, participaram do processo, votando majoritariamente dentro de suas próprias áreas. A exceção é a categoria de Melhor Filme, que conta com o voto de todos os membros da academia.

Para quem deseja acompanhar o anúncio em tempo real, a transmissão será feita diretamente pelo site oficial da academia, o Oscar.org. A cerimônia será apresentada, em inglês, pela atriz Danielle Brooks e pelo ator Lewis Pullman.

Brasil

Depois de uma temporada internacional marcada por prêmios e forte repercussão, o cinema brasileiro chega ao anúncio dos indicados em posição de destaque. O principal nome é O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, que integra a lista prévia de Melhor Filme Internacional e também aparece entre os pré-selecionados em Melhor Direção de Elenco.

O longa venceu recentemente o Globo de Ouro de Filme Internacional além do Globo de Ouro para o ator Wagner Moura .

O país também marca presença com Apocalipse nos Trópicos, documentário de Petra Costa, pré-selecionado na categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem, e com o curta Amarela, de André Hayato Saito, que está na lista prévia de Melhor Curta-Metragem em Live Action.

Outros destaques incluem o documentário Yanuni e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, que aparece nas pré-listas técnicas pela produção independente americana Sonhos de Trem. No total, a expectativa é de que o Brasil possa alcançar até nove indicações nesta edição.

A cerimônia de entrega do Oscar 2026 está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, no Dolby Theatre.

A lista com os pré-indicados.


Trabalho integra o projeto “A Jornada do Corpo”, contemplado pela Secel no edital Viver Cultura – edição Lei Paulo Gustavo

A exposição coletiva “A Jornada do Corpo” está sendo exibida por meio de QR Codes em adesivos e placas em braile fixados em postes e centros culturais de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Várzea Grande. O trabalho divulga imagens, criações literárias e histórias de vida de 20 mulheres com corpos dissidentes, como trans, travesti, negra, gorda e parda, que são realizadoras de arte e cultura.

Em realidade aumentada, a exposição foi criada a partir dos resultados produzidos no projeto “A Jornada do Corpo Presencial”, financiado com recursos do edital Viver Cultura – edição Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

De acordo com a diretora do projeto, a produtora cultural Ju Queiroz, um dos principais objetivos foi criar um espaço para a narrativa das histórias de vida através de múltiplas linguagens.

“As mulheres puderam experimentar coletivamente e artisticamente novas possibilidades de narrativas de si mesmas, compartilharam suas histórias, produziram poesia e narrativas fotográficas, que agora brindam ao público em Cuiabá, Chapada e Várzea Grande”, comenta Ju.

Em Cuiabá, os QRs codes estão afixados em postes de ruas da região da praça da Mandioca e no Centro Cultural Casa das Pretas. Em Chapada dos Guimarães, as placas e adesivos foram colocados em postes de ruas do centro e nos seguintes estabelecimentos: Casa de Vó, Sebo e Antiquário Rua Antiga, Centro Cultural Cafua, Centro Cultural Casa di Rose e Chapada Hostel. Já em Várzea Grande, foram afixados na Avenida Arthur Bernardes.

As obras permanecerão fixas até a sua degradação natural e possíveis intervenções do público.

“A Jornada do Corpo Presencial” ocorreu entre os meses de julho e agosto de 2025, em Cuiabá. As imagens e textos foram produzidos durante oito encontros do projeto, quando foram realizadas quatro oficinas, que abordaram temas como corpo, performance, escrita, imagem, auto-retrato e fotografia.

As oficinas foram realizadas na Casa Cuiabana e foram ministradas por quatro convidadas: Malu Jimenez, Lupita Amorim, Jaque Roque e Ju Queiroz.

“Colocamos em destaque corpos que foram historicamente invisibilizados, mas que são insurgentes. Todos os processos criativos trataram da (r)existência que mulheres negras, gordas, periféricas, LGBTQIAPN+, com deficiência, idosas e que estão fora dos ditos ‘padrões de beleza’, mas que criam arte, desafiam o preconceito, buscam ocupar cada vez mais espaços para sobreviver e combater as diversas violências”, explica Ju Queiroz.

Participantes relatam transformação interior

As participantes do projeto e agora autoras das fotos e textos literários que estrelam a exposição relatam que os encontros/oficinas proporcionaram, de fato, uma jornada de encontro e fortalecimento entre o caminhar interior e o caminhar coletivo.

A publicitária e produtora Duda Dall Belo, por exemplo, pondera que “a Jornada do Corpo foi delicadeza, amor e mulheridade!”.

Para a atriz e dramaturga Maré, participar do projeto “foi uma experiência de me quebrar inteira, de me desmontar, de me tirar de um lugar de uma forma completamente diferente do que eu achei que seria, pra a partir daqui eu entender quais conexões eu quero fazer!”

Já a artista Josy Campos enfatiza que “a Jornada foi uma experiência maravilhosa, de muitas transformações e de muito aprendizado. Eu aprendi muito com as meninas aqui, que contribuíram muito com essa troca afetiva e para mim tá sendo muito gratificante. Quando eu vi a publicação da Ju eu disse: eu tenho que fazer essa jornada!”

Por sua vez, Virgínia Meirelles, destaca que: “foi tão, tão incrível. Um caminho novo que se abriu, um novo olhar, uma convivência, um acolhimento, uma nova realidade, nova vivência. E é isso, tudo misturado. Uma transformação!”

Histórico 

A Jornada do Corpo é um projeto criado em 2020 por Ju Queiroz, com o objetivo de conduzir as mulheres por uma experiência artística e sensorial através do autorretrato. Mais de 300 mulheres de todo o Brasil e exterior já participaram das 9 turmas do projeto, que sempre foi realizado de modo online e pela primeira vez é proposto uma vivência presencial.

(Com informações da Assessoria)


A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está convocando os candidatos que concorreram às vagas destinadas aos negros/indígenas e pessoas com deficiência classificados do processo seletivo simplificado para contratos temporários e formação de cadastro reserva. O Edital foi publicado na edição suplementar desta quarta-feira (21) no Diário Oficial de Várzea Grande.

O Edital para a convocação dos candidatos classificados que concorreram por cotas para as funções de Técnico de Desenvolvimento Infantil, Técnico de Desenvolvimento Educacional Especializado, Técnico Administrativo Escolar, Técnico de Manutenção e Segurança da Infraestrutura Escolar, Técnico em Nutrição Escolar, Técnico De Manutenção da Infraestrutura e Higienização Escolar (nível médio) e para Professor de Pedagogia, Professor de Artes, Professor de Artes com Ênfase em Música, Professor de Educação Física, Professor de Ensino Fundamental – Letras/ Português, Professor de Matemática, Professor de Ensino Fundamental – Letras /Língua Inglesa, Professor de Ensino Fundamental – Letras /Língua Espanhola, Professor de História, Professor de Geografia e Professor de Ciências (nível superior).
De acordo com o secretário Igor Cunha, a convocação dos cotistas faz parte da terceira etapa da finalização do processo seletivo que, com o envio e a avaliação da documentação, se encerrará com a contratação dos profissionais para atuarem na rede municipal durante o ano letivo de 2026.

Segundo o secretário da pasta, Igor Cunha, a documentação a ser enviada pelos convocados cotistas é a mesma dos convocados que concorreram por ampla concorrência de acordo com o Edital do Processo Seletivo. “Esta é a primeira vez que a Secretaria de Educação de Várzea Grande realiza um processo seletivo com recebimento da documentação 100% eletrônica, garantindo mais segurança, agilidade e transparência em todas as etapas do certame” declarou Igor.

“Como o volume de envio dos documentos dos mais de 3 mil candidatos convocados será muito grande, decidimos ampliar o prazo para que todos possam acessar o link e enviar os documentos com mais tranquilidade. O envio vai poder ser realizado nos dias 22 e 23 (quinta e sexta-feira) de janeiro”, explicou Cunha.

O PASSO-A-PASSO

O envio da documentação obrigatória para a contratação será feito exclusivamente por meio eletrônico, através do link oficial.

Os candidatos classificados e convocados poderão acessar o link: https://tools.meiacinco.digital/smecel/candidato/acesso, que terá início às 00:01h do dia 22 e terminará às 23:59h do dia 23 e fazer o upload dos arquivos da documentação.

O acesso ao sistema para o envio da documentação poderá ser feito de duas maneiras: Pelo número do CPF + o número da inscrição do seletivo, ou pelo endereço do e-mail (cadastrado no ato da inscrição para o seletivo) + o número da inscrição.

Para consultar a lista de documentos/declarações exigidas no processo de contratação, o convocado pode conferir acessando o link: https://www.varzeagrande.mt.gov.br/arquivos/1916

O secretário reforçou a importância do candidato classificado e convocado pelo Processo Seletivo observar as datas do envio dos documentos para não perder o prazo e garantir sua contratação.


A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue intensificando a vacinação contra a dengue em toda a capital. O imunizante está disponível nas 68 Unidades de Saúde da Família (USFs) espalhadas pelo município, garantindo acesso fácil e descentralizado à população.

A vacinação é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para a aplicação da vacina Qdenga. O esquema vacinal é composto por duas doses, e é fundamental que pais e responsáveis fiquem atentos ao prazo para completar a imunização.

Cuiabá dobrou a cobertura na atual gestão. Dados do Ministério da Saúde apontam que, enquanto 9.989 crianças e adolescentes receberam a primeira dose da vacina no ano passado, o número saltou para 17.209 doses aplicadas em 2025 — mais do que o dobro do volume registrado anteriormente. A população-alvo, formada por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, é estimada em 44.306 pessoas, segundo o IBGE.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento pessoal da criança ou adolescente, cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, reforça a importância da adesão da população à campanha.

“A vacina Qdenga é uma ferramenta fundamental na prevenção contra a dengue. Nós conseguimos avançar muito na cobertura vacinal, mas ainda precisamos que os pais e responsáveis levem seus filhos às unidades de saúde para garantir a proteção completa, principalmente com a aplicação da segunda dose dentro do prazo recomendado”, destacou.

A SMS mantém polos fixos de vacinação, com atendimento regular ao longo da semana, com horário de atendimento: das 7h às 11h e das 13h às 17h

Locais de vacinação em Cuiabá

– Clínica da Família CPA I

– USF Tijucal

– USF Jardim Florianópolis/União

– USF Bela Vista/Carumbé

– UBS Nova Esperança

-UBS 1º de Março

– UBS Novo Horizonte

– UBS Parque Ohara

– UBS Grande Terceiro

– UBS Cidade Alta/Cidade Verde

– UBS Residencial Coxipó III

– UBS CPA III

– UBS Quilombo

– UBS Santa Terezinha

– UBS Pedra 90 I e II

– UBS Campo Velho

– UBS Jardim Leblon

– UBS Pico do Amor

– UBS Iza Terezinha Picolli

– UBS Paiaguás

– UBS Novo Colorado II

– USF Pico do Amor

– USF Residencial Paiaguás

– USF Jardim Imperial

– USF Despraiado

A ampliação da cobertura vacinal faz parte do conjunto de ações da Prefeitura de Cuiabá para manter os índices da doença sob controle. Em 2025, o município mais que dobrou o número de doses aplicadas em relação ao ano anterior. Já em 2026, os dados epidemiológicos apontam uma redução expressiva nos casos de dengue, reflexo direto das ações integradas de vacinação e combate ao mosquito.

Mesmo com o cenário de controle, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que a população não deve relaxar nas medidas de prevenção. Além da vacinação, é essencial eliminar focos de água parada e, ao apresentar sintomas como febre, dor no corpo e dor atrás dos olhos, procurar imediatamente uma unidade de saúde.


Saiba como montar uma lancheira bem nutritiva.

Biscoitos, bolachas, bolos e sucos ultraprocessados são, muitas vezes, opções mais comuns para compor a lancheira das crianças, principalmente por conta da praticidade. Mas, segundo a nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott, Patrícia Ruffo, muitos destes alimentos possuem carência nutricional ou excesso de outras – como gordura saturada – e, ao optar por este tipo de alimentação, a criança pode deixar de ingerir nutrientes vitais e necessários para um crescimento saudável e, quando isso se torna uma prática diária a criança poderá enfrentar alguns desafios em seu desenvolvimento físico e cognitivo, ter menos energia no dia a dia, ficar mais doente, prestar menos atenção nas aulas, entre outros.

O Ministério da Saúde desenvolveu um guia alimentar para crianças menores de 2 anos, enfatizando a importância da formação de hábitos alimentares, visto que a criança que come alimentos saudáveis e adequados tem mais chances de se tornar um adulto consciente para fazer boas escolhas alimentares1. Atualmente, 10% das crianças brasileiras, entre 5 e 10 anos, estão acima do pesoe é na lancheira que a alimentação inadequada fica mais evidente.

Variar no cardápio não é tarefa fácil, mas, segundo Patrícia, é fundamental para uma alimentação mais equilibrada. “O ideal é acrescentar na lancheira um alimento de cada grupo, como proteína, fruta e carboidrato, para garantir uma alimentação mais saudável e, consequentemente, auxiliar no crescimento e no desenvolvimento da criança”.

Planejar antecipadamente as opções de lanches da semana também pode ajudar os pais a não cometer excessos e trazer mais praticidade à rotina. Além disso, envolver a criança nas escolhas dos itens que vão compor a lancheira é fundamental para melhor aceitação dos alimentos. “Escolha opções de conhecimento da criança. A lancheira da escola deve ser uma extensão da alimentação feita em casa. Não adianta colocar um alimento que a criança não costuma ingerir em casa, pois as chances de voltar na lancheira são grandes”, aponta Patrícia.

O uso de um suplemento oral infantil também pode ajudar, por exemplo, no caso de uma criança que costuma rejeitar certos tipos ou grupos de alimentos e/ou que esteja com altura e ou peso abaixo da média para aquela idade. Porém, nem todas as crianças necessitam fazer uso de uma suplementação, por isso, é fundamental o acompanhamento com um pediatra ou nutricionista para que, a partir do relato dos pais e de exames, possa investigar se a criança tem, de fato, uma dificuldade alimentar e, se necessário, indicar o uso de suplemento ou determinar um plano de ação para que a criança retome ao objetivo de um crescimento saudável.

Confira abaixo seis dicas para montar uma lancheira saudável e bem nutritiva:

  1. No lanche da escola não pode faltar: um líquido, uma fruta, um tipo de carboidrato e um tipo de proteína3,4.
  2. Para beber, opte pelos chás, água de coco ou sucos naturais (que podem ser colocados em recipientes térmicos para não perder os nutrientes com o passar das horas), mas a água, sempre é uma excelente opção As lancheiras térmicas também são ótimas opções para o melhor acondicionamento da comida.
  3. Deixe as frutas cortadas e descascadas. A aparência é um fator determinante para a criança ingerir determinado alimento.
  4. Os pães podem e devem entrar na lancheira escolar, mas o ideal é variar o tipo para a criança não enjoar: pão francês, de forma ou de milho são algumas opções. É preciso estar atento ao recheio de cada pãozinho e os patês caseiros são opções saudáveis e nutritivas.
  5. Invista nos petiscos saudáveis: frutas desidratadas, mix de castanhas e cereais sem açúcar são opções nutritivas e saborosas. O ideal é colocar em um pote fechado ou até mesmo em um saquinho.
  6. Tenha a suplementação como uma aliada: ela é uma ótima alternativa para suprir as necessidades de nutrientes fundamentais para as crianças: ferro, cálcio, zinco, fibras e vitaminas A e D.

Patrícia conclui: “Comer saudável é apenas parte de uma vida saudável, sendo importante também incentivar as crianças a serem ativas, praticarem exercícios físicos regularmente e dedicarem um tempo às atividades ao ar livre.”

Referências:

1 Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos. Ministério da Saúde, 2022. Acessado em janeiro/23 – https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/Documentos/pdf/guia-alimentar-para-criancas-brasileiras-menores-de-2-anos.pdf/view
2 Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), Ministério da Saúde, 2021. Acessado em janeiro/23 – https://opendatasus.saude.gov.br/dataset/sisvan-estado-nutricional/resource/94dac617-dab0-4c58-bfed-39faf6eb6507
3 Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola / Departamento de Nutrologia, 3ª ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012. 148p.

Weffort VRS et al. Manual do lanche saudável. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia, 2011.


Companhia oferece programa de desenvolvimento, iniciativas de saúde e bem-estar e não exige experiência anterior

O McDonald’s vai inaugurar sua primeira unidade em Várzea Grande e está com 15 novas vagas abertas. As oportunidades são para o cargo de Atendente de Restaurante. Para participar da seleção, os interessados devem estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio e não é exigida experiência anterior.

A companhia é reconhecida por ser a principal porta de entrada para o primeiro emprego de jovens no Brasil. Nela, os colaboradores têm acesso a uma trajetória profissional justa e contam com benefícios como vale-transporte, planos de saúde e odontológico, Wellhub, alimentação no local, seguro de vida, programas de saúde e bem-estar, plano de carreira e programa de participação nos resultados.

Além disso, os contratados passam a fazer parte de um programa de capacitação e desenvolvimento que contempla o aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais e gera condições para que todas as pessoas possam alcançar o crescimento na carreira dentro ou fora da marca.

Ao oferecer oportunidades a jovens sem experiência, a Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s na América Latina e Caribe, incentiva a educação, gera mobilidade, acesso e desenvolvimento para as comunidades onde está presente.

Para concorrer, os interessados devem entrar em contato pelo número (65) 98105-8548.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 21 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui 2.500 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários. A empresa também está comprometida com o desenvolvimento das comunidades em que opera com a oferta de oportunidades de primeiro emprego formal aos jovens e com o impacto ambiental positivo por meio de sua Receita do Futuro. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com/pt/


Com investimento de R$ 5 milhões, Governo de Mato Grosso formalizou novo termo de colaboração para gestão compartilhada do espaço

O Museu de História Natural de Mato Grosso reabre, nesta terça-feira (20.1), e terá entrada gratuita ao público durante o mês de janeiro. Com investimento de R$ 5 milhões, a Secretaria de Estado de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) formalizou novo termo de colaboração, com vigência de cinco anos, para gestão compartilhada do espaço, que é centro referência em paleontologia, arqueologia e cultura dos povos tradicionais.

Localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), em Cuiabá, o Museu está instalado na Casa Dom Aquino, imóvel tombado como patrimônio histórico. As visitações podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 8h às 18h.

Na área externa, o público tem acesso à réplica em tamanho real do dinossauro Pycnonemosaurus nevesi. Em cômodos da casa de estilo colonial e fachada voltada para o rio Cuiabá, que se encontra a poucos metros de distância, os visitantes podem conhecer a exposição composta por um rico acervo arqueológico, etnológico e paleontológico.

Entre os destaques estão os fósseis de animais da região, organizados cronologicamente, representando a evolução biológica das Eras geológicas. O espaço abriga, por exemplo, fósseis do tatu gigante e da preguiça-gigante, de dinossauros e de animais marinhos do período em que Chapada dos Guimarães foi mar.

Peças arqueológicas contam a história da humanidade por meio de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais, como louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos encontrados nos casarões de engenho de Mato Grosso.

Também estão expostas no Museu as Máscaras Sagradas do povo xinguano Waurá, utilizadas em um importante ritual para os espíritos Apapaatai, seres mitológicos que permanecem presentes no cotidiano deste povo indígena até os dias atuais.

Depois de um período fechado aguardando a finalização do processo de seleção da Organização da Sociedade Civil (OSC), o Museu de História Natural retoma o funcionamento sob gestão compartilhada, durante cinco anos, do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss).

“É uma alegria retomar as visitações nesse importante espaço da história da ancestralidade e da diversidade em Mato Grosso. Mais que um local de exposição, o Museu de História Natural tem um papel importante na pesquisa, conexão e preservação das riquezas naturais e das formas de vida. Aproveitem para visitar e revisitar”, convida o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.


Bendu, marca de snacks funcionais criada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, avança em sua trajetória com o lançamento da linha SoftBar, uma barra proteica de textura macia que marca uma inflexão no mercado de snacks saudáveis ao unir nutrição, sabor real e experiência sensorial.

Durante anos, as barras proteicas estiveram associadas a produtos voltados principalmente à performance esportiva. Texturas rígidas, sabores artificiais e fórmulas pouco agradáveis tornaram esse tipo de snack uma escolha pontual na rotina alimentar. A SoftBar surge a partir desse cenário, com uma proposta focada em experiência sensorial e consumo recorrente.

Desenvolvida com fórmula autoral e maquinário exclusivo, a SoftBar é a primeira barra prensada do mundo, tecnologia que garante textura suave e mastigação fácil, sem o uso de gomas ou xaropes. Cada unidade oferece 12g de proteína, além de zero lactose, zero glúten e zero adição de açúcares, características alinhadas às demandas atuais por produtos funcionais com composição mais limpa.

A ideia foi criar uma barra que realmente fizesse parte da rotina. Trabalhamos muito a textura e o sabor para chegar a um produto agradável de comer, com ingredientes reconhecíveis e uma composição simples”, explica Marcelo Augusto Martins de Azevedo Souza, fundador e CEO da Bendu.

A linha SoftBar chega ao mercado em quatro sabores: Chocolate Belga, Dark Chocolate, Cookies e Leite em Pó, além da caixa mista, que reúne diferentes versões. Os sabores foram desenvolvidos para valorizar o perfil sensorial de cada ingrediente, mantendo consistência de textura e sabor em todas as opções.

Com foco em praticidade, a SoftBar atende consumidores que buscam snacks proteicos para lanches intermediários, pausas no trabalho ou consumo fora de casa, acompanhando rotinas dinâmicas e diferentes estilos de vida. O produto passa a integrar o portfólio da Bendu como uma das apostas da marca dentro da categoria de snacks funcionais.

A chegada da SoftBar ocorre em um contexto de expansão do mercado de alimentos saudáveis, no qual produtos proteicos passam a ser consumidos em diferentes momentos da rotina alimentar, associados à saciedade, ao suporte energético e à praticidade no dia a dia.

Sobre a Bendu: 

Fundada em 2020, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Marcelo Augusto Martins de Azevedo Souza, a Bendu nasceu com o propósito de transformar a relação das pessoas com a alimentação saudável, unindo sabor real, funcionalidade e escolhas possíveis para a vida cotidiana. A marca propõe uma abordagem equilibrada, sem radicalismos ou discursos punitivos, oferecendo produtos que combinam valor nutricional, praticidade e prazer sensorial. Com um portfólio que inclui barras proteicas, snacks crocantes, cremes e releituras de clássicos brasileiros, a Bendu reposiciona o consumo saudável como uma experiência de prazer consciente, conectada à rotina contemporânea e às escolhas reais de quem busca consistência, autonomia e bem-estar no dia a dia.

 


Em mais de uma oportunidade prometi aqui neste espaço comentar sobre as questões espirituais envolvidas na onda da covid 19. Sempre fiquei em dúvida, porque o lado espiritual desse fenômeno acaba sendo disruptivo e poderia gerar discussões que não interessam.

Mas o movimento da pandemia foi tão grande e tão abrangente que imaginei que poderia arriscar, sem ser crucificado. Mas, se for, fazer o que?

De tempos em tempos o planeta sofre disrupções e muda. No caso da covid, houve uma diferença. Pegou o mundo inteiro desprevenido. Não poupou países de economia rica e nem os pobres.

No primeiro momento a sequência de sentimentos começou com a surpresa. Depois veio o medo. Depois veio o temor. Depois veio o pânico coletivo. E, por fim, vieram as mortes e a doença ao redor de cada um de nós no Brasil e no mundo. E o medo tornou-se um sentimento coletivo.

Os governos, a mídia, as ongs tão poderosas com opiniões sobre tudo. A economia. A política. Todos silenciaram. O vírus transformou-se na mais agressiva linguagem mundial. 2020 passou no pânico e em 2021 o vírus veio acalmar a sua fúria a partir de setembro

Porém, ninguém esperava que ao fim da fase aguda da pandemia, a próxima vítima fosse a economia. E ainda não imagina que a próxima vítima dos desdobramentos seja a seja a política. Traduzindo: o planeta corre o risco de ver não ficar pedra sobre pedra da civilização até aqui construída ao longo de milhares de anos. Sei que são afirmações arriscadas e fortes. Mas parece que não haverá caminhos diferentes.

Uma das etapas da pandemia em 2020 foram os lockdowns e o isolamento social no mundo inteiro. Gerou grande confusão na economia pelo descompasso entre a pouca demanda e depois a pouca oferta de produtos quando a demanda recomeçou, agora em 2021. De outro lado o perfil de consumo das pessoas mudou muito.

O que antes não tinha valor passou a ser valorizado. E o que era muito valorizado perdeu a importância. Isso significa completa transformação de quase todos os segmentos de produção e de consumo da economia mundial.

Volto ao início do artigo. Por detrás de tudo isso e de tudo o que aconteceu fica bem claro que houve um certo planejamento fora do controle humano. Era pra transformar o ser humano usando o próprio ser humano. As religiões certamente atribuirão a uma divindade. Os espiritualistas atribuirão a um governo espiritual do mundo.

Quem não se enquadrar, também não poderá negar que transformações desse tamanho e importância não seriam casuais. Faço parte da crença de que existe uma ordem espiritual por detrás de tudo isso que aconteceu. Não sinto a necessidade de dar-lhe um nome. Só a de respeitar essa ordem.

Ao final, o que importa é que o planeta mudou absurdamente e não voltará atrás. As pessoas mudaram e mudarão em progressão absurda. Outra coisa, pra encerrar: não importa se o ser humano acredita ou não em algum valor espiritual.

O que importa, afinal, é que o que tiver de acontecer, está acontecendo e vai acontecer muito mais. O centro dessa nova ordem será o planeta renascido e o ser humano reconstruído. Mas a compreensão será um pouco mais lenta. Pode demorar. Mas não tem volta. Quem planejou, planejou!

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso.

 

Reprodução: Repórter MT


O lutador olímpico, Igor Queiroz, 19 anos, se tornou bicampeão pan-americano de luta greco-romana, na quinta-feira (10), na cidade de Oaxtepec, no México. O atleta é natural de Cuiabá e morador do bairro Tijucal.

Igor foi introduzido ao mundo das lutas aos 9 anos de idade, por influência do pai Pablo Queiroz, que além de cabeleireiro é lutador de jiu-jítsu. “Eu inseri o Igor de maneira lúdica no mundo das lutas. No entanto, dentre várias modalidades que ele treinou, acabou se identificando com a luta greco-romana”.

Há mais de 5 anos o cuiabano integra a equipe de lutadores olímpicos da Seleção Brasileira e atualmente é titular absoluto no time da luta greco-romana.

O atleta já foi campeão brasileiro, sulamericano e já ficou em terceiro lugar no campeonato mundial escolar, entre outras participações e premiações que recebeu ao longo dos mais de 20 países que já visitou por meio das competições.

O lutador, que usa o bordão “do Tijucal para o mundo”, ainda continua na tentativa de arrumar um patrocínio. Segundo o pai de Igor, o único apoio financeiro que o atleta recebe é dos próprios familiares.

Igor retorna a Cuiabá neste sábado, onde seguirá os treinos para as futuras competições.

 

Reprodução: Hiper Notícias 


2+0+2+3 = 7

Esse ano é regido pelo número 7 que é o número de energia da espiritualidade.

O 7 é o número que representa a perfeição. A integração entre os mundos físicos e espiritual, sendo, portanto, o símbolo do Universo em transformação.

Mas, suas interpretações vão muito além.

Ele representa o lado místico e oculto de TUDO.

Que a nossa história em 2023 seja de muita conexão com Algo Maior, a Fonte, Deus para que possamos estar em ressonância com as Forças do Amor:

1) O SIM, esta significativa força do SIM à realidade como ela é, permeia todas as outras.

2) O PERTENCIMENTO: Todos têm o mesmo direito de pertencer.

3) A HIERARQUIA, a ordem, o respeito a quem vem antes.

4) E o DAR e RECEBER são a mesma coisa.

A LUZ É PAZ e BEM.

Bora para a Vida!

Eluise Dorileo é psicóloga, terapeuta familiar e maestria nas novas constelações quânticas.

Email eluisedorileo@hotmail.com


Reprodução

A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, lançou nesta semana a primeira linha de bonecas Barbie produzidas com 90% de plástico reciclado dos oceanos.

A coleção foi batizada de ‘Barbie Loves the Ocean’ (Barbie Ama os Oceanos, em tradução livre) e conta com uma arte promocional bem legal que faz referência à recente pegada mais sustentável da Mattel: “O futuro do rosa é o verde“.

A fabricante de brinquedos se comprometeu a produzir seus produtos com 100% de material reciclado até 2030.

“Este lançamento da Barbie é mais um acréscimo ao portfólio crescente da Mattel de marcas voltadas para um propósito que inspiram a consciência ambiental com o nosso consumidor como foco principal”, disse o presidente e diretor de operações da Mattel, Richard Dickson, em um anúncio feito à imprensa.

Richard também enfatizou a importância de se pensar em políticas ambientais de longo prazo, de olho no futuro da próxima geração.

“Na Mattel, capacitamos a próxima geração a explorar as maravilhas da infância e atingir seu potencial máximo. Fazemos nossa parte para garantir que as crianças também herdem um mundo cheio de potencial“.

FONTE: Razões para Acreditar


Por Valeriano Martins

No decorrer da minha vida profissional me deparei e ainda me deparo com vários mitos em relação ao intercâmbio. Por isso vou falar aqui sobre os cinco que escuto com frequência. O mais forte deles é imaginar que se trata de uma experiência apenas para pessoas jovens e adolescentes. Isso é um engano que impede muitos de realizarem seus sonhos, pois intercâmbio não tem idade!

A viagem internacional com o propósito de estudo e até mesmo trabalho, no caso dos adultos, pode ser realizada em qualquer fase da vida. É com muito orgulho que posso contar que no portfólio da Best Intercâmbio por exemplo, temos estudantes com mais de 70 anos e cada vez mais esse público está aumentando. Isso é incrível, pois incentiva outras pessoas dessa faixa etária a perceberem que a vida deve ser vivida da melhor maneira possível. Viajar, estudar e ver coisas novas com certeza é uma das opções que devem estar no topo da nossa lista.

Outro mito comum é sobre a língua inglesa. Acredito que por ser um dos idiomas considerados como universais e por estar fortemente presente no nosso dia a dia, como em filmes, músicas e cinema, várias pessoas chegam até nós imaginando que os países onde o inglês é falado são os únicos para os quais se pode viajar como intercambista. Então vamos desmitificar esta ideia também. Você pode viajar para estudar francês, italiano, espanhol, japonês, alemão! Enfim, a língua que quiser. Não existe fronteira. Basta procurar uma empresa de confiança e competente. A liberdade para viajar ao local que deseja estará garantida.

Estudar até ser fluente para só então fazer o intercâmbio: esse é o nosso terceiro mito. Aprender um novo idioma no país em que ele é nativo faz com que o aprendizado seja ainda mais rápido. Por isso, não é preciso ser craque em determinada língua para ser intercambista. Você vai aprender tudo durante a viagem.

O quarto mito: “vou economizar bastante, aí sim posso fazer meu intercâmbio”. Esse tipo de pensamento é bem comum. Realmente, não posso negar que se trata de um investimento, mas isso não significa que você precise desembolsar um alto valor. Existem diversas maneiras de baratear a viagem, como escolher bem o destino e o tempo de duração.

E para finalizar, vamos falar sobre intercâmbio e férias. Aqui é importante lembrar que esse tipo de experiência é um investimento pessoal em conhecimento e aprendizado. Por isso, precisa valer a pena. Isso não significa que você não vai poder visitar os pontos turísticos da cidade onde está ou sair para se divertir. O que não pode acontecer é esquecer de estudar. Afinal, você pagará por um curso, passagens e acomodação. O ideal é equilibrar os estudos com o lazer e aí com certeza seus resultados serão excelentes.

Anualmente realizamos a Feira de Educação Internacional com o objetivo de aproximar as instituições internacionais com o público interessado em fazer intercâmbios, oferecendo às pessoas a oportunidade de conversar e tirar suas dúvidas. Este ano, a feira acontece no próximo dia 22 de outubro, no Goiabeiras Shopping. O evento é aberto e totalmente gratuito.

Valeriano Martins é CEO da Best Intercâmbio


O resgate dos animais das ruas e a oportunidade de dar um novo lar aos pets foi o que me motivou a iniciar um projeto em parceria com as Ongs (Organização Não Governamental) de apoio e cuidado ao animal.

O projeto piloto se deu com a disponibilização de 16 gatos, filhotes e adultos, pela Ong “É o Bicho”. Ao chegar na unidade Veterinária, cada animal passa por consulta para avaliação das condições gerais de saúde. E em apenas uma semana desde o início do projeto, 15 dos 16 gatos já tinham ganhado um novo lar.

Minha intenção é ampliar ainda mais a disponibilização de animais para adoção. As Ongs têm um papel importante no cuidado com os animais abandonados. Ainda para este mês, está previsto a disponibilização de cães e gatos para uma adoção responsável.

Qualquer pessoa que tenha interesse em cuidar e zelar de um pet pode fazer a adoção. Mas antes, deve fazer um cadastro e a equipe da Ong fará uma visita para levar as informações quanto as necessidades básicas de cada animal. Nossa campanha, que oportuniza às pessoas fazer uma adoção consciente, tem o apoio do plano de saúde animal referência no país, a Planvet.

Nossa clínica mantém atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Estamos também disponíveis para novas parcerias com outras Ongs da causa animal.

Para conhecer os animais disponíveis para adoção ou buscar parceria, basta nos fazer uma visita no endereço – Rua Professor João Félix, Número 396, Bairro Lixeira, em Cuiabá ou acessar nossa página no Instagram (@veterinariamt) ou Facebook (veterinariamatogrosso). Outras informações podem ser obtidas pelo número 65 3046-2850.

Anderson Nogueira é médico veterinário há mais de 15 anos e atende na Clínica Veterinária Mato Grosso.


A novidade traz oito brinquedos inéditos para comemorar o lançamento do filme ambientado em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana

O McLanche Feliz proporciona entretenimento e diversão para os momentos em família há mais de 40 anos. E agora, a plataforma apresenta itens inéditos inspirados no novo filme da Disney e Pixar “Luca”.

A história é ambientada em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana e narra a jornada de amadurecimento de Luca junto de seu novo melhor amigo Alberto. Os meninos vivem um verão inesquecível repleto de gelatos, massas e intermináveis passeios de scooter. Mas toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: os dois são monstros marinhos de um mundo logo abaixo da superfície da água.

A novidade chega incrementando a parceria entre The Walt Disney Company Latin America e McLanche Feliz e reforça a aposta da rede em novas experiências que estimulam as atividades criativas e com muita diversão.

Para a família toda entrar no clima dessa empolgante estreia, o McLanche Feliz traz oito brinquedos inspirados nos personagens principais do filme:

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Muda de cor): submerja Luca e Alberto em água fria para revelar o tom de pele verde dos monstros marinhos. Coloque a peça da cauda à cabeça para completar a transformação;

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Nadando): gire a cauda do Luca e solte-a quando submergir o brinquedo na água, para fazê-lo nadar;

Giulia Marcovaldo: gire os braços de Giulia para trás e solte-os quando a submergir na água, para ver como nada;

Massimo Marcovaldo: dê corda ao Massimo e submerja-o na água, para ver como o Massimo move seus pés,enquanto nada e solta água pela boca.;

Machiavelli: aperte o botão embaixo de Machiavelli e submerja-o na água. Depois, solte o botão para enchê-lo. Tire-o da água e aperte o botão de novo, para que ele dispare água pela boca.

Monalisa: é uma pistola de água. Submerja a Monalisa em água fria e puxe sua cauda para enchê-la de água. Quando retirar da água, empurre a cauda novamente para a frente, para que a água saia pela boca.

Da esquerda para a direita: Luca Paguro (muda de cor), Alberto Scorfano (muda de cor), Luca Paguro (nadando), Alberto Scorfano (nadando), Giulia, Massimo, Machiavelli e Monalisa.

Os brinquedos já podem ser encontrados nos restaurantes da rede, que seguem operando pelo McDelivery e Drive-Thru em todo o país.

McLanche Feliz: ingredientes de qualidade e refeições equilibradas

Junto com seu compromisso em garantir momentos de diversão e aprendizagem, a companhia também mantém o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e os melhores ingredientes. Ao longo da última década a marca apresentou uma série de mudanças e evoluções em seu cardápio. Em 2019, o McDonald’s renovou sua proposta de menu infantil para oferecer uma opção ainda mais equilibrada, diminuindo as quantidades de sódio, gorduras, açúcares adicionados e incorporando mais frutas e vegetais.

Para ficar sempre por dentro das novidades e campanhas, acesse: https://www.mcdonalds.com.br.

 Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/03/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com


Relacionamentos saudáveis, fortes e duradouros. Construir tudo isso com excelência não seria possível sem inspiração, coragem e exemplo. E é assim que hoje, em nossos 31 anos de empresa familiar, temos o orgulho de dizer que a força das mulheres se destaca em nosso meio.

Começamos nosso negócio como “Shopping da Construção”. Sempre fomos reconhecidos por termos produtos de acabamento diferenciados e fomos uma das primeiras lojas do segmento a ter autosserviço. Antes, tudo funcionava apenas como modalidade “venda de balcão”. Em 2006, trouxemos o primeiro modelo em formato “boutique”. Ao nos reposicionarmos no mercado com esse formato de loja personalizada, entendemos o quanto isso era importante.

Tudo em nossa empresa foi construído com amor e dedicação. Minha mãe fazia questão que eu e meu irmão sempre estivéssemos inseridos nos negócios da família. E assim estudamos e nos especializamos em diversas áreas para auxiliar e crescer ali dentro. Após a faculdade de arquitetura, fiz cursos de Gestão de Negócios e MBA em Varejo 4.0. Acompanhamos de perto a importância da gestão por sempre termos visto como nossos pais trabalhavam.

Em 2009, meus pais decidiram começar a Profissionalização da Gestão da Empresa, com a ideia de iniciar um processo de sucessão familiar com responsabilidade. Para isso, iniciamos uma longa preparação com um coaching para famílias empresárias em conjunto com várias consultorias nesse sentido.

Identificamos dentro de cada um de nós, o principal perfil para conseguirmos aproveitar ao máximo as características profissionais como indivíduos. Nas consultorias, trabalhamos liderança e governança. Implementamos ainda o programa de qualidade, para estudarmos questões de processos e mapeamento de procedimentos em todas as suas etapas.

Apesar de estarmos aprimorando nossos negócios e preparando tudo para que o processo sucessório dentro da família acontecesse com qualidade, não ficávamos pensando quando essa data realmente chegaria. Mas após a definição de protocolos da Bigolin, minha mãe comunicou que queria se ausentar e passar todos os setores para mim.

Nessa época, houve várias questões em nossas vidas, principalmente a pandemia que estava começando. E mais uma vez, foi um momento em que a experiência dela não poderia ser deixada de lado, nem mesmo para passar seu cargo à frente. Então, a gestão comercial foi passada para mim e os demais setores seguiram com seus gestores, que inclusive na maioria deles são mulheres que lideram. A direção geral e o respaldo final ainda é da nossa matriarca. Tenho muito orgulho da história iniciada por ela, especialmente porque o setor da construção civil é essencialmente masculino.

Trabalhamos muito para chegar até aqui, sempre buscando valorizar a gestão  feminina, enxergando em cada ser humano o potencial empreendedor e a real possibilidade de mudança de vida por meio de suas escolhas. Hoje somos o grupo Trindade Bigolin, trazendo o sobrenome da minha mãe, Lucimar Trindade Bigolin, junto com o do meu pai Olivo Bigolin. Meu irmão, Filipe Bigolin, é engenheiro civil e é ele quem cuida da construtora, a Egide. Prezamos por nossos valores e lideramos pelo exemplo. Temos como missão criar e manter relacionamentos saudáveis com nossos clientes e somos conhecidos pela solidez, pela ética e pela qualidade dos produtos e atendimento prestado.

Ariane Bigolin é arquiteta e sócia do grupo Trindade Bigolin