Evento abre calendário anual dos festivais de cinema brasileiros

A Mostra de Cinema de Tiradentes, considerada a primeira grande vitrine do cinema brasileiro no calendário anual de festivais, divulgou nesta semana a programação das mostras competitivas Olhos Livres e Aurora, que integram a 29ª edição do evento.

As exibições começam dia 23 a vão até 31 de janeiro, na cidade histórica mineira de Tiradentes, com entrada gratuita.

Ao todo, 13 longas-metragens em pré-estreia mundial compõem as duas mostras, avaliadas pelo Júri Oficial e pelo Júri Jovem, em diálogo com o tema desta edição, Soberania Imaginativa.

Para a coordenadora-geral da Mostra, Raquel Hallack, o evento mantém papel estratégico no setor.

“A mostra abre o calendário audiovisual brasileiro e funciona como um termômetro para as produções que vão ganhar destaque ao longo do ano”, afirmou.

Segundo Raquel Hallack, a edição reúne 140 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, refletindo a diversidade estética, narrativa e regional do cinema contemporâneo.

“É um território fértil que antecipa tendências, lança novos nomes e fortalece a produção audiovisual brasileira”, completou.

Rio de Janeiro (RJ), 06/01/2026 – MOSTRA DE TIRADENTES DIVULGA PROGRAMAÇÃO DAS MOSTRAS OLHOS LIVRES E AURORA - PAo sabor das cinzas.
Foto: Bruno Cesar/Divulgação
As exibições começam dia 23 a vão até 31 de janeiro e têm entrada gratuita – Imagem do filme Ao Sabor das Cinzas – Bruno Cesar/Divulgação

Mostra Olhos Livres

Voltada a cineastas com trajetória consolidada, a Olhos Livres reúne obras que investem na liberdade formal e no risco estético.

Em 2026, a seleção inclui: Meu Tio da Câmera, de Bernard Lessa (ES); Tannhäuser, de Vinícius Romero (SP); Anistia 79, de Anita Leandro (RJ); As Florestas da Noite, de Priscyla Bettim e Renato Coelho (SP); O Enigma de S., de Gustavo de Mattos Jahn (RJ); Ao Sabor das Cinzas, de Taciano Valério (PE); e Amante Difícil, de João Pedro Faro (RJ).

Mostra Aurora

Dedicada a longas-metragens de estreia, a Aurora segue como espaço de revelação.

A programação traz Vulgo Jenny, de Viviane Goulart (GO); Sabes de Mim, Agora Esqueça, de Denise Vieira (DF); Politiktok, de Álvaro Andrade (BA); A Voz da Virgem, de Pedro Almeida (RJ); Para os Guardados, de Desali e Rafael Rocha (MG); e Obeso Mórbido, de Diego Bauer (AM).

Segundo a coordenação, muitos dos filmes foram realizados com recursos próprios ou editais de baixo orçamento, evidenciando a força do cinema independente.

Um dos espaços mais aguardados da Mostra, o Cine-Praça transforma o Largo das Forras em sala de cinema ao ar livre, com sessões seguidas de bate-papo. A programação neste ano inclui os filmes :  Querido Mundo (Miguel Falabella), O Último Episódio (Maurílio Martins), Pequenas Criaturas (Anne Pinheiro Guimarães), Herança de Narcisa (Clarissa Appelt e Daniel Dias), Em Dolores (Marcelo Gomes e Maria Clara Escobar) e Ladeiras da Memória – Paisagens do Clube da Esquina (Raabe Andrade e Daniel Caetano), além de sessões de curtas de segunda a quarta-feira.

Além das exibições, a mostra mantém forte investimento em atividades formativas, com 16 ações gratuitas entre oficinas, workshops e masterclasses. “Desde a primeira edição, a formação é parte essencial da nossa identidade”, destacou Hallack.

A programação completa está disponível no site oficial do evento.


A trama acompanha estrelas do hóquei que são rivais em campo mas engatam um romance fora dos holofotes

Uma pequena série canadense virou um fenômeno inesperado nos Estados Unidos. Agora, já há previsão para chegar ao Brasil: Heated Rivalry, produção que retrata um romance proibido entre dois rivais de hóquei no gelo e virou um dos assuntos mais comentados das redes sociais no fim de ano, chega à HBO Max em fevereiro.

Desde dezembro, a série tem movimentado a internet e veículos de imprensa internacionais. A produção foi realizada com baixíssimo orçamento pelo streaming canadense Crave e comprada pela HBO Max para distribuição nos EUA. Em poucos dias, virou uma das séries mais vistas da plataformas.

O anúncio de que o seriado – cujo segunda temporada já foi confirmada – será lançado no País movimentou fãs. O vídeo já passa das 238 mil visualizações e 2,4 mil comentários. Para se ter uma noção, um fã-clube brasileiro da série no Twitter já tem mais de 32 mil seguidores – tudo isso sem lançamento no Brasil.

Heated Rivalry é inspirada pelo livro Rivalidade Ardente, de Rachel Reid, que chega ao Brasil também em fevereiro pela Alt, selo de literatura jovem da Globo Livros. O romance é, na realidade, o segundo volume de uma série de seis livros ambientada no universo do hóquei.

A trama acompanha o canadense Shane Hollander e o russo Ilya Rozanov, interpretados pelos novatos Hudson Williams e Connor Storrie, respectivamente. Estrelas em ascensão iniciando as carreiras no mesmo ano em times rivais, Hollander e Rozanov logo desenvolvem uma rivalidade alimentada por fãs e pela mídia.

Por trás das câmeras, contudo, nasce uma relação sexual que permanece em segredo e evolui para o romance enquanto suas carreiras deslancham. A série tem seis episódios e é repleta de cenas de sexo, momentos de tensão e conflitos que se desenvolvem ao longo de praticamente uma década.

POR QUE VIRALIZOU?

Explicar os motivos pela série ter se tornado um fenômeno é algo que críticos internacionais tem tentado fazer nas últimas semanas. O material explícito (e a ótima química dos atores) pode ter ajudado a gerar curiosidade dos espectadores, além do marketing da série ter apostado em cortes para as redes sociais que rapidamente se tornaram virais.

Para muitos, a produção foi abraçada pela comunidade LGBT+ simplesmente por contar um tipo de história ainda pouco explorada por Hollywood. Em um artigo para o New York Times, o historiador Jim Downs escreveu que produções queer são quase sempre impulsionadas “por um imperativo político.”

Contudo, outro ponto de discussão foi como a série foi abraçada por mulheres de todas as orientações sexuais. À Variety, o criador Jacob Tierney tentou explicar: “As mulheres adoram esses livros. São livros escritos por uma mulher”, lembrou.

É verdade que a série já veio com uma fã-base do livro de Reid, que já era considerado um best-seller, mas as vendas do livro aumentaram exponencialmente desde o lançamento da série. Atualmente, o romance ocupa a 7ª posição na lista geral de mais vendidos do New York Times.


O transporte público terá início mais cedo nos bairros da Capital, no próximo domingo (11), com ônibus circulando a partir das 4h da manhã, uma hora antes do horário habitual, para atender o público da Corrida de Reis. Haverá linha especial, a E01, para o trajeto direto ao Parque Novo Mato Grosso, com a primeira viagem às 4h30, saindo do Shopping Pantanal. A cada cinco minutos estão previstas novas viagens entre as 4h30 e 7h30, com desembarque dentro do Parque Novo Mato Grosso. Já o retorno funcionará com a última saída do local do evento, às 11h da manhã.

No domingo, o transporte é gratuito em Cuiabá desde junho do ano passado, por decisão do prefeito Abilio Brunini, e, nesta data, o benefício se estenderá também à linha especial. Mesmo com a gratuidade, o embarque será feito mediante o uso do cartão de transporte, para controle de registro.

Devido à Corrida de Reis, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, atuará também na organização do trânsito e do transporte, com equipes realizando interdições e controle em pontos específicos dentro do Parque Novo Mato Grosso.

“A operação para a Corrida de Reis envolve ações de transporte e de trânsito. No trânsito, a equipe será responsável pela condução dos corredores de elite, incluindo os batedores da elite masculina e da elite PCD, com um efetivo total de seis batedores nos 10 km da corrida”, afirmou a secretária de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, coronel Francyanne Lacerda.

No Parque Novo Mato Grosso, a operação de transporte será distribuída nos acessos ao parque e ao estacionamento, onde está prevista a disponibilidade de aproximadamente 8.800 vagas para corredores que utilizarem veículo próprio, além de uma área específica para desembarque e posterior embarque dos participantes. Os agentes de trânsito atuarão na interdição de pontos do estacionamento para agilizar a organização, além da organização e fiscalização do embarque e desembarque nos pontos de ônibus, que ocorrerão na entrada do parque, utilizando a primeira alça.

“A ação será durante toda a manhã, inclusive organizando os grupos para o retorno, para evitar aglomerações. Não há horário fixo de saída dos ônibus para o retorno do evento, pois sairão conforme a demanda, mesmo sendo um na sequência do outro”, explicou a secretária.

Toda a logística disponibilizada pela Prefeitura de Cuiabá visa atender os participantes e espectadores no deslocamento até o Parque Novo Mato Grosso. A orientação é otimizar o tempo de locomoção, tendo em vista que o local fica fora do perímetro urbano de Cuiabá.

O tempo médio de deslocamento por meio do transporte coletivo é de cerca de 40 minutos. Os corredores devem se programar com antecedência para não perderem a largada, caso dependam do transporte público. A prova começa às 6h30, com o público PCD, às 6h45 para a categoria feminina e às 7h para a elite masculina e o público geral.


A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, está com inscrições abertas para quatro cursos gratuitos do programa Qualifica Turismo. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac-MT) e tem como foco preparar a população para atuar em diferentes áreas ligadas ao turismo.

Nesta etapa, estão disponíveis os cursos de Agente de Informações Turísticas, Serviços de Recepção e Acomodação e Orientação do Cliente, Técnicas e Práticas de Lazer e Recreação e Artesão de Pintura em Tecido. As formações atendem públicos distintos e contemplam áreas estratégicas para o atendimento ao visitante, a organização de serviços e a valorização da economia criativa local.

O curso de Agente de Informações Turísticas possui carga horária de 200 horas e será realizado de 19 de janeiro a 24 de abril de 2026, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Para participar, é necessário ter Ensino Fundamental completo e idade mínima de 16 anos. A formação prepara o aluno para atuar diretamente no acolhimento e na orientação de visitantes.

Já o curso de Serviços de Recepção e Acomodação e Orientação do Cliente conta com carga horária de 20 horas, com aulas aos sábados, das 9h às 12h, entre os dias 24 de janeiro e 7 de março de 2026. O requisito é Ensino Fundamental completo e idade mínima de 16 anos, com foco no atendimento qualificado e na hospitalidade.

A capacitação em Técnicas e Práticas de Lazer e Recreação terá 40 horas de duração e ocorrerá de 2 a 20 de fevereiro de 2026, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Para participar, é necessário ter Ensino Médio incompleto e idade mínima de 16 anos. O curso aborda atividades recreativas voltadas ao lazer, eventos e ações turísticas.

O curso de Artesão de Pintura em Tecido possui carga horária de 160 horas e será realizado de 19 de janeiro a 16 de março de 2026, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Os requisitos incluem Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano completo e idade mínima de 15 anos. A formação valoriza o artesanato como produto turístico e fonte de geração de renda.

As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira (7) e seguem até o dia 16 de janeiro. Os interessados devem realizar a inscrição presencialmente no Senac Sinop, localizado na Avenida das Sibipirunas, nº 3.662, no Setor Comercial, das 7h às 22h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (66) 9.9908-6204.

O programa Qualifica Turismo foi lançado oficialmente no dia 29 de julho e tem como objetivo oferecer capacitações contínuas para fortalecer o turismo local por meio da formação de profissionais qualificados, alinhados às demandas do mercado e ao crescimento do setor no município.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento estruturado do turismo local, especialmente diante do aumento no número de visitantes. “O Qualifica Turismo representa um passo fundamental para o desenvolvimento estruturado do setor em Sinop. O município tem registrado crescimento expressivo no fluxo de visitantes, o que exige investimentos constantes em capacitação e em atendimento de qualidade. O programa nasceu com o compromisso de preparar a nossa mão de obra para atender às exigências do mercado e potencializar as experiências turísticas no município”, afirmou.


Por Fellipe Rinschede Benevides 
Quais os maiores mitos de final de ano, eu começo: Horóscopos, Papai Noel ou listas de objetivos?

Interessante ver como a “fé” das pessoas está associada a coisas tão banais e ao mesmo tempo tão presentes no dia a dia.

Vai se aproximando o fim do ano, o trabalho vai desacelerando, o cansaço e a necessidade de “deixar as coisas mais leves” vai batendo à porta.

Os últimos dias para correr atrás do “tanquinho”. De um projeto de verão muito bem planejado há um ano atrás e que nunca passou na porta de uma academia. A viagem. O dinheiro que deveria ter sido investido. São tantas as promessas que foram adicionadas nessa lista que poderia escrever esse texto apenas para nos deixar pensativos sobre isso.

Mas vamos aos que interessa: O que está nessa lista, realmente deveria estar lá?

Para a pessoa física: uma vida mais saudável e ativa. Para a jurídica: melhores números e planos mais agressivos de negócio.
E o mais importante e que foi, certamente, deixado de lado: Como?

Como a vida vai ser mais saudável, trabalhando 12 horas por dia em prol de um objetivo  que foi colocado numa lista sem um planejamento que me diz exatamente como e quando será alcançado.

A conta não fecha.

E é sobre isso que vim conversar.

Conversar não, pois me incluo nisso. Por anos planejei minhas listas, meus objetivos pessoais e empresariais e dos meus clientes pensando em “como” e “porquê” faríamos aquilo.

A verdade é que a lista fica curta, enxuta, objetiva.

Reconhecer nossa humanidade é entender que, mesmo quando a adrenalina nos faz querer abraçar o mundo e criar planos grandiosos, o planejamento estratégico continua sendo indispensável até para lembrar que, em algum momento, vamos precisar reservar tempo para realmente ir à academia, e não só pagar por ela.

Planeje-se para pequenas metas que vão se tornar gigantes. Construa um plano de ação. Execute. Saiba “o que” quer,” como” e “porquê”. É aqui, nesse momento, que eu deixo vocês com a dúvida: estou falando sobre academia ou negócios?

Brincadeiras à parte, espero que esse texto ajude cada um dos leitores com suas listas de objetivos para 2026 e por favor, inclua sua empresa nela. Talvez ela seja a sua maior realização.

Falamos de verdades, agora vamos voltar aos mitos? Quero citar mais um, só pra terminarmos bem esse texto: Bolão da virada.

Feliz planejamento novo, amigos.

Fellipe Rinschede Benevides é publicitário, sócio e diretor de criação do Cêpa Studio e da Neonbird Consultoria

Jornal americano destaca ampla variedade de exposições de um dos maiores museus a céu aberto do mundo

O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), representa o Brasil na lista de 52 lugares para conhecer em 2026 do jornal americano The New York Times, divulgada nesta terça-feira (06.01). O local, considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo, aparece na 24ª posição do ranking. Em 2026, o Inhotim completa 20 anos de abertura para visitação pública.

De acordo com a publicação, “uma das poucas queixas feitas sobre o Inhotim — um museu de arte contemporânea no sudeste do Brasil — é que é muita coisa para um dia só”, destaca.

“Em 2026, o Inhotim comemora seu 20º aniversário aberto ao público (começou como uma coleção particular) com uma programação especial de exposições que exploram a identidade afro-amazônica do Brasil. Obras de Dalton Paula, Davi de Jesus do Nascimento, Paulo Nazareth e 22 artistas indígenas sul-americanos se juntarão às coleções permanentes de artistas como Yayoi Kusama e Hélio Oiticica”, acrescenta o jornal.

Ainda em Minas Gerais, o jornal destaca as igrejas barrocas e o Parque Nacional da Serra do Cipó como ótimos motivos para estender a viagem pelo estado do Sudeste brasileiro.

INHOTIM – Localizado a cerca de 60km de Belo Horizonte (MG), Inhotim é um museu de arte contemporânea e Jardim Botânico. Sua localização privilegiada – entre a Mata Atlântica e o Cerrado –, e as paisagens exuberantes ao longo dos 140 hectares de visitação proporcionam aos visitantes uma experiência única que mescla arte e natureza. Cerca de 1.862 obras de mais de 280 artistas, de 43 países, compõem o acervo e são exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.

Por Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo


Programa da Sesp registrou crescimento de 9% nas ações e beneficiou mais de 39 mil pessoas em Mato Grosso

A Rede Cidadã, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT),  abriu as matrículas para 2026, nas unidades de Cuiabá, após alcançar mais de 210 mil atendimentos ao longo de 2025. A iniciativa oferece atividades educativas, culturais, esportivas e cursos de informática básica para crianças e adolescentes de oito a 17 anos, com polos em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Nova Olímpia e Rondonópolis.

Atualmente, o programa está estruturado em cinco núcleos regionais e mais de 22 polos de atendimento, onde são ofertadas 86 atividades no contraturno escolar, ampliando as oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes. Em 2025, a Rede Cidadã contabilizou mais de 1.400 alunos matriculados, atendendo não apenas os participantes regulares, mas também a comunidade em geral por meio de palestras, ações sociais, exposições municipais e estaduais, além de eventos promovidos em parceria com a iniciativa pública e privada.

As atividades oferecidas abrangem áreas como esporte, cultura, formação cidadã e inclusão digital, com destaque para taekwondo, futebol de campo, futsal, vôlei, judô, violão, teclado, flauta, pintura em tela, canto, coral e informática básica, contribuindo para a preparação dos jovens para o mundo digital e para o mercado de trabalho.

Em Cuiabá, as atividades estão disponíveis nos polos dos bairros Planalto, Jardim Vitória, São João Del Rei, Araés, Jardim Gramado e Ribeirão do Lipa. As famílias devem consultar previamente a disponibilidade de vagas, atividades e horários em cada polo.

As matrículas em Cuiabá, são realizadas exclusivamente de forma presencial, na sede da Rede Cidadã, localizada no bairro Planalto, ou diretamente no polo onde a atividade é ofertada. Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar RG e CPF do aluno e do responsável, comprovante de endereço, atestado de escolaridade de 2025, número do Cartão SUS e, caso possua, o número do CadÚnico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 98145-0375.

Segundo a coordenadora da Rede Cidadã, major PM Wilma Fernandes, os números expressivos refletem o fortalecimento da política de prevenção social desenvolvida pelo Estado. Houve aumento de turmas em praticamente todas as atividades, o que resultou em crescimento de 9% nos atendimentos em comparação com o ano anterior.

“A nossa expectativa para 2026 é ampliar ainda mais esse alcance, com mais turmas e o fortalecimento das parcerias que tornam a Rede Cidadã uma referência em prevenção social. Queremos garantir que cada criança e adolescente atendido tenha acesso a oportunidades reais de desenvolvimento, educação, cultura, esporte e inclusão digital, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para o futuro”, afirmou Wilma.

As pré-inscrições para novos alunos já estão abertas para outros polos e podem ser feitas de forma online, por meio do portal do Governo de Mato Grosso, onde está disponível o formulário de pré-matrícula (https://portal.mt.gov.br/app/catalog/seguranca-e-justica/realizar-pre-matricula-no-programa-rede-cidada).

O programa também mantém um site atualizado com a relação de atividades, disponibilidade de vagas, horários das turmas e períodos de funcionamento, facilitando o acesso das famílias interessadas.

A expectativa da coordenação é ampliar ainda mais o número de atendimentos em 2026, consolidando a Rede Cidadã como uma das principais políticas públicas de prevenção e inclusão social do Estado.


Em 2025, a Nota Cuiabana sorteou R$ 1,29 milhão aos contribuintes que fizeram valer seu direito de exigir a nota fiscal na tomada de serviços. A gestão do prefeito Abilio Brunini dobrou a quantidade de sorteios, comparada a 2024. No total, o município realizou oito sorteios, quando houve apenas quatro em 2024.

O secretário de Economia, Marcelo Bussiki, explica que a Prefeitura de Cuiabá ampliou a premiação da Nota Cuiabana diante do entendimento de que se trata de um incentivo para combater a sonegação fiscal.

“Quando se reivindica a nota fiscal, o contribuinte está auxiliando o município no combate à evasão fiscal, à sonegação de impostos e, ao mesmo tempo, à melhoria da arrecadação tributária, que se reverte em serviços sociais”.

Todos os sorteios são acompanhados pela equipe econômica, conduzida pelo secretário Marcelo Bussiki, e pela Controladoria Geral do Município.

Confira abaixo as datas de realização dos sorteios, quantidade de sorteados e o valor total pago em cada premiação, respectivamente:

  • 16/04/2025 – 1002 – R$ 160 mil
  • 14/05/2025 – 1002 – R$ 125 mil
  • 18/06/2025 – 44 – R$ 130 mil
  • 30/07/2025 – 44 – R$ 130 mil
  • 20/08/2025 – 44 – R$ 130 mil
  • 22/09/2025 – 44 – R$ 130 mil
  • 15/10/2025 – 44 – R$ 130 mil
  • 12/11/2025 – 44 – R$ 130 mil
  • 23/12/2025 – 44 – R$ 225 mil

Entenda

A Nota Cuiabana é um programa instituído pelo município e coordenado pela Secretaria Municipal de Economia, com o objetivo de incentivar e premiar os cidadãos que solicitam a emissão de notas fiscais em estabelecimentos comerciais de Cuiabá.

O programa contempla consumidores que solicitam a nota fiscal. Todos participam automaticamente dos sorteios. Vale ressaltar que exigir a nota fiscal é um ato de cidadania. Quem adquire um serviço tem o direito de receber a nota fiscal, e os comerciantes são obrigados a emiti-la. Cabe ao consumidor exigir esse direito.

Para concorrer, basta solicitar a nota fiscal na tomada de serviços e informar o número do CPF.

O contribuinte pode exigir a nota fiscal em qualquer serviço prestado, o que inclui salões de beleza, cinemas, consultórios médicos, petshops, estacionamentos, academias, planos de saúde, oficinas mecânicas, compras em lojas e outros. Cada nota fiscal emitida gera um cupom eletrônico para concorrer aos prêmios.


Em mais de uma oportunidade prometi aqui neste espaço comentar sobre as questões espirituais envolvidas na onda da covid 19. Sempre fiquei em dúvida, porque o lado espiritual desse fenômeno acaba sendo disruptivo e poderia gerar discussões que não interessam.

Mas o movimento da pandemia foi tão grande e tão abrangente que imaginei que poderia arriscar, sem ser crucificado. Mas, se for, fazer o que?

De tempos em tempos o planeta sofre disrupções e muda. No caso da covid, houve uma diferença. Pegou o mundo inteiro desprevenido. Não poupou países de economia rica e nem os pobres.

No primeiro momento a sequência de sentimentos começou com a surpresa. Depois veio o medo. Depois veio o temor. Depois veio o pânico coletivo. E, por fim, vieram as mortes e a doença ao redor de cada um de nós no Brasil e no mundo. E o medo tornou-se um sentimento coletivo.

Os governos, a mídia, as ongs tão poderosas com opiniões sobre tudo. A economia. A política. Todos silenciaram. O vírus transformou-se na mais agressiva linguagem mundial. 2020 passou no pânico e em 2021 o vírus veio acalmar a sua fúria a partir de setembro

Porém, ninguém esperava que ao fim da fase aguda da pandemia, a próxima vítima fosse a economia. E ainda não imagina que a próxima vítima dos desdobramentos seja a seja a política. Traduzindo: o planeta corre o risco de ver não ficar pedra sobre pedra da civilização até aqui construída ao longo de milhares de anos. Sei que são afirmações arriscadas e fortes. Mas parece que não haverá caminhos diferentes.

Uma das etapas da pandemia em 2020 foram os lockdowns e o isolamento social no mundo inteiro. Gerou grande confusão na economia pelo descompasso entre a pouca demanda e depois a pouca oferta de produtos quando a demanda recomeçou, agora em 2021. De outro lado o perfil de consumo das pessoas mudou muito.

O que antes não tinha valor passou a ser valorizado. E o que era muito valorizado perdeu a importância. Isso significa completa transformação de quase todos os segmentos de produção e de consumo da economia mundial.

Volto ao início do artigo. Por detrás de tudo isso e de tudo o que aconteceu fica bem claro que houve um certo planejamento fora do controle humano. Era pra transformar o ser humano usando o próprio ser humano. As religiões certamente atribuirão a uma divindade. Os espiritualistas atribuirão a um governo espiritual do mundo.

Quem não se enquadrar, também não poderá negar que transformações desse tamanho e importância não seriam casuais. Faço parte da crença de que existe uma ordem espiritual por detrás de tudo isso que aconteceu. Não sinto a necessidade de dar-lhe um nome. Só a de respeitar essa ordem.

Ao final, o que importa é que o planeta mudou absurdamente e não voltará atrás. As pessoas mudaram e mudarão em progressão absurda. Outra coisa, pra encerrar: não importa se o ser humano acredita ou não em algum valor espiritual.

O que importa, afinal, é que o que tiver de acontecer, está acontecendo e vai acontecer muito mais. O centro dessa nova ordem será o planeta renascido e o ser humano reconstruído. Mas a compreensão será um pouco mais lenta. Pode demorar. Mas não tem volta. Quem planejou, planejou!

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso.

 

Reprodução: Repórter MT


O lutador olímpico, Igor Queiroz, 19 anos, se tornou bicampeão pan-americano de luta greco-romana, na quinta-feira (10), na cidade de Oaxtepec, no México. O atleta é natural de Cuiabá e morador do bairro Tijucal.

Igor foi introduzido ao mundo das lutas aos 9 anos de idade, por influência do pai Pablo Queiroz, que além de cabeleireiro é lutador de jiu-jítsu. “Eu inseri o Igor de maneira lúdica no mundo das lutas. No entanto, dentre várias modalidades que ele treinou, acabou se identificando com a luta greco-romana”.

Há mais de 5 anos o cuiabano integra a equipe de lutadores olímpicos da Seleção Brasileira e atualmente é titular absoluto no time da luta greco-romana.

O atleta já foi campeão brasileiro, sulamericano e já ficou em terceiro lugar no campeonato mundial escolar, entre outras participações e premiações que recebeu ao longo dos mais de 20 países que já visitou por meio das competições.

O lutador, que usa o bordão “do Tijucal para o mundo”, ainda continua na tentativa de arrumar um patrocínio. Segundo o pai de Igor, o único apoio financeiro que o atleta recebe é dos próprios familiares.

Igor retorna a Cuiabá neste sábado, onde seguirá os treinos para as futuras competições.

 

Reprodução: Hiper Notícias 


2+0+2+3 = 7

Esse ano é regido pelo número 7 que é o número de energia da espiritualidade.

O 7 é o número que representa a perfeição. A integração entre os mundos físicos e espiritual, sendo, portanto, o símbolo do Universo em transformação.

Mas, suas interpretações vão muito além.

Ele representa o lado místico e oculto de TUDO.

Que a nossa história em 2023 seja de muita conexão com Algo Maior, a Fonte, Deus para que possamos estar em ressonância com as Forças do Amor:

1) O SIM, esta significativa força do SIM à realidade como ela é, permeia todas as outras.

2) O PERTENCIMENTO: Todos têm o mesmo direito de pertencer.

3) A HIERARQUIA, a ordem, o respeito a quem vem antes.

4) E o DAR e RECEBER são a mesma coisa.

A LUZ É PAZ e BEM.

Bora para a Vida!

Eluise Dorileo é psicóloga, terapeuta familiar e maestria nas novas constelações quânticas.

Email eluisedorileo@hotmail.com


Reprodução

A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, lançou nesta semana a primeira linha de bonecas Barbie produzidas com 90% de plástico reciclado dos oceanos.

A coleção foi batizada de ‘Barbie Loves the Ocean’ (Barbie Ama os Oceanos, em tradução livre) e conta com uma arte promocional bem legal que faz referência à recente pegada mais sustentável da Mattel: “O futuro do rosa é o verde“.

A fabricante de brinquedos se comprometeu a produzir seus produtos com 100% de material reciclado até 2030.

“Este lançamento da Barbie é mais um acréscimo ao portfólio crescente da Mattel de marcas voltadas para um propósito que inspiram a consciência ambiental com o nosso consumidor como foco principal”, disse o presidente e diretor de operações da Mattel, Richard Dickson, em um anúncio feito à imprensa.

Richard também enfatizou a importância de se pensar em políticas ambientais de longo prazo, de olho no futuro da próxima geração.

“Na Mattel, capacitamos a próxima geração a explorar as maravilhas da infância e atingir seu potencial máximo. Fazemos nossa parte para garantir que as crianças também herdem um mundo cheio de potencial“.

FONTE: Razões para Acreditar


Por Valeriano Martins

No decorrer da minha vida profissional me deparei e ainda me deparo com vários mitos em relação ao intercâmbio. Por isso vou falar aqui sobre os cinco que escuto com frequência. O mais forte deles é imaginar que se trata de uma experiência apenas para pessoas jovens e adolescentes. Isso é um engano que impede muitos de realizarem seus sonhos, pois intercâmbio não tem idade!

A viagem internacional com o propósito de estudo e até mesmo trabalho, no caso dos adultos, pode ser realizada em qualquer fase da vida. É com muito orgulho que posso contar que no portfólio da Best Intercâmbio por exemplo, temos estudantes com mais de 70 anos e cada vez mais esse público está aumentando. Isso é incrível, pois incentiva outras pessoas dessa faixa etária a perceberem que a vida deve ser vivida da melhor maneira possível. Viajar, estudar e ver coisas novas com certeza é uma das opções que devem estar no topo da nossa lista.

Outro mito comum é sobre a língua inglesa. Acredito que por ser um dos idiomas considerados como universais e por estar fortemente presente no nosso dia a dia, como em filmes, músicas e cinema, várias pessoas chegam até nós imaginando que os países onde o inglês é falado são os únicos para os quais se pode viajar como intercambista. Então vamos desmitificar esta ideia também. Você pode viajar para estudar francês, italiano, espanhol, japonês, alemão! Enfim, a língua que quiser. Não existe fronteira. Basta procurar uma empresa de confiança e competente. A liberdade para viajar ao local que deseja estará garantida.

Estudar até ser fluente para só então fazer o intercâmbio: esse é o nosso terceiro mito. Aprender um novo idioma no país em que ele é nativo faz com que o aprendizado seja ainda mais rápido. Por isso, não é preciso ser craque em determinada língua para ser intercambista. Você vai aprender tudo durante a viagem.

O quarto mito: “vou economizar bastante, aí sim posso fazer meu intercâmbio”. Esse tipo de pensamento é bem comum. Realmente, não posso negar que se trata de um investimento, mas isso não significa que você precise desembolsar um alto valor. Existem diversas maneiras de baratear a viagem, como escolher bem o destino e o tempo de duração.

E para finalizar, vamos falar sobre intercâmbio e férias. Aqui é importante lembrar que esse tipo de experiência é um investimento pessoal em conhecimento e aprendizado. Por isso, precisa valer a pena. Isso não significa que você não vai poder visitar os pontos turísticos da cidade onde está ou sair para se divertir. O que não pode acontecer é esquecer de estudar. Afinal, você pagará por um curso, passagens e acomodação. O ideal é equilibrar os estudos com o lazer e aí com certeza seus resultados serão excelentes.

Anualmente realizamos a Feira de Educação Internacional com o objetivo de aproximar as instituições internacionais com o público interessado em fazer intercâmbios, oferecendo às pessoas a oportunidade de conversar e tirar suas dúvidas. Este ano, a feira acontece no próximo dia 22 de outubro, no Goiabeiras Shopping. O evento é aberto e totalmente gratuito.

Valeriano Martins é CEO da Best Intercâmbio


O resgate dos animais das ruas e a oportunidade de dar um novo lar aos pets foi o que me motivou a iniciar um projeto em parceria com as Ongs (Organização Não Governamental) de apoio e cuidado ao animal.

O projeto piloto se deu com a disponibilização de 16 gatos, filhotes e adultos, pela Ong “É o Bicho”. Ao chegar na unidade Veterinária, cada animal passa por consulta para avaliação das condições gerais de saúde. E em apenas uma semana desde o início do projeto, 15 dos 16 gatos já tinham ganhado um novo lar.

Minha intenção é ampliar ainda mais a disponibilização de animais para adoção. As Ongs têm um papel importante no cuidado com os animais abandonados. Ainda para este mês, está previsto a disponibilização de cães e gatos para uma adoção responsável.

Qualquer pessoa que tenha interesse em cuidar e zelar de um pet pode fazer a adoção. Mas antes, deve fazer um cadastro e a equipe da Ong fará uma visita para levar as informações quanto as necessidades básicas de cada animal. Nossa campanha, que oportuniza às pessoas fazer uma adoção consciente, tem o apoio do plano de saúde animal referência no país, a Planvet.

Nossa clínica mantém atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Estamos também disponíveis para novas parcerias com outras Ongs da causa animal.

Para conhecer os animais disponíveis para adoção ou buscar parceria, basta nos fazer uma visita no endereço – Rua Professor João Félix, Número 396, Bairro Lixeira, em Cuiabá ou acessar nossa página no Instagram (@veterinariamt) ou Facebook (veterinariamatogrosso). Outras informações podem ser obtidas pelo número 65 3046-2850.

Anderson Nogueira é médico veterinário há mais de 15 anos e atende na Clínica Veterinária Mato Grosso.


A novidade traz oito brinquedos inéditos para comemorar o lançamento do filme ambientado em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana

O McLanche Feliz proporciona entretenimento e diversão para os momentos em família há mais de 40 anos. E agora, a plataforma apresenta itens inéditos inspirados no novo filme da Disney e Pixar “Luca”.

A história é ambientada em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana e narra a jornada de amadurecimento de Luca junto de seu novo melhor amigo Alberto. Os meninos vivem um verão inesquecível repleto de gelatos, massas e intermináveis passeios de scooter. Mas toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: os dois são monstros marinhos de um mundo logo abaixo da superfície da água.

A novidade chega incrementando a parceria entre The Walt Disney Company Latin America e McLanche Feliz e reforça a aposta da rede em novas experiências que estimulam as atividades criativas e com muita diversão.

Para a família toda entrar no clima dessa empolgante estreia, o McLanche Feliz traz oito brinquedos inspirados nos personagens principais do filme:

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Muda de cor): submerja Luca e Alberto em água fria para revelar o tom de pele verde dos monstros marinhos. Coloque a peça da cauda à cabeça para completar a transformação;

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Nadando): gire a cauda do Luca e solte-a quando submergir o brinquedo na água, para fazê-lo nadar;

Giulia Marcovaldo: gire os braços de Giulia para trás e solte-os quando a submergir na água, para ver como nada;

Massimo Marcovaldo: dê corda ao Massimo e submerja-o na água, para ver como o Massimo move seus pés,enquanto nada e solta água pela boca.;

Machiavelli: aperte o botão embaixo de Machiavelli e submerja-o na água. Depois, solte o botão para enchê-lo. Tire-o da água e aperte o botão de novo, para que ele dispare água pela boca.

Monalisa: é uma pistola de água. Submerja a Monalisa em água fria e puxe sua cauda para enchê-la de água. Quando retirar da água, empurre a cauda novamente para a frente, para que a água saia pela boca.

Da esquerda para a direita: Luca Paguro (muda de cor), Alberto Scorfano (muda de cor), Luca Paguro (nadando), Alberto Scorfano (nadando), Giulia, Massimo, Machiavelli e Monalisa.

Os brinquedos já podem ser encontrados nos restaurantes da rede, que seguem operando pelo McDelivery e Drive-Thru em todo o país.

McLanche Feliz: ingredientes de qualidade e refeições equilibradas

Junto com seu compromisso em garantir momentos de diversão e aprendizagem, a companhia também mantém o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e os melhores ingredientes. Ao longo da última década a marca apresentou uma série de mudanças e evoluções em seu cardápio. Em 2019, o McDonald’s renovou sua proposta de menu infantil para oferecer uma opção ainda mais equilibrada, diminuindo as quantidades de sódio, gorduras, açúcares adicionados e incorporando mais frutas e vegetais.

Para ficar sempre por dentro das novidades e campanhas, acesse: https://www.mcdonalds.com.br.

 Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/03/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com


Relacionamentos saudáveis, fortes e duradouros. Construir tudo isso com excelência não seria possível sem inspiração, coragem e exemplo. E é assim que hoje, em nossos 31 anos de empresa familiar, temos o orgulho de dizer que a força das mulheres se destaca em nosso meio.

Começamos nosso negócio como “Shopping da Construção”. Sempre fomos reconhecidos por termos produtos de acabamento diferenciados e fomos uma das primeiras lojas do segmento a ter autosserviço. Antes, tudo funcionava apenas como modalidade “venda de balcão”. Em 2006, trouxemos o primeiro modelo em formato “boutique”. Ao nos reposicionarmos no mercado com esse formato de loja personalizada, entendemos o quanto isso era importante.

Tudo em nossa empresa foi construído com amor e dedicação. Minha mãe fazia questão que eu e meu irmão sempre estivéssemos inseridos nos negócios da família. E assim estudamos e nos especializamos em diversas áreas para auxiliar e crescer ali dentro. Após a faculdade de arquitetura, fiz cursos de Gestão de Negócios e MBA em Varejo 4.0. Acompanhamos de perto a importância da gestão por sempre termos visto como nossos pais trabalhavam.

Em 2009, meus pais decidiram começar a Profissionalização da Gestão da Empresa, com a ideia de iniciar um processo de sucessão familiar com responsabilidade. Para isso, iniciamos uma longa preparação com um coaching para famílias empresárias em conjunto com várias consultorias nesse sentido.

Identificamos dentro de cada um de nós, o principal perfil para conseguirmos aproveitar ao máximo as características profissionais como indivíduos. Nas consultorias, trabalhamos liderança e governança. Implementamos ainda o programa de qualidade, para estudarmos questões de processos e mapeamento de procedimentos em todas as suas etapas.

Apesar de estarmos aprimorando nossos negócios e preparando tudo para que o processo sucessório dentro da família acontecesse com qualidade, não ficávamos pensando quando essa data realmente chegaria. Mas após a definição de protocolos da Bigolin, minha mãe comunicou que queria se ausentar e passar todos os setores para mim.

Nessa época, houve várias questões em nossas vidas, principalmente a pandemia que estava começando. E mais uma vez, foi um momento em que a experiência dela não poderia ser deixada de lado, nem mesmo para passar seu cargo à frente. Então, a gestão comercial foi passada para mim e os demais setores seguiram com seus gestores, que inclusive na maioria deles são mulheres que lideram. A direção geral e o respaldo final ainda é da nossa matriarca. Tenho muito orgulho da história iniciada por ela, especialmente porque o setor da construção civil é essencialmente masculino.

Trabalhamos muito para chegar até aqui, sempre buscando valorizar a gestão  feminina, enxergando em cada ser humano o potencial empreendedor e a real possibilidade de mudança de vida por meio de suas escolhas. Hoje somos o grupo Trindade Bigolin, trazendo o sobrenome da minha mãe, Lucimar Trindade Bigolin, junto com o do meu pai Olivo Bigolin. Meu irmão, Filipe Bigolin, é engenheiro civil e é ele quem cuida da construtora, a Egide. Prezamos por nossos valores e lideramos pelo exemplo. Temos como missão criar e manter relacionamentos saudáveis com nossos clientes e somos conhecidos pela solidez, pela ética e pela qualidade dos produtos e atendimento prestado.

Ariane Bigolin é arquiteta e sócia do grupo Trindade Bigolin