A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que o ano de 2026 começará sem custo extra na conta de energia para a população. Em janeiro, será aplicada a bandeira tarifária verde.

A agência reguladora destacou que apesar de o período chuvoso ter iniciado com chuvas abaixo da média histórica, em novembro e dezembro houve no país, de um modo geral, a manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas.

“Em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”, explicou a Aneel.

Neste mês de dezembro já houve a redução na bandeira tarifária vermelha no patamar 1 para amarela.A medida reduziu em R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (KW/h) consumidos e passou a R$ 1,885.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a adoção da bandeira verde reflete um cenário de segurança energética, no qual não há necessidade de acionamento intensivo de usinas termelétricas. Essas unidades, além de apresentarem custo de geração mais elevado, utilizam combustíveis fósseis e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.

“Apesar da crescente participação de fontes renováveis como solar e eólica na matriz energética brasileira, a geração hidrelétrica segue como base do sistema elétrico nacional. A capacidade de produção das usinas depende diretamente do volume de chuvas que incide sobre as principais bacias hidrográficas, fator que tem se mostrado”, lembra a pasta.

Custos extras

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido.


Com dois anos de execução, o programa Brasil Mais Produtivo já atendeu 67,5 mil micro, pequenas e médias empresas em todo o país, oferecendo consultorias para aumento de produtividade, modernização da gestão e apoio à transformação digital. Entre os casos de destaque está a Ondas Kids Moda Praia Infantil, de Santa Cruz do Capibaribe (PE), que alcançou 81,45% de crescimento na produtividade após integrar o programa.

A empresa pernambucana Ondas Kids – Moda Praia Infantil, sediada em Santa Cruz do Capibaribe (PE), é exemplo de reinvenção, coragem e inovação produtiva no interior do país. À frente da marca, a empresária Cléa Jaci da Silva transformou uma dificuldade financeira em um novo modelo de negócio, que hoje completa dez anos e se consolida no mercado nacional com o apoio do Brasil Mais Produtivo (B+P) – programa do governo federal implementado em parceria com Sebrae, Senai e outras instituições.

Com 27 anos de história, a empresa nasceu produzindo moda praia adulta, mas foi em um momento de crise que a mudança aconteceu. Há dez anos, ela quase não participou de uma rodada de negócios porque não tinha dinheiro para comprar mais tecidos. “Entrei na fábrica, pedi uma luz a Deus, e percebi que podia usar pequenos pedaços de tecido para criar uma coleção para bebês. Fui para a rodada e ali eu me descobri na moda praia infantil”, lembra Cléa. Assim surgiu a linha que deu origem à atual Ondas Kids, hoje especializada em moda praia para bebês e crianças.

A conexão com o Sebrae e o acesso a programas de produtividade foram decisivos para o fortalecimento da empresa. Curiosa e sempre em busca de qualificação, Cléa já havia participado de ações do Sebrae, do Senai e da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP). Quando surgiu a oportunidade de integrar o Brasil Mais Produtivo, ela não hesitou. “O empresário precisa conhecer essas entidades. É como abrir um livro: você lê, aprende e se descobre ali dentro”, afirma.

O B+P tem foco em aumentar a eficiência e a produtividade da micro e pequena empresa brasileira com metodologias simples, acompanhamento técnico direto e soluções acessíveis. Para negócios tradicionais como o de Cléa Jaci, que fazem parte do forte polo têxtil do Agreste Pernambucano, o programa tem sido uma porta de entrada para modernização e melhoria contínua.

Hoje, a empresária comemora os avanços conquistados e planeja novos passos. “Se ele estiver disponível para voltar, eu quero. O programa deixou um legado dentro da minha fábrica”, celebra. A marca Ondas Kids confirma o potencial das pequenas empresas brasileiras quando elas têm acesso a capacitação, redes de apoio e políticas públicas voltadas à competitividade.

Transformação digital e produtividade em alta

Brasil Mais Produtivo ajuda micro, pequenas e médias empresas a modernizarem seus processos, com foco na transformação digital e no uso de tecnologias nacionais inovadoras. Nesses dois anos, o programa – que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com Sebrae, Senai, ABDI, Finep, Embrapii e BNDES – alcançou 67,5 mil empresas. Desse total, 30,5 mil foram do setor industrial e 37 mil de comércio e serviços. Foram mais de 90 mil atendimentos realizados, uma vez que as empresas podem participar de mais de uma modalidade do programa.

Segundo dados do Senai e do Sebrae, as empresas em manufatura enxuta (sistema de gestão industrial que visa a aumentar a eficiência e a produtividade por meio da redução de erros, redundâncias e desperdícios na produção) registraram aumento médio de 28% na produtividade após o trabalho de consultoria.

  • Programa Brasil Mais Produtivo

  • Os recursos serão destinados integralmente à manutenção das atividades da Seara de Luz que beneficia mais de 700 pessoas em situação de vulnerabilidade social

    CUIABÁ – O agronegócio mato-grossense reafirmou sua vocação solidária com o encerramento do 1º Leilão Digital Beneficente Seara de Luz – Obras Sociais. Realizado no dia 22 de novembro no Lounge Cidade Jardim, em Cuiabá, o evento organizado pela LF Leilões superou as expectativas e atingiu a marca de R$ 32.960,74 em arrecadações totais. Os recursos serão destinados integralmente à manutenção das atividades da Seara de Luz, instituição que há 25 anos ampara crianças, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade na capital.

    Resultado e Doação Adicional

    O balanço financeiro divulgado pela organizadora detalha que o leilão direto arrecadou R$ 27.960,74. Para fortalecer a causa, a proprietária da LF Leilões, Andrea Sawamura, anunciou uma doação adicional de R$ 5.000,00, oriunda do 4º Leilão Criadores de Rondonópolis, consolidando o montante final.

    “É com o coração transbordando de alegria que compartilho esse resultado. O empenho de cada um foi fundamental para realizarmos esse ‘trabalho de luz'”, afirmou Andrea. A empresária, que já confirmou a continuidade da parceria para os próximos anos, planeja antecipar a próxima edição para agosto de 2026, visando otimizar a captação de patrocínios. “A pecuária não para porque é movida pelo amor e pela solidariedade”, destacou.

    Impacto na Comunidade

    Os fundos são vitais para a sustentabilidade da Seara de Luz, que atualmente gerencia:

    • Creche Nina Zaque: Atendimento a 80 crianças.
    • Acolhimento: 10 idosos residentes em caráter permanente.
    • Assistência Social: Amparo a mais de 700 famílias carentes.

    A juíza e colaboradora da instituição, Rosi Borba, ressaltou que o recurso traz fôlego financeiro em um momento desafiador. “Esse recurso vai nos ajudar a manter nossa instituição, além de nos dar a certeza de que temos pessoas lindas do nosso lado”, declarou.

    A presidente da Seara de Luz, Elione Almeida, expressou gratidão emocionada pelo empenho da equipe organizadora. “Estou sem palavras. Foi emocionante e gratificante. Desejo que você [Andrea] venha ser uma ‘ceareira’ conosco na obra de Jesus. A tarefa é nossa e é uma oportunidade enorme de fazer o bem”.

    Para José Carlos Dorte, trabalhador da Seara de Luz e um dos idealizadores do evento, “a nossa primeira experiência em fazer um leilão beneficente para a Seara de Luz foi muito exitosa. A empresa acolheu com muito carinho nosso pedido e nos orientou o tempo todo. Foi muito lindo ver os compradores arrematarem os lotes e ainda contribuírem espontaneamente para o projeto. Agradecemos à LF Leilões, à GINCO e a todos os patrocinadores deste magnífico evento”.

    Tradição e Parceria

    A organização do evento contou com o suporte técnico da LF Leilões, empresa com mais de uma década de atuação no mercado mato-grossense e raízes na Fazenda Anairan. O leilão também contou com o apoio de parceiros como JMA Legacy Capital, Galu Agropecuária, LZ Design, Eletro Fios, Ginco e a participação da cantora Anna Julia.

    Resumo do Evento

    • Evento: 1º Leilão Digital Beneficente Seara de Luz.
    • Local: Lounge Cidade Jardim, Cuiabá-MT.
    • Realização: LF Leilões.
    • Arrecadação Leilão: R$ 27.960,74.
    • Doação Complementar: R$ 5.000,00 (LF Leilões).
    • Total Geral: R$ 32.960,74.

    Sobre a Seara de Luz: Entidade filantrópica dedicada ao apoio social e educacional em Cuiabá, mantida por meio de doações e eventos beneficentes.


    Com a proximidade das festividades de fim de ano, cresce a procura por presentes que possam ser compartilhados em momentos de confraternização. O vinho tem se consolidado como uma opção versátil, utilizada tanto em encontros familiares quanto em celebrações corporativas.

    A rede Fort Atacadista disponibiliza diversos rótulos nacionais e importados de 14 países. A variedade inclui vinhos de regiões tradicionais, como Espanha, França, Itália e Portugal, além de rótulos de países que vêm ampliando sua presença no mercado internacional.

    O sommelier do Grupo Pereira, Charles de Carvalho, afirma que o vinho é um presente que pode ser adequado a diferentes perfis de consumo. “O vinho é versátil, combina com diversos estilos de celebração e sempre transmite cuidado na escolha”, disse.

    Conforme o especialista, a seleção pode ser orientada pelo gosto de quem recebe: para quem aprecia carnes assadas ou massas mais encorpadas, tintos como Malbec e Cabernet Sauvignon são alternativas; já para pratos leves, como frutos-do-mar ou culinária japonesa, brancos como Riesling e Sauvignon Blanc, além dos espumantes, são indicados. Em situações em que não se conhece bem o perfil da pessoa, rótulos equilibrados e fáceis de beber, comuns em países da comunidade europeia, funcionam como opção segura.

    Além dos vinhos, o Fort oferece acessórios que podem acompanhar o presente, como tábuas de madeira, kits de abridor, champanheiras e taças. O Grupo Pereira mantém a importação exclusiva de vinhos de países como Argentina, Uruguai, Chile, Portugal, França, Espanha, Itália e África do Sul. Com isso, amplia o portfólio de bebidas disponíveis em suas lojas e fortalece sua atuação no segmento de vinhos internacionais, oferecendo aos consumidores opções variadas e com identidade própria.

    Em Cuiabá, a rede possui lojas nas avenidas Fernando Corrêa da Costa (Coxipó), Miguel Sutil e na saída para Chapada dos Guimarães. Em Várzea Grande, as unidades estão localizadas nas avenidas da FEB e Júlio Campos.

    Sobre o Grupo Pereira

    Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 63 anos de história em 2025. Atualmente, conta com 23 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

    O Grupo Pereira tem 181 unidades de negócio, incluindo 36 lojas da rede de supermercados Comper, 72 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 1 loja Schmit, 21 unidades do restaurante Trudy’s e uma steakhouse, 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 29 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros do Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1,6 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

    O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

    Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.


    A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realizou mais uma reunião para tratativas voltadas ao Centro Histórico de Cuiabá. O diálogo reuniu, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Muxirum Cuiabano, Associação Amigos do Centro Histórico, Polícia Militar, Instituto Vilela, Iphan, comerciantes instalados no Centro Histórico, entre outros, na Associação Comercial de Cuiabá, marcando um importante passo na construção de ações para o fortalecimento do Centro Histórico. Uma próxima reunião ficou agendada para 15 de fevereiro de 2026, cumprindo o cronograma de diálogo e informações para avançar nas ações.

    Na oportunidade, foram apresentadas as diretrizes gerais e específicas do Plano Diretor para o Centro Histórico de Cuiabá, que propõe uma atuação integrada para preservar o patrimônio histórico, qualificar o espaço urbano, estimular o turismo e a economia local e melhorar a gestão, a mobilidade, a segurança e a sustentabilidade ambiental do Centro Histórico de Cuiabá.

    Nesse contexto, incluem-se a proteção da paisagem e dos bens históricos, culturais e artísticos, a preservação dos recursos naturais e mananciais, a promoção da mobilidade, o fortalecimento da segurança pública e a implantação de sistemas de videomonitoramento.

    Entre os projetos estruturantes, está o Parque Antônio Pires de Campos (Morro da Luz) como jardim botânico de Cuiabá, aliando história, cultura e preservação ambiental, lazer e valorização do espaço urbano.

    Foi apresentado um projeto piloto em desenvolvimento para a implantação de um sistema de informações do Centro Histórico, com cadastro completo dos imóveis, usos, fachadas e arborização urbana. Também foram discutidos sistemas de coleta seletiva, logística reversa e fiscalização urbanística permanente, em conformidade com a legislação vigente.

    Ao final, foi reforçado que o Plano Diretor propõe uma atuação integrada e estratégica para preservar o patrimônio histórico, qualificar os espaços urbanos, estimular o turismo e a economia local e aprimorar a gestão, a mobilidade, a segurança e a sustentabilidade ambiental do Centro Histórico de Cuiabá, consolidando-o como um território vivo, funcional e integrado ao desenvolvimento da cidade.

    “O comprometimento deve ser de forma ampliada, não apenas da gestão municipal, tendo em vista o interesse mútuo pela preservação do patrimônio, a requalificação urbana e a vida econômica dessa área tombada. Estamos evoluindo, e as ideias serão concretizadas com o empenho de todos os envolvidos. Como já foi dito na reunião anterior, no dia 15 de novembro, neste mesmo local, na Associação Comercial de Cuiabá, que sejam ações contínuas e permanentes, apoiadas pela Secretaria, como a criação de uma diretoria do patrimônio histórico (Diretoria do Centro Histórico), para cuidar especialmente dos assuntos do Centro Histórico”, frisou o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero.

    Crédito da imagem: Erlan Aquino


    A exposição O Pequeno Príncipe, aberta sábado (20) no Museu da Imagem e do Som em São Paulo, apresenta os contextos históricos que levaram o francês Antoine de Saint-Exupéry a escrever o livro. A entrada é gratuita às terças-feiras.,.

    A mostra conduz o público por uma jornada cronológica sobre a criação do livro, que tem mais de 600 traduções e milhares de exemplares vendidos. Os visitantes podem conhecer momentos marcantes da vida de Saint-Exupéry, como o seu exílio nos Estados Unidos durante a guerra.

    De acordo com a curadora da exposição, Mônica Cristina Corrêa, é importante conhecer a história do criador do livro para entender as mensagens presentes na obra.

    “Ao conhecer mais o autor, a gente entende melhor O Pequeno Príncipe. Por exemplo, o livro tem um tema que é universal e inerente a qualquer ser humano: a morte”, disse Mônica. O autor fala da morte como um ponto de reflexão sobre o sentido da vida. “O essencial da vida não é aquilo que você compra, não é aquilo que você consome, é aquilo que você faz como legado, com as relações humanas”.

    A primeira publicação do livro aconteceu durante o exílio do autor nos Estados Unidos, em 1943. A obra foi lançada na França somente em 1945.

    “Só no fim da guerra, quando ele já tinha morrido, o livro foi publicado na França. E isso é muito significativo. O Pequeno Príncipe é o último livro da sua vida. Uma síntese de tudo que ele sentiu, pensou, desenhou e escreveu,” completou Mônica.

    Segundo a curadora, muitos leitores separam a narrativa do livro do contexto em que foi escrito. Para Mônica Corrêa, isso causa uma banalização das mensagens contidas na obra. “Nossa proposta é convidar as pessoas para refletir junto de Saint-Exupéry e viajar com “O Pequeno Príncipe,” conclui.

    Os espaços da exposição

    A exposição é dividida em quatro espaços distintos, que dialogam com diferentes aspectos da vida e da obra de Saint-Exupéry. Na entrada, o público encontra um ambiente com pisos de pedra e vitrines que remetem às ruas parisienses. Os elementos da cidade de Paris fazem parte da infância do autor.

    Em seguida, a mostra parte para um hangar com a linha do tempo da vida de Saint-Exupéry. Na seção, um enorme avião está à mostra, elemento marcante de O Pequeno Príncipe e paixão pessoal de Saint-Exupéry. Mônica Corrêa contou que foi desafiador representar o avião porque a obra original não descreve a aparência do veículo.

    Adiante, há três salas que propõem a imersão do público com a obra. Os espaços apresentam elementos como a Rosa, a Raposa, os planetas e as enormes árvores baobás. A trilha sonora, criada exclusivamente para a exposição, amplia a sensação de presença na obra.

    Por fim, a exposição apresenta a sala de imersão 360º. A experiência recria, em grande escala, as passagens mais marcantes do livro, combinando aquarelas originais, animações e trilha sonora.

    O Museu da Imagem e do Som (MIS) está localizado na Rua Cenno Sbrighi, no bairro Água Branca, em São Paulo.

    O museu está aberto de terça a domingo, das 10h às 19h. De quarta a sexta, a entrada custa R$ 40 a inteira, e R$ 20, a meia. Aos sábados, domingos e feriados os ingressos saem por R$ 60 a inteira e R$ 30, a meia. As terças, a entrada é gratuita.


    Para participar, basta fazer parte do Programa de Benefícios e cadastrar as notas
    Quem quer iniciar 2026 com um carro novinho na garagem já pode se animar! A promoção Compre & Concorra de Natal no Shopping Estação Cuiabá vai sortear neste ano uma caminhonete Mitsubishi Triton GLS zero quilômetro. Para concorrer, basta fazer parte do Programa de Benefícios e cadastrar os comprovantes fiscais de qualquer valor no aplicativo do Shopping.
    A promoção funciona da seguinte forma: cliente 3 Estrelas tem direito a 10 números da sorte a cada nota cadastrada, cliente 2 Estrelas: 5 números e cliente 1 Estrela: 1 número da sorte. E para turbinar ainda mais a participação, compras feitas nas lojas Lacoste Kids e Tommy Hilfiger dão números da sorte extras para o sorteio.
    No Estação, o Compre e Ganhe de Natal é muito mais vantajosa, pois não tem valor mínimo para ganhar os bilhetes e concorrer à caminhonete. Para ser Cliente Estrela é muito fácil, são apenas 4 passos simples. 1. Baixar o app Estação Cuiabá, 2. Fazer o cadastro (leva menos de 2 minutos), 3. Enviar as notas fiscais e 4. Acessar a aba de benefícios para participe da promoção. Caso tenha dúvidas, um time treinado para ajudar está disponível no Balcão de Benefícios, piso L2.
    Além de aproveitar a decoração interativa, que transformou o local em um cenário de sonhos e a programação diversificada, com uma árvore de 10 metros, iluminação encantadora e cenários perfeitos para fotos, no Piso L1, toda a família agora tem mais um motivo para visitar o shopping. A ação é válida exclusivamente para compras realizadas no período de 14 de novembro até 31 de dezembro de 2025.
    “Movido pelo encanto do Natal e a vontade de presentear quem esteve conosco durante todo o ano, escolhemos cuidadosamente o prêmio deste Natal: uma caminhonete Mitsubishi Triton GLS zero quilômetro, que representa o nosso estado, o agro e a força em cada detalhe, retratando bem o nosso público. Assim, nos tornamos o primeiro shopping da capital a sortear um prêmio nesse porte e valor”, destaca o Gerente de Marketing do shopping, Deucimar Serra.
    O regulamento da promoção pode ser encontrado no balcão do Programa de Benefícios, que fica no Piso L1, no mesmo local onde o carro está exposto, no aplicativo e no site do Shopping. O sorteio será realizado com base na Extração da Loteria Federal no dia 10 de janeiro de 2025 e o ganhador será divulgado no dia 13 do mesmo mês.

    Equipe Tucaré é responsável pelo planejamento, execução e monitoramento das oficinas

    Nascido a partir da competição STEM Racing, que incentiva jovens a desenvolverem responsabilidade social e habilidades de gestão, adolescentes do Sesi Escola desenvolveram o projeto social Rede de Autonomia, que vem transformando a rotina de idosos institucionalizados na Fundação Abrigo do Bom Jesus, em Cuiabá. A iniciativa, criada pelos próprios estudantes, nasceu da percepção de que muitos moradores enfrentam solidão, isolamento e declínio cognitivo, desafios que poderiam ser amenizados com interação social estruturada e estímulos adequados.

    Desde outubro de 2025, os jovens de 16 a 18 anos realizam encontros semanais no abrigo, organizando oficinas cognitivas, digitais e socioemocionais. As atividades acontecem atualmente duas vezes por semana, com duração de uma hora, e atendem um grupo fixo de cinco idosos, todos com mais de 70 anos. A escolha dos participantes é feita em conjunto com a equipe técnica da Fundação, que também oferece espaço, apoio institucional e acompanhamento profissional.

    A equipe Tucaré é responsável pelo planejamento, execução e monitoramento das oficinas e, embora o projeto não faça parte da grade curricular obrigatória, ele integra a prática social da equipe dentro da competição STEM Racing, uma ação educacional global que desafia estudantes a projetar, fabricar e correr miniaturas de carros de Fórmula 1, visando aplicar conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) de forma prática e empolgante, preparando eles para o futuro profissional.

    A Tucaré a única equipe aqui de Mato Grosso, por isso vai direto para a etapa nacional, que vai acontecer entre os dias 3 a 6 de março, em São Paulo. Depois disso acontece a etapa mundial, nos circuitos da Fórmula 1, no final do ano, local e data ainda a serem divulgados.

    Para os voluntários, que não recebem benefícios financeiros e estão em busca de patrocinadores, a experiência é profundamente formativa. “Além de horas documentadas, desenvolvemos liderança, comunicação, empatia e senso de propósito. Para nós, acompanhar a evolução dos idosos, que chegam tímidos e aos poucos se tornam mais participativos, comunicativos e confiantes, é a prova do impacto real da iniciativa”, afirma Gyovanna Teixeira, integrante da equipe.

    Segundo a conselheira e presidente do Abrigo, Márcia Ferreira, os efeitos para os moradores do abrigo já são percebidos. “Notamos a melhoria da autoestima, maior abertura à interação e fortalecimento de vínculos. Além disso, o projeto contribui para reduzir a sensação de solidão e no resgatar do senso de pertencimento, fazendo com que eles se sintam acolhidos pelas pessoas”.

    O Rede de Autonomia segue em expansão e é construído de maneira adaptável, com apoio de psicólogos, técnicos da instituição e voluntários. Interessados em integrar o grupo passam por alinhamento prévio, capacitações e aceitam diretrizes éticas, garantindo a qualidade e a segurança do atendimento aos idosos.


    Em mais de uma oportunidade prometi aqui neste espaço comentar sobre as questões espirituais envolvidas na onda da covid 19. Sempre fiquei em dúvida, porque o lado espiritual desse fenômeno acaba sendo disruptivo e poderia gerar discussões que não interessam.

    Mas o movimento da pandemia foi tão grande e tão abrangente que imaginei que poderia arriscar, sem ser crucificado. Mas, se for, fazer o que?

    De tempos em tempos o planeta sofre disrupções e muda. No caso da covid, houve uma diferença. Pegou o mundo inteiro desprevenido. Não poupou países de economia rica e nem os pobres.

    No primeiro momento a sequência de sentimentos começou com a surpresa. Depois veio o medo. Depois veio o temor. Depois veio o pânico coletivo. E, por fim, vieram as mortes e a doença ao redor de cada um de nós no Brasil e no mundo. E o medo tornou-se um sentimento coletivo.

    Os governos, a mídia, as ongs tão poderosas com opiniões sobre tudo. A economia. A política. Todos silenciaram. O vírus transformou-se na mais agressiva linguagem mundial. 2020 passou no pânico e em 2021 o vírus veio acalmar a sua fúria a partir de setembro

    Porém, ninguém esperava que ao fim da fase aguda da pandemia, a próxima vítima fosse a economia. E ainda não imagina que a próxima vítima dos desdobramentos seja a seja a política. Traduzindo: o planeta corre o risco de ver não ficar pedra sobre pedra da civilização até aqui construída ao longo de milhares de anos. Sei que são afirmações arriscadas e fortes. Mas parece que não haverá caminhos diferentes.

    Uma das etapas da pandemia em 2020 foram os lockdowns e o isolamento social no mundo inteiro. Gerou grande confusão na economia pelo descompasso entre a pouca demanda e depois a pouca oferta de produtos quando a demanda recomeçou, agora em 2021. De outro lado o perfil de consumo das pessoas mudou muito.

    O que antes não tinha valor passou a ser valorizado. E o que era muito valorizado perdeu a importância. Isso significa completa transformação de quase todos os segmentos de produção e de consumo da economia mundial.

    Volto ao início do artigo. Por detrás de tudo isso e de tudo o que aconteceu fica bem claro que houve um certo planejamento fora do controle humano. Era pra transformar o ser humano usando o próprio ser humano. As religiões certamente atribuirão a uma divindade. Os espiritualistas atribuirão a um governo espiritual do mundo.

    Quem não se enquadrar, também não poderá negar que transformações desse tamanho e importância não seriam casuais. Faço parte da crença de que existe uma ordem espiritual por detrás de tudo isso que aconteceu. Não sinto a necessidade de dar-lhe um nome. Só a de respeitar essa ordem.

    Ao final, o que importa é que o planeta mudou absurdamente e não voltará atrás. As pessoas mudaram e mudarão em progressão absurda. Outra coisa, pra encerrar: não importa se o ser humano acredita ou não em algum valor espiritual.

    O que importa, afinal, é que o que tiver de acontecer, está acontecendo e vai acontecer muito mais. O centro dessa nova ordem será o planeta renascido e o ser humano reconstruído. Mas a compreensão será um pouco mais lenta. Pode demorar. Mas não tem volta. Quem planejou, planejou!

    Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso.

     

    Reprodução: Repórter MT


    O lutador olímpico, Igor Queiroz, 19 anos, se tornou bicampeão pan-americano de luta greco-romana, na quinta-feira (10), na cidade de Oaxtepec, no México. O atleta é natural de Cuiabá e morador do bairro Tijucal.

    Igor foi introduzido ao mundo das lutas aos 9 anos de idade, por influência do pai Pablo Queiroz, que além de cabeleireiro é lutador de jiu-jítsu. “Eu inseri o Igor de maneira lúdica no mundo das lutas. No entanto, dentre várias modalidades que ele treinou, acabou se identificando com a luta greco-romana”.

    Há mais de 5 anos o cuiabano integra a equipe de lutadores olímpicos da Seleção Brasileira e atualmente é titular absoluto no time da luta greco-romana.

    O atleta já foi campeão brasileiro, sulamericano e já ficou em terceiro lugar no campeonato mundial escolar, entre outras participações e premiações que recebeu ao longo dos mais de 20 países que já visitou por meio das competições.

    O lutador, que usa o bordão “do Tijucal para o mundo”, ainda continua na tentativa de arrumar um patrocínio. Segundo o pai de Igor, o único apoio financeiro que o atleta recebe é dos próprios familiares.

    Igor retorna a Cuiabá neste sábado, onde seguirá os treinos para as futuras competições.

     

    Reprodução: Hiper Notícias 


    2+0+2+3 = 7

    Esse ano é regido pelo número 7 que é o número de energia da espiritualidade.

    O 7 é o número que representa a perfeição. A integração entre os mundos físicos e espiritual, sendo, portanto, o símbolo do Universo em transformação.

    Mas, suas interpretações vão muito além.

    Ele representa o lado místico e oculto de TUDO.

    Que a nossa história em 2023 seja de muita conexão com Algo Maior, a Fonte, Deus para que possamos estar em ressonância com as Forças do Amor:

    1) O SIM, esta significativa força do SIM à realidade como ela é, permeia todas as outras.

    2) O PERTENCIMENTO: Todos têm o mesmo direito de pertencer.

    3) A HIERARQUIA, a ordem, o respeito a quem vem antes.

    4) E o DAR e RECEBER são a mesma coisa.

    A LUZ É PAZ e BEM.

    Bora para a Vida!

    Eluise Dorileo é psicóloga, terapeuta familiar e maestria nas novas constelações quânticas.

    Email eluisedorileo@hotmail.com


    Por Valeriano Martins

    No decorrer da minha vida profissional me deparei e ainda me deparo com vários mitos em relação ao intercâmbio. Por isso vou falar aqui sobre os cinco que escuto com frequência. O mais forte deles é imaginar que se trata de uma experiência apenas para pessoas jovens e adolescentes. Isso é um engano que impede muitos de realizarem seus sonhos, pois intercâmbio não tem idade!

    A viagem internacional com o propósito de estudo e até mesmo trabalho, no caso dos adultos, pode ser realizada em qualquer fase da vida. É com muito orgulho que posso contar que no portfólio da Best Intercâmbio por exemplo, temos estudantes com mais de 70 anos e cada vez mais esse público está aumentando. Isso é incrível, pois incentiva outras pessoas dessa faixa etária a perceberem que a vida deve ser vivida da melhor maneira possível. Viajar, estudar e ver coisas novas com certeza é uma das opções que devem estar no topo da nossa lista.

    Outro mito comum é sobre a língua inglesa. Acredito que por ser um dos idiomas considerados como universais e por estar fortemente presente no nosso dia a dia, como em filmes, músicas e cinema, várias pessoas chegam até nós imaginando que os países onde o inglês é falado são os únicos para os quais se pode viajar como intercambista. Então vamos desmitificar esta ideia também. Você pode viajar para estudar francês, italiano, espanhol, japonês, alemão! Enfim, a língua que quiser. Não existe fronteira. Basta procurar uma empresa de confiança e competente. A liberdade para viajar ao local que deseja estará garantida.

    Estudar até ser fluente para só então fazer o intercâmbio: esse é o nosso terceiro mito. Aprender um novo idioma no país em que ele é nativo faz com que o aprendizado seja ainda mais rápido. Por isso, não é preciso ser craque em determinada língua para ser intercambista. Você vai aprender tudo durante a viagem.

    O quarto mito: “vou economizar bastante, aí sim posso fazer meu intercâmbio”. Esse tipo de pensamento é bem comum. Realmente, não posso negar que se trata de um investimento, mas isso não significa que você precise desembolsar um alto valor. Existem diversas maneiras de baratear a viagem, como escolher bem o destino e o tempo de duração.

    E para finalizar, vamos falar sobre intercâmbio e férias. Aqui é importante lembrar que esse tipo de experiência é um investimento pessoal em conhecimento e aprendizado. Por isso, precisa valer a pena. Isso não significa que você não vai poder visitar os pontos turísticos da cidade onde está ou sair para se divertir. O que não pode acontecer é esquecer de estudar. Afinal, você pagará por um curso, passagens e acomodação. O ideal é equilibrar os estudos com o lazer e aí com certeza seus resultados serão excelentes.

    Anualmente realizamos a Feira de Educação Internacional com o objetivo de aproximar as instituições internacionais com o público interessado em fazer intercâmbios, oferecendo às pessoas a oportunidade de conversar e tirar suas dúvidas. Este ano, a feira acontece no próximo dia 22 de outubro, no Goiabeiras Shopping. O evento é aberto e totalmente gratuito.

    Valeriano Martins é CEO da Best Intercâmbio


    Reprodução

    A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, lançou nesta semana a primeira linha de bonecas Barbie produzidas com 90% de plástico reciclado dos oceanos.

    A coleção foi batizada de ‘Barbie Loves the Ocean’ (Barbie Ama os Oceanos, em tradução livre) e conta com uma arte promocional bem legal que faz referência à recente pegada mais sustentável da Mattel: “O futuro do rosa é o verde“.

    A fabricante de brinquedos se comprometeu a produzir seus produtos com 100% de material reciclado até 2030.

    “Este lançamento da Barbie é mais um acréscimo ao portfólio crescente da Mattel de marcas voltadas para um propósito que inspiram a consciência ambiental com o nosso consumidor como foco principal”, disse o presidente e diretor de operações da Mattel, Richard Dickson, em um anúncio feito à imprensa.

    Richard também enfatizou a importância de se pensar em políticas ambientais de longo prazo, de olho no futuro da próxima geração.

    “Na Mattel, capacitamos a próxima geração a explorar as maravilhas da infância e atingir seu potencial máximo. Fazemos nossa parte para garantir que as crianças também herdem um mundo cheio de potencial“.

    FONTE: Razões para Acreditar


    O resgate dos animais das ruas e a oportunidade de dar um novo lar aos pets foi o que me motivou a iniciar um projeto em parceria com as Ongs (Organização Não Governamental) de apoio e cuidado ao animal.

    O projeto piloto se deu com a disponibilização de 16 gatos, filhotes e adultos, pela Ong “É o Bicho”. Ao chegar na unidade Veterinária, cada animal passa por consulta para avaliação das condições gerais de saúde. E em apenas uma semana desde o início do projeto, 15 dos 16 gatos já tinham ganhado um novo lar.

    Minha intenção é ampliar ainda mais a disponibilização de animais para adoção. As Ongs têm um papel importante no cuidado com os animais abandonados. Ainda para este mês, está previsto a disponibilização de cães e gatos para uma adoção responsável.

    Qualquer pessoa que tenha interesse em cuidar e zelar de um pet pode fazer a adoção. Mas antes, deve fazer um cadastro e a equipe da Ong fará uma visita para levar as informações quanto as necessidades básicas de cada animal. Nossa campanha, que oportuniza às pessoas fazer uma adoção consciente, tem o apoio do plano de saúde animal referência no país, a Planvet.

    Nossa clínica mantém atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Estamos também disponíveis para novas parcerias com outras Ongs da causa animal.

    Para conhecer os animais disponíveis para adoção ou buscar parceria, basta nos fazer uma visita no endereço – Rua Professor João Félix, Número 396, Bairro Lixeira, em Cuiabá ou acessar nossa página no Instagram (@veterinariamt) ou Facebook (veterinariamatogrosso). Outras informações podem ser obtidas pelo número 65 3046-2850.

    Anderson Nogueira é médico veterinário há mais de 15 anos e atende na Clínica Veterinária Mato Grosso.


    A novidade traz oito brinquedos inéditos para comemorar o lançamento do filme ambientado em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana

    O McLanche Feliz proporciona entretenimento e diversão para os momentos em família há mais de 40 anos. E agora, a plataforma apresenta itens inéditos inspirados no novo filme da Disney e Pixar “Luca”.

    A história é ambientada em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana e narra a jornada de amadurecimento de Luca junto de seu novo melhor amigo Alberto. Os meninos vivem um verão inesquecível repleto de gelatos, massas e intermináveis passeios de scooter. Mas toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: os dois são monstros marinhos de um mundo logo abaixo da superfície da água.

    A novidade chega incrementando a parceria entre The Walt Disney Company Latin America e McLanche Feliz e reforça a aposta da rede em novas experiências que estimulam as atividades criativas e com muita diversão.

    Para a família toda entrar no clima dessa empolgante estreia, o McLanche Feliz traz oito brinquedos inspirados nos personagens principais do filme:

    Luca Paguro e Alberto Scorfano (Muda de cor): submerja Luca e Alberto em água fria para revelar o tom de pele verde dos monstros marinhos. Coloque a peça da cauda à cabeça para completar a transformação;

    Luca Paguro e Alberto Scorfano (Nadando): gire a cauda do Luca e solte-a quando submergir o brinquedo na água, para fazê-lo nadar;

    Giulia Marcovaldo: gire os braços de Giulia para trás e solte-os quando a submergir na água, para ver como nada;

    Massimo Marcovaldo: dê corda ao Massimo e submerja-o na água, para ver como o Massimo move seus pés,enquanto nada e solta água pela boca.;

    Machiavelli: aperte o botão embaixo de Machiavelli e submerja-o na água. Depois, solte o botão para enchê-lo. Tire-o da água e aperte o botão de novo, para que ele dispare água pela boca.

    Monalisa: é uma pistola de água. Submerja a Monalisa em água fria e puxe sua cauda para enchê-la de água. Quando retirar da água, empurre a cauda novamente para a frente, para que a água saia pela boca.

    Da esquerda para a direita: Luca Paguro (muda de cor), Alberto Scorfano (muda de cor), Luca Paguro (nadando), Alberto Scorfano (nadando), Giulia, Massimo, Machiavelli e Monalisa.

    Os brinquedos já podem ser encontrados nos restaurantes da rede, que seguem operando pelo McDelivery e Drive-Thru em todo o país.

    McLanche Feliz: ingredientes de qualidade e refeições equilibradas

    Junto com seu compromisso em garantir momentos de diversão e aprendizagem, a companhia também mantém o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e os melhores ingredientes. Ao longo da última década a marca apresentou uma série de mudanças e evoluções em seu cardápio. Em 2019, o McDonald’s renovou sua proposta de menu infantil para oferecer uma opção ainda mais equilibrada, diminuindo as quantidades de sódio, gorduras, açúcares adicionados e incorporando mais frutas e vegetais.

    Para ficar sempre por dentro das novidades e campanhas, acesse: https://www.mcdonalds.com.br.

     Sobre a Arcos Dorados

    A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/03/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com


    Relacionamentos saudáveis, fortes e duradouros. Construir tudo isso com excelência não seria possível sem inspiração, coragem e exemplo. E é assim que hoje, em nossos 31 anos de empresa familiar, temos o orgulho de dizer que a força das mulheres se destaca em nosso meio.

    Começamos nosso negócio como “Shopping da Construção”. Sempre fomos reconhecidos por termos produtos de acabamento diferenciados e fomos uma das primeiras lojas do segmento a ter autosserviço. Antes, tudo funcionava apenas como modalidade “venda de balcão”. Em 2006, trouxemos o primeiro modelo em formato “boutique”. Ao nos reposicionarmos no mercado com esse formato de loja personalizada, entendemos o quanto isso era importante.

    Tudo em nossa empresa foi construído com amor e dedicação. Minha mãe fazia questão que eu e meu irmão sempre estivéssemos inseridos nos negócios da família. E assim estudamos e nos especializamos em diversas áreas para auxiliar e crescer ali dentro. Após a faculdade de arquitetura, fiz cursos de Gestão de Negócios e MBA em Varejo 4.0. Acompanhamos de perto a importância da gestão por sempre termos visto como nossos pais trabalhavam.

    Em 2009, meus pais decidiram começar a Profissionalização da Gestão da Empresa, com a ideia de iniciar um processo de sucessão familiar com responsabilidade. Para isso, iniciamos uma longa preparação com um coaching para famílias empresárias em conjunto com várias consultorias nesse sentido.

    Identificamos dentro de cada um de nós, o principal perfil para conseguirmos aproveitar ao máximo as características profissionais como indivíduos. Nas consultorias, trabalhamos liderança e governança. Implementamos ainda o programa de qualidade, para estudarmos questões de processos e mapeamento de procedimentos em todas as suas etapas.

    Apesar de estarmos aprimorando nossos negócios e preparando tudo para que o processo sucessório dentro da família acontecesse com qualidade, não ficávamos pensando quando essa data realmente chegaria. Mas após a definição de protocolos da Bigolin, minha mãe comunicou que queria se ausentar e passar todos os setores para mim.

    Nessa época, houve várias questões em nossas vidas, principalmente a pandemia que estava começando. E mais uma vez, foi um momento em que a experiência dela não poderia ser deixada de lado, nem mesmo para passar seu cargo à frente. Então, a gestão comercial foi passada para mim e os demais setores seguiram com seus gestores, que inclusive na maioria deles são mulheres que lideram. A direção geral e o respaldo final ainda é da nossa matriarca. Tenho muito orgulho da história iniciada por ela, especialmente porque o setor da construção civil é essencialmente masculino.

    Trabalhamos muito para chegar até aqui, sempre buscando valorizar a gestão  feminina, enxergando em cada ser humano o potencial empreendedor e a real possibilidade de mudança de vida por meio de suas escolhas. Hoje somos o grupo Trindade Bigolin, trazendo o sobrenome da minha mãe, Lucimar Trindade Bigolin, junto com o do meu pai Olivo Bigolin. Meu irmão, Filipe Bigolin, é engenheiro civil e é ele quem cuida da construtora, a Egide. Prezamos por nossos valores e lideramos pelo exemplo. Temos como missão criar e manter relacionamentos saudáveis com nossos clientes e somos conhecidos pela solidez, pela ética e pela qualidade dos produtos e atendimento prestado.

    Ariane Bigolin é arquiteta e sócia do grupo Trindade Bigolin