Edilene Bocchi

O Fórum Econômico Mundial (FEM) aponta que um dos maiores desafios das empresas em 2026 será a requalificação da mão de obra para atender às crescentes demandas tecnológicas. No Brasil, ainda temos a adequação às novas exigências da NR-01, que reforçam a importância das habilidades socioemocionais em todos os níveis organizacionais.

As organizações que esperarem a virada do ano para traçar suas metas estarão fadadas a reagir aos acontecimentos, ao invés de protagonizarem suas próprias histórias. A urgência está em construir uma fundação sólida, feita de talentos preparados e de uma cultura organizacional coerente com os valores que se deseja sustentar.

Portanto, as empresas que saírem na frente criarão diferenciais competitivos, o que as permitirá preencher vagas com mais agilidade e manter condições de trabalho saudáveis, aspectos essenciais para inovar e manter tudo em funcionamento.

Os desafios vão muito além de se entender como resolver problemas técnicos, o maior problema está ligado a como as pessoas se relacionam e como reagem ao mundo “Tech”. Por isso é importante planejar estratégias que coloquem as habilidades comportamentais no centro, promovendo programas para aprimorar essas habilidades em escala, tais como:

– Pensamento crítico e criativo: essenciais para resolver problemas complexos que a IA não pode solucionar sozinha.

– Adaptabilidade e resiliência: para navegar na constante mudança do ambiente de negócios.

– Comunicação e colaboração: para gerir equipes híbridas e multidisciplinares, incluindo a colaboração entre humanos e agentes de IA.

– Fortalecimento da liderança: capaz de promover ambientes onde o ser humano esteja no centro, conseguindo equilibrar a visão de negócios com a empatia.

– Construir uma cultura forte e inclusiva: onde o colaborador se sinta valorizado e parte do objetivo maior.

O sucesso não será para os reativos, mas sim para os proativos e a empresa que entender que a capacidade de aprender é a única vantagem competitiva sustentável e colocar o desenvolvimento de seus talentos no centro de sua estratégia, começando hoje, vai garantir o sucesso em 2026.

*EDILENE BOCCHI é administradora e CEO da Vesi Consulting, empresa que atua na gestão de pessoas, coaching para lideranças e equipes, sucessão familiar e carreira – siga @vesiconsulting.


O fortalecimento da presença de Mato Grosso no cenário global e a atração de capital estrangeiro foram temas centrais do Painel VI – Comércio Internacional e Investimentos Estrangeiros: Oportunidades para Mato Grosso, realizado durante a Expoind MT 2025, em Cuiabá. O debate reuniu especialistas e representantes de instituições públicas e privadas para discutir como o estado pode aproveitar seu momento econômico favorável e ampliar sua inserção internacional.

Mediando o encontro, Antônio Lorenzzi, coordenador de Internacionalização da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), ressaltou a importância de ampliar o valor agregado dos produtos exportados e diversificar a pauta comercial.

“Mato Grosso é hoje protagonista no comércio exterior brasileiro, mas o nosso próximo passo precisa ser a ampliação do valor agregado e da diversificação da pauta exportadora. Temos competência produtiva, inteligência e ambiente favorável para nos posicionarmos como referência internacional”, afirmou.

O especialista da ApexBrasil, Diogo Akitaya, reforçou o potencial mato-grossense nas exportações e apresentou dados que colocam o estado entre os maiores exportadores do país. Segundo ele, Mato Grosso responde por mais de 8% das exportações nacionais e possui mais de 1.200 oportunidades mapeadas para expandir sua atuação internacional.

“Temos um potencial enorme para expandir exportações em alimentos, bioenergia, madeira certificada, sementes e produtos industrializados do agro. Mas exportar hoje não significa apenas vender, significa competir nas cadeias globais de valor”, destacou.

Já o secretário adjunto de Indústria, Comércio e Incentivos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Anderson Lombardi, apontou que o estado vive um novo ciclo econômico, voltado à industrialização e à inovação. “Mato Grosso vive um novo ciclo, no qual não queremos ser apenas um grande celeiro, queremos ser também um centro de transformação industrial, inovação e sustentabilidade”, afirmou.

Com Assessoria


Estarão reunidos  representantes de países como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Suíça, Irlanda e Austrália

O sonho do intercâmbio vira realidade quando pais e filhos têm a oportunidade de conversar diretamente com representantes de instituições internacionais, tirar dúvidas e conhecer de perto as vantagens de cada modalidade oferecida. E para facilitar esse contato, acontece neste dia 08 de novembro, a 8ª Feira de Educação Internacional, promovida pela Best Intercâmbio, das 13h às 19h, no Shopping Estação Cuiabá, com inscrições gratuitas e a participação de cerca de 20 instituições internacionais de países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

“O objetivo do evento é aquecer o nosso mercado de educação internacional, que a cada ano que passa fica maior, e fazer com que as pessoas vejam o intercâmbio como um diferencial para a carreira, para o trabalho ou mesmo para a vida”, destaca o CEO da Best Intercâmbio, Valeriano Martins.

Reunindo mais de 20 instituições de cursos de idiomas, high school, universidades, programas de família, intercâmbio em grupo, particular, sistema de internato, curso para jovens que já possuem inglês mais avançado ou técnico, entre outras modalidades, esta edição da feira conta com duas novidades, a boarding school, com fazenda experimental e o intercâmbio esportivo.

Essa categoria é voltada para alunos praticantes de diferentes esportes como o futebol, basquete, tênis e vários outros, que desejam seguir carreira, com a possibilidade de conquistar  bolsas parciais em high school ou universidades.

“Serão vários representantes de boarding schools, que são instituições onde os alunos moram, fazem suas refeições, dividem o quarto com um colega, e é similar ao sistema universitário americano. Este ano teremos a presença de uma boarding school que possui uma fazenda experimental, sendo uma ótima oportunidade para quem deseja uma experiência em áreas específicas, como agro”, explica Valeriano.

Formada por um time de profissionais com grande experiência internacional, a Best Intercâmbio está pronta para orientar os caminhos daqueles que buscam dedicar um período de tempo para estudos no exterior, gerando uma infinidade de histórias para contar.

Serviço
O quê: 8ª Feira de Educação Internacional, realizada pela Best Intercâmbio
Quando: 08 de novembro, das 13h às 19h
Onde: Shopping Estação Cuiabá
Inscrição gratuita: https://best.tur.br/8th-international-education-fair/

Com Assessoria

Nova unidade vai concentrar contratações das redes Fort Atacadista e Comper e promete agilizar contratações no setor supermercadista

O Grupo Pereira, sétimo maior varejista do Brasil segundo o Ranking ABRAS 2025, inaugurou nesta segunda-feira (03.11) a Central de Vagas, em Cuiabá, com mais de 500 oportunidades de emprego em diferentes cargos, incluindo funções operacionais, técnicas e de liderança, além de vagas para pessoas com deficiência (PCDs) e público 50+. A unidade física vai concentrar as vagas de trabalho das operações locais das redes Fort Atacadista e Supermercados Comper, com o objetivo de tornar o processo de contratação mais ágil e estruturado.

De acordo com o gerente Nacional de Gente e Gestão do Grupo Pereira, Gilmar Garcia da Silva Espíndola, apenas em Cuiabá e Várzea Grande foram gerados mais de 3 mil novos postos de trabalho nos últimos meses, e o setor de serviços lidera o crescimento. “Em média, por mês, contratamos mais de 200 pessoas em Mato Grosso, entre Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Tivemos abertura de loja nova, e a Central de Vagas vem justamente para fomentar o emprego, a renda e o crescimento da comunidade”, afirmou.

Ele destacou ainda que não é exigida experiência prévia para concorrer às vagas, já que a empresa investe fortemente em capacitação profissional. “Lançamos a Universidade Corporativa do Grupo Pereira, que treina e prepara nossos colaboradores para seguir uma carreira. Por exemplo, alguém que entra no açougue sem saber cortar carne é treinado até se tornar um técnico em carnes, podendo chegar a um cargo nacional”, explicou Gilmar.

A gerente Nacional de Operações do Grupo Pereira, Izilda Silva, reforçou que o varejo supermercadista é um setor de muitas oportunidades para quem busca crescer profissionalmente. “Entrei há muitos anos na empresa como operadora de caixa e hoje sou gerente nacional de operações. Para quem quer crescer, o varejo é o melhor lugar, se tiver aptidão e competência, vai avançar”, completou.

Durante a inauguração, a movimentação no local foi intensa. A moradora de Cuiabá, Maria Aparecida Carvalho, de 19 anos, que está desempregada, compareceu à Central em busca de recolocação no mercado de trabalho. “Busco uma vaga de empacotadora. Tenho um bebê de 6 meses e estou bastante otimista com a oportunidade de trabalhar no Grupo Pereira”, contou.

A Central de Vagas do Grupo Pereira reúne centenas de oportunidades para atuação nas unidades do Fort Atacadista e Supermercados Comper. Os cargos com maior número de vagas são para operador de loja, operador (a) de caixa, repositor de mercadorias, auxiliar de perecíveis, auxiliar de cozinha, separador e empacotador.

O processo seletivo é realizado diretamente na Central de Vagas, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Avenida Tenente Coronel Duarte, 1517 – Dom Aquino (Comper da Prainha). Os interessados também podem acessar as oportunidades no site oficial do Grupo Pereira (https://grupopereira.pandape.infojobs.com.br/).

Com Assessoria


Cuiabá e Mato Grosso inauguram espaço na maior feira internacional da China

A comitiva cuiabana segue cumprindo uma agenda intensa na China e, nesta quarta, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, participaram ao lado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, da inauguração do espaço oficial de Cuiabá e Mato Grosso na maior feira internacional de importação e exportação da China. O evento, realizado na cidade de Yiwu, reúne representantes de governos, investidores e empresários de todo o mundo em busca de novas parcerias e oportunidades comerciais.

O estande de Mato Grosso foi montado com o objetivo de apresentar ao mercado asiático as potencialidades do estado nas áreas de agronegócio, turismo, indústria, tecnologia e sustentabilidade. Cuiabá, representada institucionalmente dentro do espaço, vem fortalecendo sua presença internacional ao mostrar que a capital mato-grossense é uma cidade em expansão, com projetos voltados para inovação e mobilidade urbana.

Durante o evento, o secretário Fernando Medeiros destacou a importância da parceria entre o município e o governo estadual na promoção econômica de Mato Grosso no exterior. “Estamos aqui hoje graças ao convite e à parceria do secretário César Miranda, que sempre esteve de portas abertas para Cuiabá. Essa união tem permitido que mostremos ao mundo o potencial da nossa capital

— do turismo, da indústria, do comércio e dos serviços. Mato Grosso tem feito a diferença no mundo, e Cuiabá está pronta para se posicionar como protagonista nesse movimento global”, afirmou.

Já o secretário César Miranda ressaltou o papel da visibilidade internacional para atrair investimentos e consolidar novas oportunidades econômicas. “Enfim, Cuiabá, junto com o governo do Estado de Mato Grosso, está fazendo a promoção comercial que tanto precisa. Quem não é visto, não é lembrado. Precisamos mostrar todas as nossas potencialidades para atrair investimentos e promover aquilo que produzimos com qualidade e sustentabilidade. Mato Grosso é o maior produtor de proteína animal e vegetal do planeta, e temos muito a oferecer”, disse.

A inauguração marca mais um capítulo da missão internacional liderada pelo prefeito Abilio Brunini, que começou em Beijing com encontros voltados à mobilidade urbana e sustentabilidade, passou por Suzhou, referência mundial em inovação, e agora chega a Yiwu, cidade símbolo do comércio internacional e da logística moderna. A presença de Cuiabá e Mato Grosso na feira reforça o compromisso da gestão em abrir portas para novos mercados e transformar a capital em um polo de oportunidades econômicas globais.

Com Assesoria

 


O evento ocorre neste sábado (8), na Casa Cuiabana, com feirinha, shows de rock, apresentação de Djs, oficinas e sessão de cinema

 

A Feira de Vinil e Criatividades celebra 10 anos de incentivo à economia criativa e à cultura mato-grossense em sua 31ª edição, que ocorre neste sábado (8.11), das 14h às 22h, no Centro Cultural Casa Cuiabana. Neste ano, o evento foi contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), no edital MT Criativo – Feiras de Economia Criativa, da Lei Paulo Gustavo (LPG).

Além da feirinha com 40 empreendedores criativos de Cuiabá e outras cidades mato-grossenses, a programação desta edição conta ainda com apresentação de Djs renomados, show de bandas de rock, oficinas e sessão de cinema.

Na feira, o público terá acesso a discos de vinil, empreendedores de arte, moda, gastronomia, literatura e diversos outros produtos autorais. Haverá também uma estrutura com bar de cerveja artesanal e variadas opções gastronômicas.

Entre as atrações confirmadas da 31ª Feira de Vinil e Criatividades, estão as bandas Magnetize e Friends on Fire, além dos Djs Leo Bouret e Say Ventura.

A agenda inclui ainda a pré-estreia do filme “Sobre Omissão Naquela Quarta-Feira”, produzido pelos profissionais do cinema mato-grossense, Everson Teodoro e Anna Magalhães. A sessão será realizada às 19h.

Das 15h às 17h, será realizado o workshop “A Arte nos Toca Discos”. Ministrada pelo DJ Spinha, a oficina traz demonstrações, bate-papo e técnicas de discotecagem. Já às 18h, a feira será cenário do lançamento do livro “Fragmentos”, do escritor, compositor, poeta e cantor Antonio Soares Gomes.

A edição do evento contempla ainda a oficina de “Limpeza e Conservação de Discos de Vinil”, que será realizada em data pós-feira, no dia 29 de novembro, no espaço coworking da loja Tcha Por Discos, que fica no bairro Boa Esperança, em Cuiabá. A atividade será conduzida pelos colecionadores e empreendedores do ramo, Priscilla Leventi e Max Amorim.

Com vagas limitadas, todas as oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas previamente pelo WhatsApp (65) 9.9962-6760, ou pelo link na página @feiradovinilmt no Instagram.

Já a entrada para a 31ª Feira de Vinil e Criatividades é solidária, com a doação de 1kg de alimento não perecível ou 1 livro usado.

Serviço | 31ª Feira de Vinil e Criatividades

Quando: sábado (8.11), das 14h às 22h

Local: Casa Cuiabana (bairro Bandeirantes, Cuiabá)

Entrada: 1kg de alimento não perecível ou 1 livro usado

Inscrição para oficinas: (065) 99962-6760

Fonte: Governo de Mato Grosso


No ano de 2025, Americana, uma cidade no interior do estado de São Paulo, se prepara para receber a primeira unidade da rede russa Vantajoso. Este evento marca a chegada do modelo de varejo ultra-hard-discount ao mercado brasileiro, com promessa de preços até 30% mais baixos do que os praticados por atacadões convencionais, por meio de uma operação simplificada que pode redefinir os hábitos de consumo da região.

Rede de supermercados famosa mundialmente chega ao Brasil e joga os preços lá em baixo

O que impulsiona a expansão da Vantajoso no Brasil?

A expansão da Vantajoso no Brasil é resultado de uma estratégia pensada para aproveitar o grande potencial do mercado nacional. O grupo Svetofor enxergou na economia brasileira e na amplitude territorial um ambiente aberto à proposta de descontos agressivos e processos operacionais enxutos.

Focando no consumidor de renda média e baixa, a rede russa planeja abrir 50 lojas nos próximos três anos nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O objetivo é atender à crescente demanda por preços baixíssimos e alternativas econômicas para as compras do dia a dia.

Características do mercado local atraem a Vantajoso para Americana?

A escolha de Americana como sede da primeira loja é estratégica. A cidade possui relevância econômica e serve como teste para medir a aceitação do perfil de varejo ultra-hard-discount entre os consumidores brasileiros.

Vale destacar os principais fatores que justificam esse interesse e favorecem o sucesso da rede Vantajoso no município e região:

  • População com elevado interesse em economia e custo-benefício;
  • Presença de concorrentes tradicionais, oferecendo um cenário competitivo para testar o novo conceito;
  • Infraestrutura urbana adequada para expansão do varejo;
  • Histórico de recepção a tendências inovadoras de consumo.

Como a expansão internacional da Vantajoso influencia sua estratégia no Brasil?

Anuncios

A experiência internacional do grupo Svetofor, controlador da Vantajoso, serve como referência para a atuação no Brasil. A rede já consolidou operações em mercados diversos na Europa e na Ásia, adaptando o formato ultra-hard-discount a diferentes perfis de consumidores.

Desssa forma, o lançamento da unidade na cidade de Americana representa um experimento importante. O sucesso pode abrir caminho para uma série de inaugurações no território nacional e influenciar os padrões de consumo de outras regiões do país. A data da abertura da loja ainda não foi divulgada, mas a expectativa local é grande tanto entre o setor quanto entre os consumidores.

Fonte: Terra Brasil Notícias


As inscrições para o processo seletivo da Residência Médica 2026 do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) seguem abertas até o dia 10 de novembro, pelo site www.prmmt.com.br. Ao todo, o programa oferece 18 vagas distribuídas em sete especialidades: Anestesiologia (5 vagas), Clínica Médica (4), Cirurgia Oncológica (2), Medicina Intensiva Adulto (3), Medicina Intensiva Pediátrica (2), Radioterapia (1) e Endoscopia (1). A prova está prevista para o dia 30 de novembro.

Reconhecido como um dos principais centros formadores do estado, o Hospital de Câncer de Mato Grosso alia tecnologia de ponta, ensino de qualidade e prática humanizada. O hospital dispõe de setor de imagem e diagnóstico moderno, serviço de endoscopia avançado e centro cirúrgico equipado com tecnologia robótica, garantindo precisão, segurança e eficiência em cada procedimento.

Além da excelência técnica, o HCanMT adota uma abordagem multidisciplinar, integrando áreas como Fisioterapia, Odontologia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social, o que proporciona aos residentes uma formação baseada no cuidado integral e humanizado.

“Aqui no HCanMT, temos orgulho de contar com um corpo clínico altamente qualificado, composto por profissionais de várias regiões do país. Valorizamos a formação acadêmica, o incentivo à pesquisa e o desenvolvimento humano. Nossos residentes aprendem desde o primeiro dia a atuar em equipe, em um ambiente que promove aprendizado, empatia e colaboração”, ressaltou a diretora clínica do hospital, Dra. Manoela Regina Alves Corrêa Barros.

Entre os diferenciais do programa estão a formação prática em casos de alta complexidade, o estímulo à produção científica e o desenvolvimento de habilidades de liderança e trabalho em equipe. O resultado desse investimento é que 100% dos profissionais formados permanecem atuando no hospital, contribuindo para a continuidade da excelência assistencial e acadêmica do HCanMT.

Excelência que forma especialistas

Gerido pelo Núcleo de Integração de Ensino, Pesquisa e Saúde (NIEPS), o programa garante formação completa, com acompanhamento de preceptores titulados e experientes.

“Nosso compromisso é oferecer um ambiente de aprendizado que alia prática especializada, humanização e incentivo à pesquisa. Ao concluir a residência no HCanMT, o profissional adquire uma visão ampliada sobre a saúde, preparado para transformar realidades e atuar com excelência em qualquer cenário”, destacou a diretora do NIEPS, Haracelly Leite.

Fonte: HCan MT


Em mais de uma oportunidade prometi aqui neste espaço comentar sobre as questões espirituais envolvidas na onda da covid 19. Sempre fiquei em dúvida, porque o lado espiritual desse fenômeno acaba sendo disruptivo e poderia gerar discussões que não interessam.

Mas o movimento da pandemia foi tão grande e tão abrangente que imaginei que poderia arriscar, sem ser crucificado. Mas, se for, fazer o que?

De tempos em tempos o planeta sofre disrupções e muda. No caso da covid, houve uma diferença. Pegou o mundo inteiro desprevenido. Não poupou países de economia rica e nem os pobres.

No primeiro momento a sequência de sentimentos começou com a surpresa. Depois veio o medo. Depois veio o temor. Depois veio o pânico coletivo. E, por fim, vieram as mortes e a doença ao redor de cada um de nós no Brasil e no mundo. E o medo tornou-se um sentimento coletivo.

Os governos, a mídia, as ongs tão poderosas com opiniões sobre tudo. A economia. A política. Todos silenciaram. O vírus transformou-se na mais agressiva linguagem mundial. 2020 passou no pânico e em 2021 o vírus veio acalmar a sua fúria a partir de setembro

Porém, ninguém esperava que ao fim da fase aguda da pandemia, a próxima vítima fosse a economia. E ainda não imagina que a próxima vítima dos desdobramentos seja a seja a política. Traduzindo: o planeta corre o risco de ver não ficar pedra sobre pedra da civilização até aqui construída ao longo de milhares de anos. Sei que são afirmações arriscadas e fortes. Mas parece que não haverá caminhos diferentes.

Uma das etapas da pandemia em 2020 foram os lockdowns e o isolamento social no mundo inteiro. Gerou grande confusão na economia pelo descompasso entre a pouca demanda e depois a pouca oferta de produtos quando a demanda recomeçou, agora em 2021. De outro lado o perfil de consumo das pessoas mudou muito.

O que antes não tinha valor passou a ser valorizado. E o que era muito valorizado perdeu a importância. Isso significa completa transformação de quase todos os segmentos de produção e de consumo da economia mundial.

Volto ao início do artigo. Por detrás de tudo isso e de tudo o que aconteceu fica bem claro que houve um certo planejamento fora do controle humano. Era pra transformar o ser humano usando o próprio ser humano. As religiões certamente atribuirão a uma divindade. Os espiritualistas atribuirão a um governo espiritual do mundo.

Quem não se enquadrar, também não poderá negar que transformações desse tamanho e importância não seriam casuais. Faço parte da crença de que existe uma ordem espiritual por detrás de tudo isso que aconteceu. Não sinto a necessidade de dar-lhe um nome. Só a de respeitar essa ordem.

Ao final, o que importa é que o planeta mudou absurdamente e não voltará atrás. As pessoas mudaram e mudarão em progressão absurda. Outra coisa, pra encerrar: não importa se o ser humano acredita ou não em algum valor espiritual.

O que importa, afinal, é que o que tiver de acontecer, está acontecendo e vai acontecer muito mais. O centro dessa nova ordem será o planeta renascido e o ser humano reconstruído. Mas a compreensão será um pouco mais lenta. Pode demorar. Mas não tem volta. Quem planejou, planejou!

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso.

 

Reprodução: Repórter MT


O lutador olímpico, Igor Queiroz, 19 anos, se tornou bicampeão pan-americano de luta greco-romana, na quinta-feira (10), na cidade de Oaxtepec, no México. O atleta é natural de Cuiabá e morador do bairro Tijucal.

Igor foi introduzido ao mundo das lutas aos 9 anos de idade, por influência do pai Pablo Queiroz, que além de cabeleireiro é lutador de jiu-jítsu. “Eu inseri o Igor de maneira lúdica no mundo das lutas. No entanto, dentre várias modalidades que ele treinou, acabou se identificando com a luta greco-romana”.

Há mais de 5 anos o cuiabano integra a equipe de lutadores olímpicos da Seleção Brasileira e atualmente é titular absoluto no time da luta greco-romana.

O atleta já foi campeão brasileiro, sulamericano e já ficou em terceiro lugar no campeonato mundial escolar, entre outras participações e premiações que recebeu ao longo dos mais de 20 países que já visitou por meio das competições.

O lutador, que usa o bordão “do Tijucal para o mundo”, ainda continua na tentativa de arrumar um patrocínio. Segundo o pai de Igor, o único apoio financeiro que o atleta recebe é dos próprios familiares.

Igor retorna a Cuiabá neste sábado, onde seguirá os treinos para as futuras competições.

 

Reprodução: Hiper Notícias 


2+0+2+3 = 7

Esse ano é regido pelo número 7 que é o número de energia da espiritualidade.

O 7 é o número que representa a perfeição. A integração entre os mundos físicos e espiritual, sendo, portanto, o símbolo do Universo em transformação.

Mas, suas interpretações vão muito além.

Ele representa o lado místico e oculto de TUDO.

Que a nossa história em 2023 seja de muita conexão com Algo Maior, a Fonte, Deus para que possamos estar em ressonância com as Forças do Amor:

1) O SIM, esta significativa força do SIM à realidade como ela é, permeia todas as outras.

2) O PERTENCIMENTO: Todos têm o mesmo direito de pertencer.

3) A HIERARQUIA, a ordem, o respeito a quem vem antes.

4) E o DAR e RECEBER são a mesma coisa.

A LUZ É PAZ e BEM.

Bora para a Vida!

Eluise Dorileo é psicóloga, terapeuta familiar e maestria nas novas constelações quânticas.

Email eluisedorileo@hotmail.com


Por Valeriano Martins

No decorrer da minha vida profissional me deparei e ainda me deparo com vários mitos em relação ao intercâmbio. Por isso vou falar aqui sobre os cinco que escuto com frequência. O mais forte deles é imaginar que se trata de uma experiência apenas para pessoas jovens e adolescentes. Isso é um engano que impede muitos de realizarem seus sonhos, pois intercâmbio não tem idade!

A viagem internacional com o propósito de estudo e até mesmo trabalho, no caso dos adultos, pode ser realizada em qualquer fase da vida. É com muito orgulho que posso contar que no portfólio da Best Intercâmbio por exemplo, temos estudantes com mais de 70 anos e cada vez mais esse público está aumentando. Isso é incrível, pois incentiva outras pessoas dessa faixa etária a perceberem que a vida deve ser vivida da melhor maneira possível. Viajar, estudar e ver coisas novas com certeza é uma das opções que devem estar no topo da nossa lista.

Outro mito comum é sobre a língua inglesa. Acredito que por ser um dos idiomas considerados como universais e por estar fortemente presente no nosso dia a dia, como em filmes, músicas e cinema, várias pessoas chegam até nós imaginando que os países onde o inglês é falado são os únicos para os quais se pode viajar como intercambista. Então vamos desmitificar esta ideia também. Você pode viajar para estudar francês, italiano, espanhol, japonês, alemão! Enfim, a língua que quiser. Não existe fronteira. Basta procurar uma empresa de confiança e competente. A liberdade para viajar ao local que deseja estará garantida.

Estudar até ser fluente para só então fazer o intercâmbio: esse é o nosso terceiro mito. Aprender um novo idioma no país em que ele é nativo faz com que o aprendizado seja ainda mais rápido. Por isso, não é preciso ser craque em determinada língua para ser intercambista. Você vai aprender tudo durante a viagem.

O quarto mito: “vou economizar bastante, aí sim posso fazer meu intercâmbio”. Esse tipo de pensamento é bem comum. Realmente, não posso negar que se trata de um investimento, mas isso não significa que você precise desembolsar um alto valor. Existem diversas maneiras de baratear a viagem, como escolher bem o destino e o tempo de duração.

E para finalizar, vamos falar sobre intercâmbio e férias. Aqui é importante lembrar que esse tipo de experiência é um investimento pessoal em conhecimento e aprendizado. Por isso, precisa valer a pena. Isso não significa que você não vai poder visitar os pontos turísticos da cidade onde está ou sair para se divertir. O que não pode acontecer é esquecer de estudar. Afinal, você pagará por um curso, passagens e acomodação. O ideal é equilibrar os estudos com o lazer e aí com certeza seus resultados serão excelentes.

Anualmente realizamos a Feira de Educação Internacional com o objetivo de aproximar as instituições internacionais com o público interessado em fazer intercâmbios, oferecendo às pessoas a oportunidade de conversar e tirar suas dúvidas. Este ano, a feira acontece no próximo dia 22 de outubro, no Goiabeiras Shopping. O evento é aberto e totalmente gratuito.

Valeriano Martins é CEO da Best Intercâmbio


Reprodução

A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, lançou nesta semana a primeira linha de bonecas Barbie produzidas com 90% de plástico reciclado dos oceanos.

A coleção foi batizada de ‘Barbie Loves the Ocean’ (Barbie Ama os Oceanos, em tradução livre) e conta com uma arte promocional bem legal que faz referência à recente pegada mais sustentável da Mattel: “O futuro do rosa é o verde“.

A fabricante de brinquedos se comprometeu a produzir seus produtos com 100% de material reciclado até 2030.

“Este lançamento da Barbie é mais um acréscimo ao portfólio crescente da Mattel de marcas voltadas para um propósito que inspiram a consciência ambiental com o nosso consumidor como foco principal”, disse o presidente e diretor de operações da Mattel, Richard Dickson, em um anúncio feito à imprensa.

Richard também enfatizou a importância de se pensar em políticas ambientais de longo prazo, de olho no futuro da próxima geração.

“Na Mattel, capacitamos a próxima geração a explorar as maravilhas da infância e atingir seu potencial máximo. Fazemos nossa parte para garantir que as crianças também herdem um mundo cheio de potencial“.

FONTE: Razões para Acreditar


O resgate dos animais das ruas e a oportunidade de dar um novo lar aos pets foi o que me motivou a iniciar um projeto em parceria com as Ongs (Organização Não Governamental) de apoio e cuidado ao animal.

O projeto piloto se deu com a disponibilização de 16 gatos, filhotes e adultos, pela Ong “É o Bicho”. Ao chegar na unidade Veterinária, cada animal passa por consulta para avaliação das condições gerais de saúde. E em apenas uma semana desde o início do projeto, 15 dos 16 gatos já tinham ganhado um novo lar.

Minha intenção é ampliar ainda mais a disponibilização de animais para adoção. As Ongs têm um papel importante no cuidado com os animais abandonados. Ainda para este mês, está previsto a disponibilização de cães e gatos para uma adoção responsável.

Qualquer pessoa que tenha interesse em cuidar e zelar de um pet pode fazer a adoção. Mas antes, deve fazer um cadastro e a equipe da Ong fará uma visita para levar as informações quanto as necessidades básicas de cada animal. Nossa campanha, que oportuniza às pessoas fazer uma adoção consciente, tem o apoio do plano de saúde animal referência no país, a Planvet.

Nossa clínica mantém atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Estamos também disponíveis para novas parcerias com outras Ongs da causa animal.

Para conhecer os animais disponíveis para adoção ou buscar parceria, basta nos fazer uma visita no endereço – Rua Professor João Félix, Número 396, Bairro Lixeira, em Cuiabá ou acessar nossa página no Instagram (@veterinariamt) ou Facebook (veterinariamatogrosso). Outras informações podem ser obtidas pelo número 65 3046-2850.

Anderson Nogueira é médico veterinário há mais de 15 anos e atende na Clínica Veterinária Mato Grosso.


Relacionamentos saudáveis, fortes e duradouros. Construir tudo isso com excelência não seria possível sem inspiração, coragem e exemplo. E é assim que hoje, em nossos 31 anos de empresa familiar, temos o orgulho de dizer que a força das mulheres se destaca em nosso meio.

Começamos nosso negócio como “Shopping da Construção”. Sempre fomos reconhecidos por termos produtos de acabamento diferenciados e fomos uma das primeiras lojas do segmento a ter autosserviço. Antes, tudo funcionava apenas como modalidade “venda de balcão”. Em 2006, trouxemos o primeiro modelo em formato “boutique”. Ao nos reposicionarmos no mercado com esse formato de loja personalizada, entendemos o quanto isso era importante.

Tudo em nossa empresa foi construído com amor e dedicação. Minha mãe fazia questão que eu e meu irmão sempre estivéssemos inseridos nos negócios da família. E assim estudamos e nos especializamos em diversas áreas para auxiliar e crescer ali dentro. Após a faculdade de arquitetura, fiz cursos de Gestão de Negócios e MBA em Varejo 4.0. Acompanhamos de perto a importância da gestão por sempre termos visto como nossos pais trabalhavam.

Em 2009, meus pais decidiram começar a Profissionalização da Gestão da Empresa, com a ideia de iniciar um processo de sucessão familiar com responsabilidade. Para isso, iniciamos uma longa preparação com um coaching para famílias empresárias em conjunto com várias consultorias nesse sentido.

Identificamos dentro de cada um de nós, o principal perfil para conseguirmos aproveitar ao máximo as características profissionais como indivíduos. Nas consultorias, trabalhamos liderança e governança. Implementamos ainda o programa de qualidade, para estudarmos questões de processos e mapeamento de procedimentos em todas as suas etapas.

Apesar de estarmos aprimorando nossos negócios e preparando tudo para que o processo sucessório dentro da família acontecesse com qualidade, não ficávamos pensando quando essa data realmente chegaria. Mas após a definição de protocolos da Bigolin, minha mãe comunicou que queria se ausentar e passar todos os setores para mim.

Nessa época, houve várias questões em nossas vidas, principalmente a pandemia que estava começando. E mais uma vez, foi um momento em que a experiência dela não poderia ser deixada de lado, nem mesmo para passar seu cargo à frente. Então, a gestão comercial foi passada para mim e os demais setores seguiram com seus gestores, que inclusive na maioria deles são mulheres que lideram. A direção geral e o respaldo final ainda é da nossa matriarca. Tenho muito orgulho da história iniciada por ela, especialmente porque o setor da construção civil é essencialmente masculino.

Trabalhamos muito para chegar até aqui, sempre buscando valorizar a gestão  feminina, enxergando em cada ser humano o potencial empreendedor e a real possibilidade de mudança de vida por meio de suas escolhas. Hoje somos o grupo Trindade Bigolin, trazendo o sobrenome da minha mãe, Lucimar Trindade Bigolin, junto com o do meu pai Olivo Bigolin. Meu irmão, Filipe Bigolin, é engenheiro civil e é ele quem cuida da construtora, a Egide. Prezamos por nossos valores e lideramos pelo exemplo. Temos como missão criar e manter relacionamentos saudáveis com nossos clientes e somos conhecidos pela solidez, pela ética e pela qualidade dos produtos e atendimento prestado.

Ariane Bigolin é arquiteta e sócia do grupo Trindade Bigolin


A novidade traz oito brinquedos inéditos para comemorar o lançamento do filme ambientado em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana

O McLanche Feliz proporciona entretenimento e diversão para os momentos em família há mais de 40 anos. E agora, a plataforma apresenta itens inéditos inspirados no novo filme da Disney e Pixar “Luca”.

A história é ambientada em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana e narra a jornada de amadurecimento de Luca junto de seu novo melhor amigo Alberto. Os meninos vivem um verão inesquecível repleto de gelatos, massas e intermináveis passeios de scooter. Mas toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: os dois são monstros marinhos de um mundo logo abaixo da superfície da água.

A novidade chega incrementando a parceria entre The Walt Disney Company Latin America e McLanche Feliz e reforça a aposta da rede em novas experiências que estimulam as atividades criativas e com muita diversão.

Para a família toda entrar no clima dessa empolgante estreia, o McLanche Feliz traz oito brinquedos inspirados nos personagens principais do filme:

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Muda de cor): submerja Luca e Alberto em água fria para revelar o tom de pele verde dos monstros marinhos. Coloque a peça da cauda à cabeça para completar a transformação;

Luca Paguro e Alberto Scorfano (Nadando): gire a cauda do Luca e solte-a quando submergir o brinquedo na água, para fazê-lo nadar;

Giulia Marcovaldo: gire os braços de Giulia para trás e solte-os quando a submergir na água, para ver como nada;

Massimo Marcovaldo: dê corda ao Massimo e submerja-o na água, para ver como o Massimo move seus pés,enquanto nada e solta água pela boca.;

Machiavelli: aperte o botão embaixo de Machiavelli e submerja-o na água. Depois, solte o botão para enchê-lo. Tire-o da água e aperte o botão de novo, para que ele dispare água pela boca.

Monalisa: é uma pistola de água. Submerja a Monalisa em água fria e puxe sua cauda para enchê-la de água. Quando retirar da água, empurre a cauda novamente para a frente, para que a água saia pela boca.

Da esquerda para a direita: Luca Paguro (muda de cor), Alberto Scorfano (muda de cor), Luca Paguro (nadando), Alberto Scorfano (nadando), Giulia, Massimo, Machiavelli e Monalisa.

Os brinquedos já podem ser encontrados nos restaurantes da rede, que seguem operando pelo McDelivery e Drive-Thru em todo o país.

McLanche Feliz: ingredientes de qualidade e refeições equilibradas

Junto com seu compromisso em garantir momentos de diversão e aprendizagem, a companhia também mantém o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e os melhores ingredientes. Ao longo da última década a marca apresentou uma série de mudanças e evoluções em seu cardápio. Em 2019, o McDonald’s renovou sua proposta de menu infantil para oferecer uma opção ainda mais equilibrada, diminuindo as quantidades de sódio, gorduras, açúcares adicionados e incorporando mais frutas e vegetais.

Para ficar sempre por dentro das novidades e campanhas, acesse: https://www.mcdonalds.com.br.

 Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/03/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com