De 21 a 23 de junho, as seleções masculinas de vôlei do Brasil, Bulgária, Alemanha e Rússia disputaram a quarta etapa classificatória da competição internacional
Foto Marcos Vergueiro / Secom-MT
Jogando em casa, a seleção brasileira contou com a animação da torcida, que fez uma performance à parte nas cadeiras e arquibancadas. Torcedores de Cuiabá e de outras cidades do Estado e do país garantiam a vibração, com palmas sincronizadas, show de luzes com celulares e gritos.
Nesse domingo (23.06), a equipe verde e amarela bateu a Rússia por 3 sets a 0 (25/17, 25/21 e 28/26), chegando a 11 vitórias em 12 partidas até agora no campeonato. A equipe também venceu os outros dois jogos disputados em Cuiabá, contra a Bulgária na sexta-feira (21) e Alemanha no sábado (22).
A realização da etapa brasileira da Liga das Nações na capital mato-grossense contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado, ligado à receita da loteria esportiva e com a disponibilização do ginásio Aecim Tocantins. O equipamento esportivo passou por uma série de serviços e reparos para atender as exigências de uma competição de nível internacional, viabilizando condições da parte funcional que ficarão como legado à sociedade.
“Estamos felizes com a realização da etapa da Liga das Nações em Mato Grosso. A torcida veio prestigiar de forma contagiante, não aconteceu nenhum fato que pudesse tirar o brilho do evento. Encerramos essa etapa com toda segurança possível, com bombeiros, equipes de segurança da polícia civil e militar, batedores para as delegações, e mais do que isso deixamos o ginásio apto para grandes jogos, um legado do Governo do Estado já em seu início. E também conseguimos aplicar uma pesquisa inédita para aferir os resultados turísticos e econômicos da vinda da competição à Cuiabá”, celebra o secretário da Secel, Allan Kardec.
Governador Mauro Mendes marcou presença no ginásio – Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT
O governador Mauro Mendes, que esteve no ginásio no último dia de jogos, também falou sobre a importância da realização da Liga das Nações em Cuiabá.
“É um grande evento que coloca Mato Grosso e nossa capital no cenário nacional e mundial, com transmissão para mais de 60 países. O investimento acabou sendo muito pequeno perto do retorno que o Estado teve, com mídia mundial falando daqui e a vinda de milhares de pessoas de outros locais, isso motiva e cria um astral muito positivo na nossa capital. E ainda é uma oportunidade de aproveitamento de espaços construídos com dinheiro público. Uma das prioridades da nossa gestão é justamente aproveitar esses locais para que a população possa ter acesso a lazer e entretenimento”.
Para o superintendente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Renato D’Ávila, a estrutura do ginásio, o atendimento e apoio do pessoal local envolvido no evento e o público presente foram os destaques da competição em Mato Grosso.
“Foi tudo muito bom, fomos muito bem recebidos, tivemos importantes auxílios para fazer o evento acontecer, o ginásio possui uma estrutura muito boa, e apesar da presença de público ter sido menor do que imaginávamos, talvez pelo feriado prolongado, teve um ótimo público que assegurou o fechamento com chave de ouro na disputa entre Brasil e Rússia”, enaltece o representante da CBV .
Homenagem a pioneiros do esporte em Mato Grosso
Secretário Allan Kardec com homenageados do voleibol mato-grossense Foto por: Ahmad Jarrad/Secel-MT
No intervalo de um dos sets da partida entre Alemanha e Bulgária neste domingo (23), sete representantes do vôlei mato-grossense foram homenageados pela Secel e Federação Mato-grossense de Voleibol (FMTV).
O objetivo foi agraciar nomes que ajudaram a fomentar e profissionalizar o esporte, fazendo história no Estado, conforme explicou o secretário Allan Kardec.
“Tivemos a ideia de homenagear aqueles que vieram antes de nós e que tornaram possível a profissionalização do setor no Estado. São os pioneiros que possibilitaram que hoje existam gestores como o Jeffersson Carvalho, nosso secretário adjunto, o Nicanor, presidente da Federação de voleibol, profissionais de educação física, que assim como eu, fazem agora a gestão do esporte no Estado. Essa singela homenagem é para demonstrar e relembrar o grandioso trabalho que fizeram pelo esporte mato-grossense”.
Dentre os homenageados estavam o professor Kenji Kido, que ao chegar em Mato Grosso na década de 70 implementou projetos de massificação de práticas esportivas nas escolas, como o Manhã de Recreio, e de estímulo à criação das federações mato-grossenses de esporte. Outro agraciado foi Valtemir Chocolate, treinador de equipes de vôlei feminino que se formou na área estagiando com o técnico brasileiro José Roberto Guimarães, no clube Colgate/Pão de Açúcar. E também o cacerense Adilson Reis, ex-capitão da seleção mato-grossense de vôlei nos anos 70 e que se tornou técnico do time estadual que disputou os jogos estudantis na década de 80. Nesse período, um dos estudantes que integravam a equipe treinada por Adilson foi o atual treinador de futebol e ex-goleiro, Rogério Ceni.
Ainda foram homenageados os ex-atletas e treinadores Delma Borges, Paulo Afonso Moreira, Ugo da Conceição Padilha e Sabino Albertão Filho.