
Os interessados podem se inscrever até 8 de fevereiro no site www.institutociranda.org.br para os polos de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Rondonópolis
Com mais de 20 modalidades de ensino que abrangem instrumentos de orquestra, canto coral e musicalização, o Instituto Ciranda – Música e Cidadania está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo 2026. São 200 novas vagas em três polos educacionais: Cuiabá, Rondonópolis e Chapada dos Guimarães. Os interessados podem se inscrever até 8 de fevereiro no site da instituição. As entrevistas presenciais estão marcadas para ocorrer entre os dias 10 e 14 deste mês. A divulgação dos resultados está programada para o dia 18 e o período de matrículas ocorre entre 19 e 20.
As aulas iniciam em 23 de fevereiro. Em Cuiabá, as inscrições estão abertas no Centro Histórico, na Casa de Bem-Bem para violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, clarone, saxofone, oboé, fagote, trompete, trombone, trompa, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização.
Em Rondonópolis, as vagas são para violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, saxofone, clarinete, trompete, trombone, trompa, bombardino, tuba, percussão, musicalização e coral. Em Chapada dos Guimarães, as inscrições podem ser feitas para aprender a tocar violino.
“A cultura é um poderoso instrumento de formação e de transformação social, fonte de renda e potente aliada do poder público na promoção da cidadania, e o Instituto Ciranda vem cumprindo muito bem esse papel ao longo dessas mais de duas décadas de atividades. Não por acaso é uma das mais importantes instituições sociais de ensino musical do Brasil, motivo de orgulho para todo o povo mato-grossense”, destaca o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, David Moura.

Como resultado artístico, o Instituto Ciranda mantém sua própria orquestra sinfônica em plena atividade, com temporadas definidas e propósito na democratização do acesso à música de concerto. As temporadas artísticas formam novas plateias, profissionalizam músicos instrumentistas, e geram emprego e renda.
“Desde muito cedo, além das aulas de instrumentos, os alunos são envolvidos em práticas musicais coletivas nas orquestras Cirandadinha, Primeira Ciranda e CirandaMundo. Isso cria todo um movimento consciente rumo às novas etapas e desafios inerentes ao processo de desenvolvimento musical”, destaca o presidente do Instituto, maestro Murilo Alves.
A Temporada 2026 do Instituto Ciranda é realizada pelo Governo Federal, via Ministério da Cultura e Lei de Incentivo a Projetos Culturais, patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel-MT, Bom Futuro, Ruhling Contabilidade, Sicoob e Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão.
Serviço
- Inscrições: até 08 de fevereiro
- Divulgação do cronograma de entrevistas: 09 de fevereiro
- Entrevistas presenciais: 10 a 14 de fevereiro
- Divulgação dos selecionados: 18 de fevereiro
- Período de matrículas: 19 e 20 de fevereiro
- Início do ano letivo: 23 de fevereiro
Outras informações podem ser obtidas em Cuiabá e Chapada pelo telefone (65) 99213-5964 e, em Rondonópolis, pelo número (66) 99698-2133.