
Expandindo sua missão de levar cultura às comunidades, o Projeto Piano Gente desembarca, já na primeira semana de novembro, em unidades escolares da zona rural de Cuiabá com espetáculos vibrantes de música e dança. A iniciativa ganha um toque especial de emoção para seu idealizador, Dario Scherner, profundamente conectado às regiões contempladas.
Uma das comunidades que receberá a arte do Piano Gente é a Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Dr. Estevão Alves Correa, localizada a 22 km de Cuiabá, na região do Rio dos Peixes. Conhecida por ser um polo turístico com balneários, restaurantes e bares, e passagem obrigatória para quem se dirige a Chapada dos Guimarães, a área também sedia o tradicional Festival da Pamonha.
Outra unidade escolar a ser palco do projeto é a EMEBC Nossa Senhora da Penha e França, situada no histórico Distrito do Coxipó do Ouro. Para Dario Scherner, levar o projeto a esses locais é um privilégio carregado de significado pessoal e memórias de infância.
“Rio dos Peixes representa muito para mim, pois meus tios possuem até hoje chácaras na região que marcaram a minha infância. Já o Coxipó do Ouro foi como o nosso quintal de casa durante os anos 80, quando meus pais tinham uma propriedade de veraneio às margens do Rio Coxipó do Ouro”, relembra Scherner. Ele conta que, ao lado dos irmãos, aprendeu a pescar, caçar, plantar, colher e cozinhar em uma época de maior isolamento da capital.
Scherner faz questão de mencionar marcos históricos da região, como a instalação do primeiro orelhão em frente ao bar do Kinka, as festas da vila e a escola de telhado antigo, liderada por décadas pelo professor Antônio. Ele destaca ainda que todo esse contexto inspirou a tese de doutorado em educação rural de sua mãe, a Prof. Carmen Lucia César Scherner, da UFMT. O Coxipó do Ouro também é um local de grande importância histórica, tendo sediado a primeira missa em Cuiabá, em 21 de fevereiro de 1721. “Portanto, são regiões de muitas histórias, memórias e significados, e estou muito feliz, após décadas de tudo o que vivi por ali, em levar o Piano Gente com todo o nosso coração”, concluiu Dario.
A iniciativa do Projeto Piano Gente não apenas democratiza o acesso à cultura, mas também ressalta a riqueza histórica e afetiva das comunidades rurais de Cuiabá, proporcionando momentos únicos de arte e conexão.
Com Assessoria















Sobre a Arcos Dorados