
O programa atende as principais premissas da Seaf: segurança alimentar e nutricional
Mais de 50 mil quilos de alimentos foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) para entidades que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade social e alimentar, cadastradas no programa Sesc Mesa Brasil, vinculado ao Sistema S do comércio.
“Só nesse ano, foram investidos R$ 450 mil, o equivalente a 51 mil quilos de alimentos doados. Também foram beneficiadas 32 famílias de produtoras rurais de pequena escala de Cuiabá. O programa Sesc Mesa Brasil tem resultados positivos entre os agricultores rurais de pequena escala, principalmente da nossa região”, destacou a secretária da Seaf, Andreia Fujioka, uma das homenageadas na noite desta terça (25.11), no Sesc Arsenal, pela parceria da Seaf com a iniciativa.
A Seaf também possui outras iniciativas para fomento da comercialização dos alimentos produzidos por agricultores de pequena escala. “A secretaria tem iniciativas lindas, como a Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural (Feaftur), uma verdadeira vitrine do potencial de produção dos agricultores de pequena escalas”, frisou a secretária, ao lembrar que, semanalmente às terças, a Seaf realiza feira no Sesc Arsenal.
Outros projetos, como o MT Produtivo, acompanham o produtor de pequena escala até a fase de venda da produção. “Isso com certeza tem trazido um espaço de dignidade para nosso pequeno produtor”, avaliou a gestora.
Presidente do Sistema Comércio MT, José Wenceslau de Souza ressaltou a justa homenagem aos responsáveis pelas doações ao Sesc Mesa Brasil. “Por meio deles, levamos esses alimentos às famílias carentes e necessitadas. É muito justo que todos os anos a gente faça essa homenagem aos empresários que mantém o programa abastecido com alimentos”.
Ele reforçou a ponte feita pelo Sesc Mesa Brasil entre empresários, doadores de alimentos, e as famílias na linha de pobreza. “Temos a estrutura de distribuição, a logística, bem como cadastro no nosso sistema que mostra as necessidades dessas famílias e das entidades”. Todos os anos, segundo ele, é feita uma fiscalização sobre a existência da família e a necessidade delas.
“O Sesc Mesa Brasil é um orgulho para todos nós, é o maior banco de alimentos da América Latina, tenho muito orgulho da higienização, organização e distribuição dos alimentos. Quero agradecer a todos vocês que abastecem o Mesa Brasil, em nome dessas famílias carentes que tanto precisam dos alimentos”, concluiu.
Somente até outubro de 2025, o programa arrecadou e distribuiu cerca de 758 mil quilos de alimentos, garantindo dignidade e esperança para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.