
Elite nacional mescla juventude e experiência
A corrida de rua do Brasil estará bem representada na 34ª Dez Milhas Garoto, uma das mais importantes provas do calendário nacional, que ocorre domingo (28), reunindo o número recorde de 17 mil inscritos, com largada a partir de 6h30min. Os atletas nacionais, que integram o pelotão de elite, estão prontos para disputar o topo do pódio após os 16.093 m, com largada na Praia de Camburi, em Vitória, e chegada em frente à fábrica de Chocolates Garoto, em Vila Velha.
A última vitória brasileira foi conquistada por Altobelli da Silva, em 2023, e, no feminino, por Edinalva Laureano da Silva, em 2007. Para alcançar esse feito novamente, a equipe conta com um grupo que une experiência e juventude, além de muita determinação para brilhar na disputa capixaba.
No masculino, os principais nomes são Vagner Noronha, que representou o país no Mundial de Atletismo de 2019, tricampeão da Maratona Fila e segundo melhor brasileiro na Maratona de Valência (2023), o capixaba Alequessandro Paula da Silva, top 5 na Dez Milhas Garoto de 2023, e quarto na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, e Sávio de Paula Rodrigues Silva, terceiro no XIX Troféu Independência do Brasil (2024), e vice na New Balance 15k São Paulo (2023).
No feminino, as atrações são Kleidiane Barbosa, vice da Volta Internacional da Pampulha (2023), quinta na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (23), sétima colocada na Corrida Internacional de São Silvestre (23) e campeã da Corrida de Reis (24); Amanda Aparecida, campeã Pan-Americana de Maratona 2025; Andreia Aparecida Hessel, campeã da Maratona Internacional de São Paulo em 2018; Jessica Ladeira Soares, campeã da Meia Maratona de Jurerê (22); e Nubia de Oliveira Silva, vencedora dos 10.000m e dos 5.000 m no Troféu Brasil de Atletismo.
Cachorrida e Garotada, atrações da manhã do sábado (27)
A Corrida Garotada, voltada para crianças e adolescentes, e a Cachorrida, corrida e caminhada para tutores e pets, serão realizadas na manhã do sábado (27) no estacionamento do Shopping Vitória.
Serão 2.900 crianças e 850 duplas formadas por tutores e pets. A Corrida Garotada terá distâncias adaptadas de acordo com a idade dos participantes e brindes especiais, além da tradicional medalha de participação, com largada a partir das 8h da manhã. Já a Cachorrida, que chega à sua 4ª edição, terá um trajeto de aproximadamente 1,6 km e começa às 6h45min.
Retirada de kits a partir desta quinta-feira (25)
A retirada de kits da 34ª Dez Milhas Garoto será feita em três dias: desta quinta-feira até sábado, dias 25 a 27, na Fábrica de Chocolates Garoto, localizada na Praça Meyerfreund, 1, Glória, Vila Velha. Os horários são os seguintes: quinta e sexta, das 9h às 19h; e sábado, das 8h às 18h. Sem esquecer que o corredor deve fazer a retirada conforme definido, por ele mesmo, no ato da inscrição.
Vale destacar a importância de estar atento aos documentos necessários para a retirada, disponíveis no regulamento no site oficial. Não haverá entrega no dia da prova, nem mesmo após a sua realização.
No sábado, dia 27, será a vez da 22ª Corrida Garotada e da 4ª Cachorrida, ambas no Shopping Vitória. Para a retirada de kits da Corrida Garotada, a programação será nesta quinta e sexta, dias 25 e 26, das 9h às 19h. Já para a Cachorrida, na sexta-feira, dia 26, das 9h às 19h.
Sobre o evento
Criada em 1989 para comemorar os 60 anos da Chocolates Garoto, a corrida já faz parte do calendário esportivo nacional e vem crescendo em número de participantes e impacto local. Além de promover saúde e bem-estar, a Dez Milhas Garoto impulsiona o turismo capixaba, atraindo milhares de participantes de todo o Brasil e também do exterior durante o fim de semana do evento.
A corrida da Garoto está entre as maiores do Brasil, sendo a maior na modalidade 10 Milhas. A edição 2025 bateu recorde da prova com 17 mil inscritos. A 22ª Corrida Garotada tem 2.900 inscritos e a 4ª Cachorrida será disputada por 850 duplas (gestor e cachorro). A organização é da Yescom, com homologação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).
Com Assessoria