Os 10 alimentos que reduzem o risco de perda da memória

3. Mirtilos

Um estudo intitulado “Efeitos neuroprotetores das frutas vermelhas sobre doenças neurodegenerativas” aponta que os mirtilos têm múltiplos benefícios para prevenir enfermidades neurodegenerativas associadas ao envelhecimento. Além disso, ajudam a melhorar as funções motoras.

4. Cúrcuma

Segundo um artigo da Healthline, a cúrcuma possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem beneficiar o cérebro, melhorando a memória, inclusive em pessoas com Alzheimer.

Ela aumenta os níveis de serotonina e dopamina, o que a torna um excelente alimento para melhorar o humor e reduzir sintomas de depressão. Além disso, favorece o crescimento de novas células cerebrais, o que pode retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

5. Brócolis

O brócolis é um alimento rico em antioxidantes. Além disso, uma porção de 160 gramas de brócolis cozido fornece 100% da ingestão diária recomendada de vitamina K, que contribui para melhorar a memória e o desempenho cognitivo em adultos mais velhos, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina.

6. Café

A Harvard Medical School aponta que o café e o chá podem ajudar a melhorar a capacidade cerebral, já que contêm estimulantes que aumentam a concentração e otimizam as funções cognitivas de forma geral.

A cafeína bloqueia uma substância que promove o sono e o relaxamento, resultando em maior atividade neuronal e na liberação de neurotransmissores como dopamina e norepinefrina. Esses compostos ajudam a manter a pessoa alerta e a melhorar seu tempo de reação.

7. Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são mais do que um lanche saudável: possuem efeitos anti-inflamatórios, propriedades anticancerígenas e auxiliam no tratamento de diferentes doenças crônicas.

Além disso, são fonte de vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do cérebro, como zinco, ferro e magnésio.

8. Chocolate amargo

Esse alimento contém flavonoides que melhoram a função cognitiva. Além disso, aumenta o fluxo sanguíneo cerebral, protege as células do estresse oxidativo e da inflamação — fatores que elevam o risco de desenvolver doenças neurológicas.

9. Nozes

Um artigo intitulado “Efeitos benéficos das nozes sobre a cognição e a saúde cerebral” mostra que esse alimento possui efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a retardar o declínio cognitivo.

10. Laranjas

As laranjas são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e oferece múltiplos benefícios ao cérebro. Além disso, se destacam pelo alto teor de antioxidantes, que demonstraram melhorar o desempenho cognitivo e reduzir o risco de certas doenças que afetam o cérebro.