
Primeira ação conjunta vai beneficiar 40 cães de pequeno porte acolhidos por ONGs; projeto deve se expandir à população futuramente.
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA), vai realizar no próximo dia 26 um mutirão de castração de 40 animais, em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (Hovet/UFMT). A ação marca o início de um projeto-piloto que, segundo o município, deve futuramente abrir vagas também para o público em geral.
Nesta primeira etapa, serão atendidos exclusivamente animais sob tutela de ONGs que atuam no acolhimento e resgate de cães e gatos na capital. O foco será em cães machos de pequeno porte, devido ao impacto reprodutivo e ao menor risco cirúrgico.
A escolha por esses animais se dá pelo fato de que um único macho pode gerar dezenas de crias. Castrando, conseguimos controlar a natalidade, reduzir fugas e a agressividade, além de tornar o procedimento mais simples e seguro”, explicou a diretora da BEA, Morgana Thereza Ens.
A reunião que definiu os detalhes do mutirão foi realizada esta semana entre a equipe da BEA e o diretor do Hospital Veterinário da UFMT, Dr. Kledir Spohr. Segundo Morgana, a parceria com as ONGs é fundamental: “Essas instituições já desenvolvem um trabalho essencial, e o papel do poder público é justamente dar o suporte necessário para que elas sigam cuidando da nossa cidade.”
As ONGs parceiras serão contatadas nos próximos dias para realizar os exames, a triagem e o preparo dos animais antes da cirurgia. O mutirão será realizado nas dependências do Hovet.
Atendimento para famílias de baixa renda continua
Além da nova parceria, a Prefeitura mantém o serviço de castração gratuita para tutores de baixa renda. Duas vagas por dia são liberadas para quem é beneficiário de programas sociais, mediante autorização da BEA.
Esses procedimentos também são realizados no Hospital Veterinário da UFMT e visam garantir acesso ao controle populacional de animais domésticos de forma ética e segura. A previsão é de que novas ações e mutirões ampliem a oferta de cirurgias nos próximos meses.
Com Prefeitura de Cuiabá