
Projeto do Senar Mato Grosso reúne crianças e adultos de Chapada dos Guimarães em noite de cinema
Um cinema itinerante que reúne centenas de pessoas, especialmente crianças, com o intuito de proporcionar momentos de lazer, sorrisos e fortalecer ainda mais os laços entre o mundo urbano e a área rural. Este é o objetivo do Cine Senar, um programa do Senar Mato Grosso que levou diversão para mais de 25 mil mato-grossenses somente em 2024.
Cartão postal de Mato Grosso pelas belezas naturais de suas cachoeiras e atrações turísticas, Chapada dos Guimarães, município situado a 60 quilômetros de Cuiabá, recebeu recentemente uma mais uma edição do Cine Senar.
O projeto, que integra as ações de promoção social do Senar Mato Grosso, é realizado há cerca de 10 anos.
“É um programa de cinema itinerante. Rodamos todo o estado com essa ação”, explica a coordenadora de Promoção Social do Senar Mato Grosso, Aline Oliveira.
Ao programa Senar Transforma desta semana, Aline explica que o programa, diferente das outras ações da instituição, é direcionado à cultura, lazer e feito para a família rural.
“É um evento aberto à população. É gratuito. A gente costuma dizer que está devolvendo para o produtor o que ele nos entrega. O foco principal do Senar é as ações na zona rural, atender o produtor rural lá na ponta, mas nós também entendemos que a zona urbana também precisa ser contemplada, tendo em vista que tem o pessoal que atua lá no campo, mas residente também na zona urbana”.

Cada detalhe é pensado com carinho
E se tem cinema, claro que não pode faltar pipoca, que na sessão especial de Chapada dos Guimarães ganhou a companhia do algodão doce. Uma dupla que fez sucesso com o público, principalmente a criançada.
Cada detalhe foi pensado com carinho pelos organizadores, desde a escolha do local do evento, definido pelo Sindicato Rural do município.
Em Chapada dos Guimarães, a sessão foi realizada no bairro São Sebastião, onde muitos trabalhadores moram e há um volume maior de crianças, frisa o mobilizador do Sindicato Rural do município, Alex Humberto Faria Junior.
E para que tudo funcione bem, não basta o filme estar passando no telão com sucesso. Por trás dele há toda uma estrutura que é preparada justamente para receber o público.
“Hoje para o Cine Senar ocorrer tem toda uma logística por trás. Temos uma empresa que nos atende desde o ano passado, ela nos encaminha uma lista de filmes e o Sindicato recebe com 15 dias de antecedência do evento essa lista atualizada para que possam escolher”, pontua a analista de Promoção Social do Senar Mato Grosso, Milvia Lopes.
Conforme Milvia, além da escolha do filme, há todo um cronograma a ser seguido para que não choque com outros programas e projetos do Senar Mato Grosso.
“O bastidor ele dá um pouquinho de trabalho, mas no final ver tudo é gratificante. O que para nós da cidade pode ser simples, para o produtor rural e para o seu filho é uma coisa muito grandiosa. É um que vai ser especial para ele”.
E o resultado de todo esse trabalho é compensado no olhar de cada uma das pessoas que prestigiam as exibições, como é o caso do pequeno Adriel da Silva, de sete anos, que prestigiou a sessão de cinema em Chapada dos Guimarães com toda a família.
Para a mãe do pequeno, Thamires Dias da Silva, o Cine Senar foi um evento com “muita inclusão”.

Qualidade de vida, educação e saúde
Além de promover a cultura e o lazer, os programas de Promoção Social do Senar Mato Grosso também contemplam qualidade de vida, educação e saúde.
Fonte: Canal Rural