![](https://noticiapositiva.com.br/wp-content/uploads/2025/01/bd1a5c357168718b0e0630e43c6e8df3.jpg)
Com maior PIB agrícola em 2023, de R$ 204 bilhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso figura entre os dez mais competitivos do País, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo CLP – Centro de Liderança Pública.
Entre os municípios mato-grossenses, o destaque em competitividade vai para Sinop, no norte do estado, que lidera o ranking estadual e ocupa a terceira posição no Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Campo Grande (MS) e Rio Verde (GO). A cidade está no centro de um cinturão agrícola, formado por 12 municípios, com mais de 2,7 milhões de hectares de área de plantio, responsável pela produção de 11,49 milhões de toneladas de grãos.
A cidade atualmente é a quarta maior de Mato Grosso e teve um incremento de sua população em 73,36% em 12 anos, segundo apontou os censos de 2010 e 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora o município não seja o principal produtor do cinturão, ela se tornou a cidade onde os produtores vivem e abriga empresas que fornecem insumos, assistência técnica, maquinário e também as multinacionais que compram os grãos.
Por consequência deste desenvolvimento, outro mercado que tem ganhado força na cidade é o imobiliário, já que chega para criar espaços físicos para abrigar pessoas e negócios. Uma das empresas que está atuando na cidade é a goiana Toctao Soluções de Engenharia, do Grupo Mauá.
“Temos um papel significativo no desenvolvimento das cidades brasileiras, construindo espaços funcionais e sustentáveis. Além disso, impulsionamos o desenvolvimento econômico e humano das comunidades em que estamos presente com a geração de empregos nas regiões onde atuamos”, destaca Mariana Ribeiro, diretora de Qualidade e Pós-obra da Toctao Soluções em Engenharia.
Atualmente, a empresa está com duas obras na cidade: o Duottori Residence e o Gran Hall, um mixed use de duas torres com salas comerciais com apartamentos estúdios e apartamentos convencionais. Também no estado de Mato Grosso, a Toctao finalizou recentemente outras obras como a construção de uma UPA em Várzea Grande e a etapa da fundação da expansão do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, e ainda a construção do showroom da Gran Incorporadora, também em Sinop.
A empresa emprega no estado atualmente mais de 150 profissionais, segundo Mariana Ribeiro, e tem previsão de novos negócios já para o próximo ano no Estado, como uma nova expansão do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá.
Por assessoria.