Baccarelli assume gestão de 10 escolas aos finais de semana em projeto da prefeitura de São Paulo

Responsável por 12 CEUs, organização sem fins lucrativos amplia a parceria com a Secretaria Municipal de Educação com o Projeto Escola Aberta, atendendo familiares e membros das comunidades

Reconhecido pela experiência na transformação social por meio da educação, o Baccarelli participou de edital de chamamento público e, junto com outras duas outras OSCs, foi selecionado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) para assumir a gestão do Projeto Escola Aberta em 10 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Pela iniciativa, as escolas abrem suas portas aos finais de semana para oferecer gratuitamente à população atividades de esporte, cultura, lazer, capacitação profissional; o projeto ainda prevê alimentação aos participantes, fornecida pela própria SME.

Organização sem fins lucrativos responsável por oferecer atividades educacionais para mais de 1,5 mil crianças em Heliópolis, o Baccarelli volta a ampliar sua atuação para outras comunidades de São Paulo por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Em 2022, a instituição já havia assumido a gestão de 12 unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), onde replica sua experiência de quase 3 décadas em transformação social para mais de 150 mil pessoas inscritas.

“Com nossa experiência em projetos educativos e culturais em Heliópolis vimos o potencial de expandir nossa atuação para outras comunidades da cidade de São Paulo”, destaca o maestro e CEO Edilson Ventureli, responsável por comandar o instituto desde 1998. “Colocaremos em prática a capacidade de replicar nosso trabalho em cada vez mais comunidades, fortalecendo nossa posição como referência em projetos de transformação social”, afirma o executivo.

Segundo Ventureli, o Baccarelli é responsável por estabelecer um cronograma semanal de atividades, recrutando e capacitando profissionais para realizar a programação, gestão de recursos, monitoramento de resultados e prestação de contas junto à SME, sempre com o intuito de criar um espaço inclusivo e acessível à comunidade escolar e ao entorno, com diálogo e transparência. Uma equipe de coordenação, supervisores, articuladores de território e comunicação específica para o atendimento do projeto também foi formada.

Seguindo as diretrizes estabelecidas e aprovada previamente com a SME, a programação nas escolas é divulgada toda semana para a comunidade, e não há a necessidade de inscrição ou matrícula, bastando aos interessados comparecer na data e horário de cada atividade. Os participantes ainda têm acesso a café, almoço e lanche servidos no próprio refeitório das EMEFs, fornecidos pela SME. As atividades acontecem aos sábados, das 8h às 18h, e domingos, das 9h às 13h.

 

Confira a lista de escolas participantes que estarão sob gestão do Instituto Baccarelli:

EMEF 19 DE NOVEMBRO Praça Bauxita, 99 – Vila Dalila
EMEF PROFA. WANNY SALGADO ROCHA R. Sílvio Ribeiro dos Santos, 104 – Vila União
EMEF PROF. LEÃO MACHADO Av. Carlos Livieiro, 600 – Vila Livieiro
EMEF GEN. ÁLVARO SILVA BRAGA R. Padre Paulo Canelles, 611 – Vila Dalva
EMEF JOSÉ DE ALCANTARA MACHADO FILHO R. Mattia Filizzola, 76 – Real Parque
EMEF PROFA. MARILI DIAS R. Antônio Conselheiro, 1 – Vila dos Palmares
EMEF BADRA R. Principal, S/N – Jardim da Conquista
EMEF ZILKA SALABERRY DE CARVALHO R. Antônio da Franca e Horta, 35 – Jardim Peri
EMEF PROFA. CELIA REGINA LEKEVICIUS CONSOLIN R. Giuseppe Marino, S/N – Parque Novo Mundo
EMEF HIPOLITO JOSÉ DA COSTA R. Augusto Rodrigues, 272 – Jardim Fontalis

 

Sobre o Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 28 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1500 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira.

A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.

Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.

Realiza a gestão do Projeto Escola Aberta em 10 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), que acontece aos finais de semana, também em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Desta forma, amplia a sua atuação oferecendo atividades de cultura, esporte, lazer e capacitação profissional para um alcance ainda maior.

Para mais informações, acesse: www.institutobaccarelli.org.br