Projeto Verão: o que você precisa saber

Um guia das melhores escolhas para chegar em forma na época mais quente do ano

Quem nunca ouviu falar sobre o “Projeto Verão”? Pois bem, ele chegou e trouxe junto à temporada de esforços para chegar nos primeiros dias do ano em forma. São ajustes na alimentação, nos treinos, na rotina de vida. Porém, em alguns casos a situação sai do controle e migra para as soluções mágicas, com direito a dietas mirabolantes, exagero na carga das atividades física e, o que era para ser um benefício para o corpo, pode se tornar um pesadelo. Por esse motivo, o médico do esporte e nutrólogo, Dr. Thiago Viana, nos dará uma guia de como evitar erros e conseguir acertar no famoso “Projeto Verão”.

Principais erros

Entre as práticas que menos contribuem para um efeito positivo no ‘Projeto Verão’ é a busca por receitas milagrosas para emagrecer rapidamente. “As pessoas acabam buscando dietas extremamente restritivas ou seguem modismos na hora das refeições. Isso faz com que grupos alimentares importantes para a saúde sejam cortados da alimentação, como por exemplo, a redução de calorias de forma drástica. Isso pode gerar deficiências nutricionais, perda de massa muscular e até queda no metabolismo”, diz o médico.

Outro problema é treinar de forma muito intensa, aumentando o risco de contusões como distensões ou tendinites. “Praticar atividades físicas de forma desordenada e sem acompanhamento profissional, pode provocar lesões musculares, articulares e até cardiovasculares”. Dr. Viana também destaca a importância de um sono de qualidade e da recuperação como dois fatores fundamentais para a manutenção da saúde física e mental. “Uma noite mal dormida pode prejudicar a produção de hormônios, dificultar a recuperação muscular e até aumentar o apetite, sabotando os esforços para perder peso”, explica.

Para obter os melhores resultados

Bom, até aqui apontamos todos os erros cometidos para chegar no verão em boa forma. A partir de agora, vamos mostrar como fazer um bom planejamento para que o projeto dê resultados. Segundo o Dr. Viana, a chave é balancear a alimentação e os exercícios físicos para perder peso de forma saudável e sustentável. Para isso é necessário manter um déficit calórico controlado, aumentar a ingestão de proteínas, praticar exercícios físicos regularmente, se hidratar de forma adequada e ter uma boa qualidade do sono.

“Seguindo essas recomendações, incluindo uma alimentação mais natural e equilibrada com a inclusão de proteínas magras como frango, ovos e leguminosas; de carboidratos de baixo índice glicêmico como arroz integral, batata-doce, quinoa e aveia; consumir gorduras saudáveis, entre abacate, azeite de oliva, nozes, amêndoas, sementes de chia e linhaça; além das frutas, vegetais e sucos naturais”, afirma o médico.

Outro ponto importante para conseguir bons resultados é a prática de exercícios físicos regulares, feitos com intensidade e disciplina. Até o horário pode auxiliar no objetivo de cada pessoa. Os treinos realizados pela manhã ajudam a aumentar a disposição. Já nos períodos da tarde e noite, para muitas pessoas, melhora o desempenho, pois o corpo já está aquecido e os níveis de energia estão mais elevados.

“O mais importante é escolher um horário que seja compatível com a sua rotina, garantindo consistência nos treinos”, conclui Dr. Viana, que ainda dá algumas dicas para evitar lesões como sempre aquecer antes do treino e alongar no fim; realizar uma progressão gradual de intensidade; ter uma boa recuperação por meio do descanso adequado; manter-se hidratado; e ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, vitaminas e minerais.