Fiagril doa 8 mil mudas de árvores nativas para o projeto Verde Novo

Foram realizadas 27 ações para o plantio no primeiro semestre

Em uma parceria com o Poder Judiciário de Mato Grosso, a Fiagril doou 8 mil mudas de árvores nativas para a arborização em Mato Grosso através do projeto Verde Novo. Entre os locais que foram beneficiados pelas ações estão a praça no bairro Jardim Leblon e o projeto Elo, em Barra do Garças (502 km de Cuiabá).

Pesquisas do Instituto Centro de Vida (ICV) mostraram que apenas Cuiabá perdeu 55 mil hectares de sua vegetação nativa nos últimos 30 anos, o que equivale a mais de 13 vezes a área do Parque Nacional da Tijuca, segundo maior parque urbano do país.

Na parceria com o Judiciário, foi analisada a flora do Cerrado para decidir quais seriam as melhores espécies para o plantio. Foram doadas mudas de Pata de Vaca, Ipês Branco, Rosa, Roxo e Amarelo e Jacarandá, além de árvores frutíferas como amora, pitanga e acerola. As mudas foram plantadas em 27 ações realizadas no primeiro semestre de 2024.

“No atual cenário de extremos climáticos, precisamos não só conservar a vegetação que temos, mas também plantar mais árvores. Quando decidimos doar as mudas, procuramos um projeto que fosse sério e referência em Mato Grosso, para ter certeza de que atingiríamos o nosso objetivo. Estamos muito felizes em contribuir com a causa ambiental no nosso estado”, explicou o diretor financeiro da Fiagril, Wander Meyer.

Coordenador do programa Verde Novo, Sérgio Savioli comemorou a parceria com a Fiagril, que possibilitou o plantio de mudas em Cuiabá e no interior, trazendo de volta parte da vegetação nativa. “Todas as mudas frutíferas doadas neste primeiro semestre pela Fiagril foram distribuídas a moradores, plantadas em locais públicos e entregues a estudantes em vários eventos”.

Essa não é a única ação da Fiagril na área de sustentabilidade. A empresa acredita que é possível desenvolver a agricultura de forma sustentável e incentiva a adoção de boas práticas, com orientações aos produtores como o uso de produtos que causem menos impacto ambiental.

“Entendemos que a sustentabilidade é um elemento fundamental para a consolidação das nossas operações e para mantermos nossa competitividade no mercado. Entre os nossos pilares está atuar com responsabilidade ambiental para contribuir para o desenvolvimento das regiões em que estamos presentes”, enfatizou o diretor comercial.

Sobre a Fiagril

Há 36 anos a Fiagril é referência no fornecimento de insumos agrícolas, na assistência técnica ao agricultor, na originação de grãos e na produção de biodiesel. Com filiais nos estados de Mato Grosso, Tocantins, Rondônia e Pará, a empresa mato-grossense conta com 28 filiais e 4 unidades de armazenagem atendendo mais de 2.300 produtores rurais.

FONTE: ASSESSORIA