Empatia e afetividade foram temas da roda de conversa realizada no Abrigo do Bom Jesus

A jornada contou com mais de oito horas de reflexões e dinâmicas

“O convite é compreender a empatia e a afetividade como elementos significativos nos processos de interações”. Com essa afirmativa o psicólogo Vinicius Borges, do Abrigo do Bom Jesus e o psicanalista e voluntário da instituição, Jamil Queiroz, definiram o propósito da Roda de Conversa que realizaram para os funcionários do Abrigo do Bom Jesus, nos dias 30 de julho, 1 e 6 de agosto, acerca dos temas afetividade e empatia.

Para o psicólogo Vinicius Borges, trabalhar questões de afetividade num ambiente onde a maior parte dos idosos vivencia o sentimento do abandono familiar exige, antes de tudo, que haja empatia. “Isso passa por nos colocar no lugar do outro, expressando sentimentos de afeto por meio de um abraço ou de uma escuta”, pontuou o profissional.

Por sua vez, o psicanalista Jamil Queiroz que há mais de 30 anos atua como voluntário na entidade, evidencia que a empatia está na representação do outro. “Em uma instituição como o Abrigo do Bom Jesus, assegura o psicanalista, a empatia está relacionada à compaixão e à piedade, onde a ‘dor do outro’ fica impressa na intimidade do ator que auxilia, proporcionando a disponibilidade, mesmo sendo remunerado para isso, em auxiliar além do ato profissional”, afirma Queiroz.

Trabalhando prioritariamente no atendimento aos 93 idosos institucionalizados, os dois profissionais também disponibilizam apoio a toda a equipe de colaboradores, objetivando o bem-estar no ambiente de trabalho, procurando desenvolver a resiliência emocional, que é a capacidade do ser humano de se adaptar a diferentes cenários e adversidades.

As rodas de conversas acontecem mensalmente no Abrigo do Bom Jesus e é uma dinâmica que, segundo explicações do gestor da Fundação, Emerson Cássio, favorece a aproximação entre os colaboradores. “A prática metodológica da Roda de Conversa nos tem permitido trazer diferentes abordagens do comportamento humano e da troca de conhecimentos nas áreas da saúde e bem-estar do idoso institucionalizado“, completou o gestor.

A Fundaçao Abrigo do Bom Jesus é uma das mais antigas instituições filantrópicas de Mato Grosso. Fundado em 1940, o abrigo acolhe 93 idosos de diferentes cidades do Estado e de várias regiões do Brasil. Doações e visitas podem ser agendadas pelo telefone (65) 98112-0188

Sobre a Fundação
A Fundação Abrigo do Bom Jesus tem como objetivo proporcionar o envelhecimento saudável, garantindo aos idosos a efetivação do direito à vida, à saúde, à educação, à cultura e ao lazer. Por meio da adequação de leitos, realização de oficinas de estimulação cognitiva e socialização, da promoção da acessibilidade e de cuidados básicos essenciais com a pessoa idosa.