“A educação possibilita coisas extraordinárias”, diz o mantenedor da Fatec Ivaiporã.

Para Fábio Costa, empreender na área exige saber lidar com desafios e entender que educação é oportunidade para transformar o entorno.

Para Fábio Costa, mantenedor e diretor-geral da Fatec Ivaiporã, Faculdade de Tecnologia do Ivaí, a educação se tornou quase uma missão de vida desde que se casou com Mara Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista, além de CEO do Grupo Rhema,  e juntos passaram a investir na área. Ele acredita que, para quem pensa em empreender no ramo educacional, é preciso não apenas persistência e fé para lidar com desafios, mas também a consciência de que a educação é um agente de transformação do entorno.

A maior conquista de Fábio até aqui foi ter conseguido trazer o curso de Medicina para a instituição, cujas aulas devem ser iniciadas ainda no mês de julho de 2024. “Seremos a única faculdade a oferecer essa possibilidade de estudo em todo o Vale do Ivaí, por isso a importância dele vai muito além da sala de aula”, explica.

O empreendedor descreve que sua trajetória na área educacional começou por volta do ano 2000, quando se casou e foi morar em Arapongas (PR). “A Mara dava aulas para uma empresa e fui viajar com ela, levando-a para São Paulo. Chegando lá, achei o negócio interessante e, depois de alguns meses, o dono quis vender. Nós procuramos um amigo que tinha uma faculdade para entender como era o negócio da educação no País. Decidimos investir e montamos inicialmente os cursos de pós-graduação do Grupo Rhema”, afirma.

Alguns anos depois, em 2013, ele menciona que se tornou obrigatório que a instituição oferecesse também cursos de graduação. “Nós tínhamos acabado de pedir a abertura de faculdade em Arapongas, pois já estávamos em mais de cinco estados e em umas 60 cidades. Foi então que surgiu a oportunidade de comprarmos a Fatec em Ivaiporã que, na época, tinha só três cursos. Fizemos um vestibular e conseguimos preencher uma única turma, a de gestão financeira, as outras nem tinham alunos suficientes”, detalha.

Segundo Fábio, uma das grandes questões do setor é entender que os desafios são contínuos. “Após muito trabalho, a Fatec Ivaiporã saiu daqueles três únicos cursos e passou a contar com 15 cursos e 1200 alunos. Os cursos de medicina veterinária e medicina estão chegando e, desde 2021, estamos investindo na estrutura da instituição para que apenas agora venhamos a faturar com eles”, menciona.

Ele explica que, ao longo dos anos, passou a entender que um empreendimento na área de educação é muito mais do que números. “Sabemos que existe uma missão divina nisso tudo, pois ajudamos pessoas a se tornarem agentes de transformação através da Fatec Ivaiporã. Entendemos que, com ela, podemos ajudar a produzir mudanças regionais,  e o curso de medicina veio como um divisor de águas, pois será uma opção importante para quem busca formação na área da saúde”, observa.

Para Fábio, o envolvimento da Fatec Ivaiporã com a comunidade é o que mais chama a atenção. “Saímos do papel de instituição preocupada apenas com números e passamos a entender que temos a obrigação de ajudar, por isso os trabalhos que a Fatec faz são sempre voltados à região. Quando você olha a resposta da comunidade, vê que o negócio está dando certo, e acredito que é assim que um negócio na área educacional também precisa ser visto”, finaliza.

Serviço:

Fatec Ivaiporã

https://fatecivaipora.com.br

Avenida Brasil, 45 – Centro Ivaiporã (PR)