Capital recebeu rodada dupla decisiva do BR XV, o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais de Rugby XV
Campeões brasileiros confirmados em duas categorias do BR XV! O Centro-Oeste celebrou o tricampeonato brasileiro feminino, ao passo que São Paulo Capital conquistou seu segundo título em três anos do masculino M19.
A jornada começou com o M19 e São Paulo Capital precisava somente de 1 ponto para ser campeão. O time paulistano fez melhor e triunfou por 65 a 0 sobre o Centro-Oeste, que precisava vencer com ponto bônus para poder erguer a taça. Foram 11 tries não respondidos e festa da equipe organizada pela Federação Paulista.
“Sempre bom trabalhar com as categorias de base e o trabalho em São Paulo está bem sólido. Nosso grupo representou bem e levantar o caneco só me deixa muito orgulhoso. Os atletas estão de parabéns por tudo o que fizeram no ano”, comentou Diego Lopez, treinador de São Paulo Capital.
Na sequência veio a partida que era considerada a mais equilibrada da tarde no Mato Grosso. Centro-Oeste e São Paulo Capital mediram forças no feminino adulto, repetindo a final do ano passado. Em campo estavam 8 atletas que defenderam as Yaras, a Seleção Brasileira, no jogo decisivo das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2025, que resultou em vitória brasileira sobre a Colômbia (34 a 13) e classificação inédita ao Mundial. O Centro-Oeste contou com 5 Yaras e 21 das 23 atletas em campo eram do Melina Rugby Clube, referência na modalidade. Já São Paulo Capital escalou 3 atletas das Yaras e com origens mais diversas em termos de clubes. No fim, a forma do Centro-Oeste e a unidade do grupo fizeram a diferença com uma final impecável que resultou em triunfo por 27 a 5, com 4 tries a favor das donas da casa e apenas 1 para as visitantes. O Centro-Oeste liderou o placar de ponto a ponto e celebrou o título novamente invicto.
“Muita satisfação pelo trabalho realizado e, na verdade, o trabalho é das atletas, são elas as reais protagonistas”, comentou Filipe Bicudo, treinador do Centro-Oeste. “Dever cumprido e muita felicidade por um ano que foi de evolução contínua”, complementou.
“Estamos muito felizes com o crescimento do rugby feminino brasileiro. Nossa atletas estão tendo mais jogos, mais experiência, e isso vai contribuindo com a qualidade do jogo. É muito importante um torneio como este”, falou Mallaury Chatron, atleta do Centro-Oeste.
Por fim, no Rio de Janeiro, as seleções fluminenses encararam as seleções de São Paulo Vale completando a rodada final do BR XV. No feminino, o Rio de Janeiro triunfou por 17 a 5 e deixou o Vale do Paraíba na última colocação. Já no M19 masculino, os paulistas triunfaram por largos 73 a 10 e ficaram com o vice campeonato, deixando os fluminenses na lanterna.
O BR XV segue agora no segundo semestre com as categorias masculina M17 e feminina M18.
Com assessoria