Para cada Tech T-Shirt, são 380 toneladas de CO2 compensadas
A Insider, marca reconhecida por suas roupas tecnológicas e atemporais, está comprometida com a sustentabilidade ambiental, integrando práticas ESG (Environmental, Social, Governance) em seu modelo de negócios. Para a marca, é fundamental considerar o impacto das ações ao longo de toda a cadeia, desde a escolha de matéria-prima até a embalagem na qual o produto será entregue. O processo de desenvolvimento é meticuloso e detalhista, a fim de criar produtos inovadores e com impacto ambiental reduzido.
Com a consciência que a indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo, gerando até 8% do volume global de gases estufa, de acordo com dados da ONU, a Insider possui uma preocupação com a sustentabilidade tramada em seu DNA. Para diminuir os danos ao planeta e contribuir na luta contra as mudanças climáticas, pauta em evidência neste momento, a Insider compensa as emissões de sua produção através da aquisição de créditos de carbono, apoiando projetos de empresas transparentes cujo impacto positivo seja tangível e rastreável. Essa ação, somada a outras iniciativas, reforça o compromisso da Insider com a sustentabilidade, um dos pilares fundamentais de sua filosofia corporativa.
O processo de compensação de carbono é retroativo: a mensuração é feita com base nas peças vendidas no ano anterior. Logo, em 2023, a Insider compensa as emissões dos produtos da linha Tech vendidos desde setembro de 2022, quando esse processo se deu início na empresa.
A expectativa de investimento gira em torno de R$50 mil para 2023 e para 2024, a projeção é superior a R$100 mil.
“Utilizamos matérias-primas sustentáveis e com impacto reduzido, como as fibras de modal usadas no nosso principal produto, a Tech T-Shirt, que emitem em média 81% menos gases estufa que o modal convencional. Pensando em toda a cadeia de produção, a Tech tem emissão de CO2 77% inferior, quando comparada a camisetas de algodão e, além disso, compensamos em dobro as emissões de produção de toda a linha Tech”, conta Carol Matsuse, COO da Insider.
Para que tudo aconteça de forma adequada e responsável, a Insider, conta com o apoio de consultorias externas especializadas para quantificar e monitorar as emissões de carbono, tanto da empresa quanto da produção. Assim, é possível entender sobre os maiores ofensores e planejar rotas para a redução das emissões. com a consciência que a indústria têxtil é uma das mais poluentes e gera até 8% do volume global de gases estufa, de acordo com dados da ONU.
Yuri Gricheno, CEO da Insider, destaca que a empresa agora neutraliza o dobro das emissões de carbono geradas pela produção de sua linha Tech. “Esses produtos não apenas constituem a oferta principal da Insider, mas também correspondem a mais de metade da receita obtida com todas as vendas realizadas”, conclui.
Sobre a Insider
A Insider foi fundada em 2017 por Yuri Gricheno e Carol Matsuse, com o propósito de trazer uma mudança significativa na indústria da moda, centrada em três pilares: tecnologia, design e sustentabilidade. Seus produtos são desenvolvidos com estética atemporal e maior durabilidade, assim, geram menos consumo e utilizam menos recursos naturais. É considerada a maior marca de roupas essenciais do e-commerce brasileiro, com mais de mais de meio milhão de clientes em mais de 40 países.