Uma jornada de crescimento e descoberta marcam seus ritos de passagem
Selecionada para residência artística na SP Escola de Teatro, em São Paulo, durante seis meses, Amarilis Franca, egressa da MT Escola de Teatro foi descobrir novos mundos, novos rostos, novos trabalhos. Ela participou de sua primeira direção, que a fez sentir o belo da arte em uma experiência enriquecedora em diversos sentidos, como de estar vivendo em uma cidade diferente, em um ritmo diferente, onde convive com diferentes aprendizados e estilos de vida, isso tudo, somado ao ritmo da cidade, a tem levado para um outro lugar, a ensinando a entender seu próprio ritmo.
Segundo Amarilis, o intercâmbio está sendo algo muito interessante. “É lindo ver como os ritos de intercâmbio te proporcionaram uma experiência tão rica e transformadora! É como se cada etapa te guiasse por um portal de autoconhecimento e aprendizado. Eu tenho trabalhado aqui como assistente de direção do Rodolfo García Vázquez – diretor da SP Escola de Teatro, então, uma coisa que eu já falei até para ele, é ver as pessoas trazendo ideias e possibilidades e a forma como isso se reflete e tem conexão com as coisas que eu vivo dentro do curso. Então, eu estou aprendendo com ele em que momento a gente traz a fala e dá espaço para outras pessoas que participam do processo contribuam, se sintam parte e esteja à vontade e com vontade de fazerem as coisas acontecerem”, destaca.
Explorando o humor no teatro, a aluna tem sido levada a um universo de criatividade e de expressão, aprendendo novas técnicas, novas formas de arrancar risadas do público e de interpretar personagens, num convite para conectar-se com a leveza, com a alegria e com o poder do humor em transformar a realidade, que te convida a ver o mundo sob diferentes ângulos. Por meio do estudo e da prática, ela desenvolve a capacidade de analisar textos de diversas maneiras, buscando diferentes interpretações e possibilidades, aprofundando-se no humor ela tem questionado as motivações dos personagens e as intenções por trás dos textos. “Essa busca por compreensão te ajuda a construir interpretações mais complexas e autênticas, enriquecendo sua atuação e emocionando o público”, fala.
Para Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola, o intercâmbio é muito importante. “Viver essa experiência em uma nova cidade convida o aluno a expandir seus horizontes e se abrir para novas perspectivas, em uma imersão que permite observar, sentir e vivenciar a diferença, abrindo para um mundo de possibilidades. Essa adaptação leva a um processo de autoconhecimento e ele passa a observar como funciona com o tempo e com o mundo ao seu redor. É um momento para se conectar com sua essência e para entender o que o motiva e o impulsiona”, explica.
Amarilis afirma que sua jornada nos ritos de intercâmbio demonstra o quanto você é aberto a novas experiências e ávido por aprendizado. “Você se entrega de corpo e alma aos projetos que participa, buscando sempre crescer e se desenvolver. É inspirador ver sua paixão pela arte e sua dedicação em construir um futuro promissor”, finaliza.
O intercâmbio MT Escola de Teatro tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e SP Escola de teatro.